CAMPUS:
Telefone 0800 771 5533
Você está em: A Unoeste

Conheça a Unoeste


A Universidade do Oeste Paulista nasceu do sonho dos professores Agripino de Oliveira Lima Filho e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima para oferecer ensino superior de qualidade em Presidente Prudente e região. Isso se tornou realidade em 1972, quando foi criada a primeira faculdade da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), a Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp). O primeiro vestibular foi realizado e 536 candidatos se inscreveram para as 350 vagas ofertadas. A aula inaugural aconteceu provisoriamente no Colégio Cristo Rei, no dia 21 de outubro deste mesmo ano.

Devido aos ideais dos fundadores e da grande demanda por outras áreas do conhecimento para a região, nos anos seguintes nasceram as faculdades da Saúde, de Engenharia Civil, Informática e outros cursos superiores, além de clínicas, laboratórios e o Ginásio de Esportes. Com isso, surgia velozmente o complexo de prédios que integra o campus I, no Jardim Bongiovani.

Em 1987, o campus II foi inaugurado, com cursos nas áreas das Ciências Agrárias, Humanas e Sociais Aplicadas. Neste mesmo ano, a Unoeste foi credenciada pelo MEC como universidade e despontavam pavilhões, clínicas, Hospital Veterinário, Fazenda Experimental, prédios laboratoriais, centros agronômicos e zootécnicos e demais áreas destinadas ao ensino superior, à pesquisa científica e à prática constante da cidadania. Por isso, a Unoeste é a única instituição de ensino superior particular do Oeste Paulista com este título.

E a universidade não para de crescer... Além de Prudente, possui campi em Jaú e Guarujá. Desde agosto de 2018 iniciou as atividades do primeiro curso médico jauense, neste primeiro momento em instalações que ficam em espaço anexo ao Hospital Thereza Perlatti. No litoral paulista, a graduação médica teve início em março de 2019 em pavimento do Hospital Santo Amaro. Em ambas as cidades, a universidade está em fase de construção de seus novos campi, para abrigar mais cursos de graduação.

Vídeo Institucional - 45 Anos Unoeste

Entre as MELHORES UNIVERSIDADES PARTICULARES DO BRASIL

De acordo com o MEC, uma instituição de ensino superior só pode ser transformada em universidade após comprovação e reconhecimento da qualidade e do funcionamento regular dos cursos que oferece. Após muito trabalho e seriedade no campo do ensino superior, a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec) conseguiu o credenciamento de universidade para a Unoeste em 1987 pelo MEC. Com isso, ela pode criar, organizar e manter cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente, tem conceito 4 no IGC (Índice Geral de Cursos), em uma escala de 1 a 5, sendo considerada a 2ª melhor universidade particular do Estado de São Paulo e a 7ª do Brasil por esse órgão federal.

Estrutura


A Unoeste, mantida pela Apec, desenvolve suas atividades acadêmicas numa área de mais de 5 milhões de metros quadrados, incluindo os campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá, além das áreas experimentais. São centenas de instalações entre salas de aula, auditórios, clínicas, laboratórios, Hospital Veterinário, entre outros espaços que permitem o desenvolvimento de propostas em ensino, pesquisa e extensão. Conta com aproximadamente 18 mil alunos e 2 mil funcionários. Ela disponibiliza todas as suas estruturas física e humana em favor da educação e do bem-estar da comunidade.

Alguma mensagem