Você está em: Unoeste » Rede de Bibliotecas » Periódicos on-line

Livros on-line

  • Disponível na web
  • Disponível no acervo e na web


Área: EAD - Gestão de Recursos Humanos



imagem Este trabalho consiste em fazer uma análise ao desenvolvimento e as estratégias definidas pela Gestão de Recursos Humanos nas empresas durante o século XX e XXI até aos dias de hoje. Numa primeira fase é feita uma breve abordagem ao Grupo Saint-Gobain, Grupo que está presente em Portugal, de onde se destaca a empresa Saint-Gobain Mondego/ Verallia Portugal, situada no lugar de Fontela, freguesia de Vila Verde, concelho da Figueira da Foz.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A gestão de Recursos Humanos no Governo Fernando Henrique Cardoso precisa ser melhor compreendida pela sociedade. Trabalhamos nos últimos oito anos para chegar a um quadro de servidores mais enxuto e mais qualificado, movido pelo compromisso com resultados, consciente de que cada atividade dentro do serviço público tem uma função social, comprometido com a ética e com a transparência.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Participação e inclusão na sociedade, igualdade de oportunidades, acessibilidade e não discriminação são temas inerentes aos direitos humanos e representam aspectos do respeito e da valorização da diversidade humana. Pessoas com deficiência são facetas desse mosaico de diferenças humanas, e apresentam particularidades, incongruências, fraquezas e fortalezas, como qualquer outra pessoa.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem As histórias mais engraçadas, divertidas, dramáticas e emocionantes da Comunidade de Recursos Humanos emocionantes da Comunidade de Recursos Humanos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este livro, que agora apresentamos em sua segunda edição revista, atualizada e ampliada, nasceu da convicção de que a comunicação organizacional constitui elemento vital para a construção de um universo simbólico que, aliado às políticas de administração de recursos humanos, contribui para aproximar e integrar os públicos aos princípios e objetivos centrais da organização.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem É possível ter serviços públicos com mais qualidade? Como gerenciar as relações no setor de modo que todos saiam ganhando? A população dispõe de meios para garantir sua cidadania, ampliando, assim, sua participação na esfera pública? Como? Em Conflitos, Eficiência e Democracia na Gestâo Pública, há respostas a estas e outras perguntas. De maneira simples, o autor discute a negociação coletiva e suas táticas. Mostra exemplos de documentos que podem ser úteis no processo.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O irlandês Rober Owen (1771-1858), precursor do movimento cooperativista, fundador de colônias socialistas na Inglaterra e nos EUA, escreveu, em 1826, um discurso aos superintendentes de manufaturas. Nesse texto, ele defendia a ideia de que os dirigentes deveriam dar total atenção às pessoas no trabalho – e criticava os dirigentes que tratavam bem as máquinas e não davam a devida atenção aos seres inteligentes que as tocavam.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A publicação do livro Gestão por competências em organizações de governo consiste numa das várias iniciativas da ENAP Escola Nacional de Administração Pública que visam disponibilizar instrumentos para o aumento da capacidade de governo na formulação e implementação de políticas públicas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O livro "Gestão, mediação e uso da informação" vai ao encontro dos estudos teóricos e metodológicos de objetos e fenômenos que envolvem a gestão, a mediação, uso e apropriação da informação em distintos ambientes.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Um livro valioso, que analisa com clareza o papel fundamental dos recursos humanos para a saúde e o desenvolvimento, bem como o contexto e o impacto da reforma sanitária e a relação entre as iniciativas internacionais, nacionais e locais em prol da mudança dos serviços de saúde. Além de examinar os antecedentes e os principais atores da área de recursos humanos e explicar com detalhes as negociações que visavam transformar em prioridade nacional a formação de recursos humanos e a distribuição dos trabalhadores de saúde no território, Recursos Críticos está apoiado em uma sólida pesquisa bibliográfica, testemunhos fascinantes e análise original, que fazem da obra uma contribuição significativa no campo da memória da saúde pública e uma ferramenta indicativa de perspectivas de futuro para trabalhadores na área da saúde. É uma pesquisa histórica de grande qualidade, voltada para a análise da cooperação Opas-Brasil, e um incentivo à realização de novos estudos sobre as interfaces entre a atuação de agências internacionais e os interesses nacionais, partindo do conceito de arenas ou espaços de negociação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Primeiro esforço coletivo de especialistas, tratando em profundidade da questão dos recursos humanos em saúde na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O livro aborda o processo de integração e reflete sobre a situação do campo dos recursos humanos desses países, com enfoque para a formação, o exercício profissional e o mercado de trabalho - cruzando e analisando dados, comparando-os -, na busca do estabelecimento de um panorama real. Traz, ainda, o Tratado para a Constituição de um Mercado Comum (o Tratado de Assunção) e o Regulamento da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O conteúdo dos artigos e as opiniões ali expostas são de responsabilidade exclusiva dos participantes, não representando qualquer crítica ou posição esposada pela ECX CARD.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O presente volume faz parte de um esforço mais amplo de construção de uma agenda de mudanças, frente ao conjunto de crises que convergem e que ameaçam o planeta.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este conjunto de manuais para o projeto Saúde & Cidadania se insere no trabalho iniciado há cinco anos pelo Banco Itaú com a criação do Programa de Apoio Comunitário (PROAC). Voltado desde a origem para programas de educação básica e saúde, o PROAC tem desenvolvido dezenas de projetos de sucesso. Um dos melhores exemplos é o Raízes e Asas, elaborado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Com iniciativas como essa, o Programa de Apoio Comunitário tem recebido diversas manifestações de reconhecimento e premiações.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Grande parte dos problemas sociais que enfrentamos atualmente poderia ser minimizada com a destinação, e principalmente, com a aplicação mais eficiente dos recursos públicos disponíveis. Faz-se necessário que a sociedade acompanhe de perto o processo de gestão das administrações públicas, começando pela mais próxima, a municipal. Esta tarefa vem sendo facilitada pelo uso de recursos de Tecnologia da Informação que podem propiciar um ambiente mais transparente e acessível, permitindo um olhar da sociedade sobre as ações e decisões da gestão pública. Com isso se abre a possibilidade de acompanhar e cobrar maior esforço dos gestores públicos para ampliar a disponibilidade de opções de acesso aos dados e serviços públicos. Governos realmente transparentes podem estimular a participação popular, a cidadania e a construção de uma sociedade mais justa. Neste livro são analisados os aspectos envolvidos no processo de construção de um ambiente desse tipo e propostos diversos elementos a serem identificados na busca pela mensuração do nível com que esta interação esta sendo propiciada. Trata-se de um tema de grande atualidade e relevância.

[ Acessar Conteúdo ]
Acervo da Unoeste e disponibilidade na web:

Selecione a área