Você está em: Unoeste » Rede de Bibliotecas » Periódicos on-line

Livros on-line

  • Disponível na web
  • Disponível no acervo e na web


Área: EAD - Gestão Financeira



imagem Neste trabalho extraordinário, Hans-Hermann Hoppe desenvolve o argumento de Ludwig von Mises de que os métodos associados as ciências naturais não podem ser apropriados pela teoria econômica. Assim, o professor Hoppe defende a existência do conhecimento a priori, a validade da teoria pura, o uso da lógica dedutiva, a implacabilidade da lei econômica, e a ideia de que a ciência econômica não é nada além de um ramo de uma disciplina maior, a praxeologia: a ciência da ação humana.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A concepção desse livro é emprestar ideias, colocar conceitos e provocar a reflexão. Os sonhos e as fantasias não precisam mais ficar limitados à janela do quarto. A imagem enquadrada deve se desvanecer, fluir pelo infinito e se fundir em cores e movimentos. Este exemplar introduz uma nova abordagem administrativa para as empresas. Elas precisam explorar o seu potencial tão sonhado.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A história de Bel Pesce de apenas 24 anos é um desses roteiros de Hollywood que está acontecendo agora, bem diante de nossos olhos. É uma história muito inspiradora que nos mostra o quanto está em nossas mãos o poder de mudarmos o nosso destino por meio de escolhas que fazemos diariamente, por meio de nosso entusiasmo e por acreditarmos e lutarmos pelo improvável, ainda que muitos nos desencorajem dizendo que é um sonho grande demais para ser sonhado.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Não é no equilíbrio e na rotina segura encontrados na vida profissional de várias pessoas que a motivação se desenvolve. Ao contrário, é na turbulência do "caos" e nos momentos de risco e pressão que ela surge e renova a esperança, ao trazer o brilho nos olhos há tempos perdido. Não obstante, o trabalho cotidiano não é feito apenas de descargas da esfuziante adrenalina, a rotina tem o seu papel de destaque também. Não fosse tal fato, seríamos verdadeiros "canhões" sem direção.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Formar e aperfeiçoar o profissional de atendimento tornou-se a arma estratégica para atrair melhores resultados e clientes satisfeitos, que buscam, via de regra, a sensação de que são importantes diante da imensa competição de mercado. Qualidade e preço são relevantes para o negócio, mas o bem-estar causado pelo bom atendimento é a marca registrada na mente do consumidor.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Neste livro publicado pelo prestigioso Instituto Ludwig von Mises Brasil, Fernando Ulrich explica o funcionamento e o potencial do Bitcoin em relação ao futuro da moeda, da política nacional e da própria liberdade humana.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O desafio é superar a mais grave crise econômica de nossa história e inaugurar uma trajetória de desenvolvimento que nos garanta sustentabilidade e agregação de valores econômicos, ideológicos e sociais ao conjunto da sociedade brasileira. É romper o ciclo de crescimento, inaugurado a partir dos anos 50 do século passado, que não consegue cristalizar ganhos de renda, produtividade, inovação, integração no mercado internacional, consolidação democrática, segurança jurídica, estabilidade institucional e outros atributos indispensáveis a uma rota ascendente de incorporação de valores. De crise em crise, não estamos saindo do lugar.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Neste trabalho eu procuro traçar um quadro da pobreza urbana no Brasil contemporâneo, com a precisão permitida pelos dados de pesquisas de amostragem de domicílios. Para isso eu utilizo da abordagem das linhas de pobreza. [trecho retirado da introdução do livro]

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Quem se interessa pela área da Importação pode aproveitar para dar os seus primeiros passos nesse curso básico. O programa é rápido, genérico e dirigido àqueles que querem entender como funciona os processos das importações e da comercialização online. O Curso aborda as mais recentes estratégias sobre as Importações e comercialização online, tudo dentro da exclusiva Metodologia TPPC (Transformação Pessoal e Profissional Continuada) que tem como principal objetivo, ajudá-lo a construir o seu próprio Negócio!

[ Acessar Conteúdo ]

imagem É possível ter serviços públicos com mais qualidade? Como gerenciar as relações no setor de modo que todos saiam ganhando? A população dispõe de meios para garantir sua cidadania, ampliando, assim, sua participação na esfera pública? Como? Em Conflitos, Eficiência e Democracia na Gestâo Pública, há respostas a estas e outras perguntas. De maneira simples, o autor discute a negociação coletiva e suas táticas. Mostra exemplos de documentos que podem ser úteis no processo.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este estudo aborda temas de crescimento econômico e externalidades espaciais tendo em vista sua relevância na teoria econômica. Os resultados possibilitaram a investigação sobre quais variáveis são correlacionadas com as taxas de crescimento municipal no Estado deSão Paulo, fornecendo assim, uma base para indicações de políticas públicas de estímulo ao crescimento.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Neste livro são abordados os fatores do crescimento econômico e dos desequilíbrios regionais no Estado de São Paulo entre 1980 e 2000. Fundamentado na teoria mainstream de crescimento econômico e nas teorias da localização, bem como nas contribuições da Nova Geografia Econômica, a obra relaciona o crescimento local com seus determinantes econômicos, sociais e geográficos, tais como educação, emprego e composição setorial. Ferramentas fornecidas pela Econometria Espacial também foram aplicadas ao se inserir a geografia como determinante das taxas de crescimento dos municípios. Dessa forma, o livro fornece ainda uma revisão da abordagem clássica de Econometria Espacial e seu ordenamento sistemático.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O objetivo desta pesquisa foi verificar até que ponto a formação acadêmica ministrada nos cursos de design responde aos anseios da sociedade e do setor produtivo e o de coletar subsídios para a discussão da situação do ensino de design no Brasil e elaboração de estratégias que permitam sua melhoria de maneira a ter profissionais adequados ao desenvolvimento de produtos que, embora com a marca da nossa realidade e cultura, sejam também universais.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este estudo se inscreve num conjunto mais amplo que visa a esclarecer as formas diversas assumidas pela reprodução do capital no campo brasileiro.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O livro se divide em duas seções. Elas tratam [...] das perspectivas teóricas e metodológicas e de estudos de caso sobre a consolidação sociopolítica do setor exportador. [trecho retirado da Introdução do livro]

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este primeiro volume - Economia Empresarial, que contou com a colaboração do professor Igor Zanoni Constant Carneiro Leão, mostra o quanto o conhecimento econômico do ambiente dos negócios é essencial para o sucesso da empresa. Nele, o leitor encontrará os fundamentos de análise de mercado, levando-se em consideração o ambiente de crescente competição no mercado brasileiro, em especial nos últimos anos; a intervenção do governo nos mercados por meio das políticas econômicas; os principais indicadores econômicos da economia brasileira e noções de negócios internacionais.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A inflação é um mal bem conhecido dos brasileiros. Entenda de uma vez por todas como funciona os mecanismos da inflação e quais os métodos para combatê-la.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este quarto livro, que contou coma colaboração do professor Emílio Araújo Menezes, trata de Finanças Empresariais cuja principal finalidade é maximizar rentabilidade e liquidez com menores riscos. Os capítulos deste volume enfocam: matemática financeira, contabilidade, administração financeira, custos, controladoria e aspectos de planejamento tributário.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A ideia de escrever este livro surgiu quando eu estava em uma pescaria no Pantanal junto com vários clientes lojistas de diversos estados brasileiros, principalmente do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Num início de noite, começamos a conversar sobre os principais problemas que os empresários têm na gestão de seus negócios e, naquele momento, curtindo o por do sol, depois de um dia de poucos pacus e pintados, começamos a improvisar um brainstorming, quando consegui registrar mais de 100 problemas e dificuldades enfrentados por estes lojistas no seu dia a dia.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O SEBRAE não pode deixar de lado sua missão que está em promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo, tendo na educação a base mobilizadora desse processo. Assim, o projeto SEBRAE SEM DISTÂNCIA vem de encontro com as suas diretrizes estratégicas, pois visa promover a Democratização do conhecimento.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este quinto e último livro, que contou com a colaboração da professora Angelise Valladares Monteiro, trata da Gestão do Capital Humano e enfoca o desafio das organizações em lidar com pessoas. Os capítulos tratam de vários temas inter-relacionados: comportamento organizacional, ferramentas de gestão de pessoas, liderança, relações pessoais e ética empresarial.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A obra focaliza dois aspectos cruciais para uma adequada gestão da liderança: (1) Habilidade nas Relações Humanas organizacionais e (2) Capacidade de Gerenciamento; unificando psicologia e administração em razão das demandas contemporâneas na gestão de pessoas. Aprofundamento na percepção e na forma de se relacionar com o ser humano, aliado à habilidade de cobrança, monitoramento, cuja meta e atrair melhores resultados da equipe.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este segundo livro aborda os fundamentos de Gestão Empresarial, evidenciando que a gestão de negócios sustentáveis deve incorporar compromissos socioambientais. Os capítulos deste livro incluem os indicadores de desempenho como modelos gerenciais, as estratégias das empresa, o planejamento estratégico e os vários aspectos da logística, da qualidade e do meio ambiente.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Os conceitos básicos de finanças são muito úteis aos gestores de Entidades Educacionais. Mesmo que não pretendam ser especialistas no assunto, é importante que possuam alguns conhecimentos nesta importante área da gestão organizacional.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O livro "Gestão, mediação e uso da informação" vai ao encontro dos estudos teóricos e metodológicos de objetos e fenômenos que envolvem a gestão, a mediação, uso e apropriação da informação em distintos ambientes.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Instruções para uso: Se você detesta o estado, leia este livro. Se você ama o estado, leia esse livro! Estudantes, pesquisadores e demais pessoas instruídas poderão se beneficiar com a leitura de Governo e Mercado. No presente volume, Murray N. Rothbard (1926-1995), usa a teoria econômica para analisar diferentes projetos e propostas visando alterar ou eliminar as soluções de mercado. Num cenário no qual os partidários da ação governamental apresentam inúmeros motivos pelos quais o governo “precisa” fazer isso ou aquilo, Rothbard põe limites às fantasias políticas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O objetivo deste trabalho é analisar como o processo de inovações tecnológicas é tratado pela Teoria dos Sistemas Complexos. A abordagem neoclássica tradicional, ao partir de pressupostos bastante restritivos sobre os agentes e os mercados, não é capaz de fornecer explicações plausíveis aos vários problemas econômicos da vida real. Ao desconsiderar a dinâmica dos fenômenos econômicos, essa abordagem foi incapaz de incorporar os aspectos do processo de inovação e mudança tecnológica. A abordagem evolucionária, nesse sentido, ao considerar a racionalidade limitada, incerteza e heterogeneidade presente em ambientes que exibem inovação, foi capaz de fornecer um tratamento mais próximo da realidade. A inovação é, então, entendida como uma mudança descontínua que altera as condições estruturais gerando desenvolvimento, progresso e evolução no sistema. Já abordagem dos sistemas complexos, ao apresentar um arcabouço não reducionista e que se fundamenta sobre uma perspectiva evolucionária e sistêmica, concebe a economia como um sistema composto por agentes heterogêneos que interagem entre si. Apesar do ambiente de incerteza nas decisões tomadas, os agentes procuram se adaptar às informações recebidas do meio e se auto-organizarem gerando com isso novos padrões de auto-ordenamento e estruturas emergentes. A modelagem, nesse sentido, tem por principal objetivo descobrir as propriedades emergentes resultantes da interação entre os agentes no sistema. Por fim chega-se a conclusão de que as inovações tecnológicas apresentaram resultados mais satisfatórios e mais condizentes quando analisadas dentro dessa perspectiva agent-based.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O trabalho foi concebido com um duplo objetivo: desenvolver uma metodologia para medir os custos econômicos do mau funcionamento do sistema judicial e aplicar essa metodologia ao caso brasileiro, obtendo estimativas numéricas desses custos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Política de expansão artificial do crédito consentida e orquestrada pelos bancos centrais ao longo dos últimos quinze anos não poderia acabar de outra maneira. O ciclo expansivo que agora vimos terminar foi reforçado a partir do momento em que a economia norte-americana saíra de sua última recessão (rápida e reprimida) em 2001 e o Federal Reserve mais uma vez empreendera uma grande expansão de crédito artificial e de investimento, iniciada em 1992. Esta expansão de crédito não estava sustentada em um aumento paralelo da poupança voluntária das economias domésticas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Neste livro, o especialista Augusto Dornelas conversa com o leitor sobre temas dos mais variados possíveis envolvendo economia e finanças, levando ao leitor explicações de 50 matérias jornalísticas utilizando-me de diversos conceitos tais como: taxas de juros, PIB, cálculo de prestações, leis trabalhistas, inflação, finanças pessoais, inflação, Economia, Mercado Financeiro, poupança, câmbio e Dólar, inadimplência, impostos, classes sociais, endividamento, bancos, geração de empregos, crises financeiras e econômicas mundiais, trabalho infantil, a mulher e o mercado de trabalho, empréstimos e financiamentos, planos de previdência pública e privada, compra de material escolar dente tantos outros temas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O segundo volume da série intitulada “Notícias de Economia e Finanças – Meus Comentários”, dá sequência a um conjunto de mais cinquenta comentários envolvendo abordagens relativas a diversos temas relacionados às áreas de Economia e Finanças que foram resultados de reportagens de importantes veículos de informação nacionais e estrangeiros, que dentre eles podemos destacar: As Organizações Globo (Portal G1, Jornal O Globo, TV Globo), os jornais: Diário de Pernambuco, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Valor Econômico e El País os portais UOL, IG, Terra, Infomoney, BBC Brasil, IBEDEC, Reuters Brasil, Revista Exame, além dos sites de importantes agências governamentais como o Banco Central do Brasil (BCB), Tesouro Nacional (TN), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria da Receita Federal (SRN), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), dentre outros.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem No presente trabalho, o emprego será estudado sobretudo através da contribuição de Abba P. Lerner (1903-1982), um economista que seguiu os conceitos de Keynes, no que se refere ao nível de intervenção governamental na economia necessário para um bom funcionamento desta. Lerner aprofunda muito dos debates trazidos à tona por Keynes (1936). O mundo que recentemente entrou em crise, por muito tempo teve como diretriz econômica o uso intenso das ferramentas ortodoxas de condução macroeconômica: baixo intervencionismo governamental, orçamento equilibrado e política monetária direcionada para as metas inflacionárias, como bem salientado por Petiffor (2008) e muitos outros. Esse cenário implica dizer que, no geral, temos baixo gasto governamental e taxas de juros mais elevadas do que em um cenário com políticas (pós-)keynesianas. Em sentido totalmente oposto a esta visão ortodoxa, Lerner apresenta um ferramental teórico para alcançar o nível de Pleno Emprego, almejado, ao menos em tese, por todas as escolas de pensamento econômico. Seu diferencial está na forma de alcançar tal patamar de atividade econômica, ou seja, através dos Gastos Públicos e de políticas monetárias corretas. Portanto, não só o Gasto Público deve ser aumentado na visão de Lerner. A utilidade da taxa de juros também muda. Não servirá apenas para manter estável o preço da moeda. Lerner postula a relevância das Finanças Funcionais não somente para combater crises, como muitos a aceitam, mas sim para ser uma política perene.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Esse livro digital tem o objetivo de esclarecer e conscientizar, de maneira introdutória, sobre o conceito de franquia ao público interessado em geral e tem a pretensão de servir de ferramenta para a disseminação do conceito de franquias no Brasil e familiarização das pessoas ao sistema, suas características fundamentais e particularidades práticas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Grande parte dos problemas sociais que enfrentamos atualmente poderia ser minimizada com a destinação, e principalmente, com a aplicação mais eficiente dos recursos públicos disponíveis. Faz-se necessário que a sociedade acompanhe de perto o processo de gestão das administrações públicas, começando pela mais próxima, a municipal. Esta tarefa vem sendo facilitada pelo uso de recursos de Tecnologia da Informação que podem propiciar um ambiente mais transparente e acessível, permitindo um olhar da sociedade sobre as ações e decisões da gestão pública. Com isso se abre a possibilidade de acompanhar e cobrar maior esforço dos gestores públicos para ampliar a disponibilidade de opções de acesso aos dados e serviços públicos. Governos realmente transparentes podem estimular a participação popular, a cidadania e a construção de uma sociedade mais justa. Neste livro são analisados os aspectos envolvidos no processo de construção de um ambiente desse tipo e propostos diversos elementos a serem identificados na busca pela mensuração do nível com que esta interação esta sendo propiciada. Trata-se de um tema de grande atualidade e relevância.

[ Acessar Conteúdo ]
Acervo da Unoeste e disponibilidade na web:

Selecione a área