Você está em: Unoeste » Rede de Bibliotecas » Periódicos on-line

Livros on-line

  • Disponível na web
  • Disponível no acervo e na web


Área: EAD - Logística



imagem Estudo teórico, de natureza comparativo-contrastante, abordando a lógica do planejamento estratégico no setor social e da saúde à luz da teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas. Na verdade, trata-se de uma 'crítica da crítica', na medida em que são problematizados os enfoques metodológicos tomados, até o momento, como referencial teórico alternativo ao planejamento normativo. A partir da teoria da ação habermasiana, o autor consegue indicações importantes para uma (re)leitura da teoria organizacional, na perspectiva de uma abordagem comunicativa entre todos os atores envolvidos nas organizações de saúde.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O objetivo desta pesquisa foi verificar até que ponto a formação acadêmica ministrada nos cursos de design responde aos anseios da sociedade e do setor produtivo e o de coletar subsídios para a discussão da situação do ensino de design no Brasil e elaboração de estratégias que permitam sua melhoria de maneira a ter profissionais adequados ao desenvolvimento de produtos que, embora com a marca da nossa realidade e cultura, sejam também universais.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A logística não é apenas assunto vital nas empresas hoje. É acima de tudo tema essencial para o desenvolvimento de qualquer empresa, quer seja ela de pequeno ou grande porte. O mercado nacional e internacional tem necessidade de profissionais gabaritados, qualificados na área e a procura por um profissional com esse perfil é muito grande.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O livro Gestão sustentável dos recursos naturais: uma abordagem participativa é resultado de um trabalho em conjunto com professores e alunos do programa de pós graduação em desenvolvimento regional - UEPB e de recursos naturais da UFCG, do grupo de pesquisa em gestão do conhecimento e sustentabilidade - GECIS. O livro mostra a importância do gerenciamento dos recursos de uso comum com a participação efetiva dos diversos atores sociais em cada etapa do processo de tomada de decisão.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O livro "Gestão, mediação e uso da informação" vai ao encontro dos estudos teóricos e metodológicos de objetos e fenômenos que envolvem a gestão, a mediação, uso e apropriação da informação em distintos ambientes.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O objetivo deste trabalho é analisar como o processo de inovações tecnológicas é tratado pela Teoria dos Sistemas Complexos. A abordagem neoclássica tradicional, ao partir de pressupostos bastante restritivos sobre os agentes e os mercados, não é capaz de fornecer explicações plausíveis aos vários problemas econômicos da vida real. Ao desconsiderar a dinâmica dos fenômenos econômicos, essa abordagem foi incapaz de incorporar os aspectos do processo de inovação e mudança tecnológica. A abordagem evolucionária, nesse sentido, ao considerar a racionalidade limitada, incerteza e heterogeneidade presente em ambientes que exibem inovação, foi capaz de fornecer um tratamento mais próximo da realidade. A inovação é, então, entendida como uma mudança descontínua que altera as condições estruturais gerando desenvolvimento, progresso e evolução no sistema. Já abordagem dos sistemas complexos, ao apresentar um arcabouço não reducionista e que se fundamenta sobre uma perspectiva evolucionária e sistêmica, concebe a economia como um sistema composto por agentes heterogêneos que interagem entre si. Apesar do ambiente de incerteza nas decisões tomadas, os agentes procuram se adaptar às informações recebidas do meio e se auto-organizarem gerando com isso novos padrões de auto-ordenamento e estruturas emergentes. A modelagem, nesse sentido, tem por principal objetivo descobrir as propriedades emergentes resultantes da interação entre os agentes no sistema. Por fim chega-se a conclusão de que as inovações tecnológicas apresentaram resultados mais satisfatórios e mais condizentes quando analisadas dentro dessa perspectiva agent-based.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Talvez a maior contribuição de Logística- o último rincão do marketing, seja ajudar os profissionais da área no entendimento que a logística é, hoje, o grande diferencial competitivo na estratégia de marketing e vendas de qualquer empresa que atue num mundo cada dia mais globalizado, no qual os diferenciais de produto são anulados em questões de semanas e o consumidor reina absoluto, exigindo dedicação máxima.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este livro, Logística: Fundamentos e Processos, oferece um aprendizado aos interessados nas definições, estratégias, práticas e casos do conceito da logística atual. Cada capítulo foi projetado para ser independente, permitindo ao leitor a flexibilidade em seus estudos, em que os capítulos podem ser lidos em qualquer ordem. Cada um tem uma extensão que pode ser utilizado para uma única aula ou lido de uma só vez.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Os estudos sociológicos reunidos neste volume pelo Prof. Juarez Rubens Brandão Lopes, da Universidade de São Paulo, representam uma valiosa contribuição à inteligência do processo de industrialização na sociedade brasileira contemporânea. Representam, por vários aspectos, um trabalho pioneiro que, por suas marcadas e amadurecidas diretrizes metodológicas, está destinada a influenciar decisivamente as futuras indagações nesse campo. Como poucas vezes se tem logrado entre nós nas pesquisas de ciências sociais, o autor consegue um equilíbrio e acerto felizes. Entre uma ampla interpretação sociológica e a precisão e minúcia dos dados coletados, na sua grande maioria, diretamente.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Grande parte dos problemas sociais que enfrentamos atualmente poderia ser minimizada com a destinação, e principalmente, com a aplicação mais eficiente dos recursos públicos disponíveis. Faz-se necessário que a sociedade acompanhe de perto o processo de gestão das administrações públicas, começando pela mais próxima, a municipal. Esta tarefa vem sendo facilitada pelo uso de recursos de Tecnologia da Informação que podem propiciar um ambiente mais transparente e acessível, permitindo um olhar da sociedade sobre as ações e decisões da gestão pública. Com isso se abre a possibilidade de acompanhar e cobrar maior esforço dos gestores públicos para ampliar a disponibilidade de opções de acesso aos dados e serviços públicos. Governos realmente transparentes podem estimular a participação popular, a cidadania e a construção de uma sociedade mais justa. Neste livro são analisados os aspectos envolvidos no processo de construção de um ambiente desse tipo e propostos diversos elementos a serem identificados na busca pela mensuração do nível com que esta interação esta sendo propiciada. Trata-se de um tema de grande atualidade e relevância.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A obra trata da importância da vivência diária na pesquisa acadêmica. Sua abordagem crítica é direta e mostra de forma prática a eficiência da pesquisa a partir das experiências vividas pelo pesquisador.

[ Acessar Conteúdo ]
Acervo da Unoeste e disponibilidade na web:

Selecione a área