Você está em: Unoeste » Rede de Bibliotecas » Periódicos on-line

Periódicos on-line

  • Disponível na web
  • Disponível no acervo e na web


Área: EAD - Pedagogia



imagem A revista publica textos originais de temáticas vinculadas a Educação sob dois eixos temáticos. O primeiro, História e Filosofia da Educação, tem por finalidade divulgar pesquisas a respeito dos processos formativos de natureza biográfica, institucional, social, formal e não-formal. O segundo, Formação de Professores, tem por objetivo divulgar estudos referentes aos aspectos norteadores da prática docente, como a Educação Básica e a Educação Superior, bem como os relacionados à vinculação entre pesquisa e docência.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista publica artigos originais. Os autores se obrigam a declarar que seu manuscrito, relatando um trabalho original, não está sendo submetido, em parte ou no seu todo, à análise para publicação em outra revista. Sua missão é viabilizar o registro público do conhecimento e sua preservação; Publicar resultados de pesquisas envolvendo idéias e novas propostas científicas; Disseminar a informação e o conhecimento gerados pela comunidade científica; Agilizar o processo de comunicação científica na área de Ciências Humanas e Sociais.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Ambivalências é uma publicação semestral de divulgação científica mantida pelo Grupo de Pesquisa “Processos Identitários e Poder” (GEPPIP). O GEPPIP foi criado em 2010 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia – PPGS da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sendo composto por discentes e docentes do Brasil e Portugal. A Revista Ambivalências publicou o seu primeiro número em janeiro de 2013 e a partir do 2º número (jul-dez/2013) o projeto editorial da Revista passou a ser constituído por dossiê, sessão livre de artigos e resenhas. Desde então os dossiês têm sido organizados por pesquisadores que atuam no âmbito nacional e internacional. A Revista Ambivalências tem como objetivo reunir e divulgar estudos que abordam a temática das identidades como expressão de relações de poder produtoras de classificação, hierarquização e transgressão social, de modo a trabalhá-la em suas conexões empíricas, teóricas e metodológicas. Desta maneira, a Revista Ambivalências busca ampliar a difusão dos estudos que dão conta de realidades caracterizadas pela intersecção entre a dimensões políticas e culturais da vida social contemporânea, tomando como base as novas formas de relações de dominação de um mundo marcado pela fragmentação e descentramento identitário.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Los Anales de la Universidad de Chile provee acceso libre inmediato a su contenido bajo el principio de que hacer disponible gratuitamente investigación al publico apoya a un mayor intercambio de conocimiento global.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Atos de Pesquisa em Educação, tem como missão divulgar conhecimento educacional produzido por docentes, discentes e demais profissionais da área. Seus objetivos são proporcionar à comunidade acadêmica um espaço de incentivo à pesquisa e criação no âmbito da educação, impulsionar a criação e divulgação do conhecimento proporcionado a partir do estudo, debate e trabalho científico.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Essa é uma publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Sua missão é contribuir para o desenvolvimento dos estudos e pesquisas sobre a educação superior, em especial sobre avaliação institucional da educação superior e temas relacionados com as tendências e as políticas da educação superior e ciência e tecnologia.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Revista Caderno Pedagógico é uma publicação quadrimestral da Univates e tem por objetivo divulgar conhecimentos sobre educação em saúde, prevenção e tratamento, biomedicina, entre outros. Os estudos apresentados deverão desenvolver práticas e reflexões teóricas e metodológicas de pesquisadores, docentes e discentes.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Periódico de Centro de Estudos Educação e Sociedade tem como missão a publicação de caráter temático dirigida a profissionais e pesquisadores da área educacional com o propósito de abordar questões que se colocam como atuais e significativas nesse campo de atuação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Cadernos da Fucamp publicada pela Fundação Carmelitana Mário Palmério é uma revista eletrônica destinada à publicação de artigos científicos da área de Humanas. Iniciou suas publicações em dezembro 2002. Começou como um projeto de extensão para atender as exigências do planejamento pedagógico da instituição, devido a necessidade de se criar um elo de comunicação e divulgação do conhecimento científico. As onze primeiras edições foram divulgadas de forma impressa e atualmente a revista é eletrônica. A nossa missão é divulgar o conhecimento científico. A revista tem natureza interdisciplinar, fluxo contínuo e recebe contribuições em português, inglês e espanhol. A Equipe Editorial se reserva o direito de promover as mudanças de forma necessárias para publicação dos artigos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Os Cadernos da Pedagogia, publicação semestral da coordenação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos, objetiva difundir os trabalhos produzidos por docentes e discentes do curso de Pedagogia dessa instituição e demais instituições da região e do Brasil, e também de pesquisadores da área educacional. Acredita-se que o intercâmbio de idéias e experiências dos formadores de professores e futuros professores é imprescindível para a construção e consolidação de debates e embates profícuos a consolidação de uma educação de qualidade para as crianças brasileiras. Inaugura-se, assim, um novo espaço, abrindo páginas para docentes e alunos das graduações em Pedagogia divulgarem suas produções.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Cadernos de Educação é uma publicação quadrimestral da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FaE/UFPel). Criada em 1992, buscou sempre desempenhar a tarefa de socializar conhecimentos relevantes, produzidos em nível local, nacional e internacional. A partir do quadragésimo quarto número, em 2013, Cadernos de Educação se converte em uma publicação exclusivamente eletrônica, garantindo seu funcionamento e sua continuidade como meio de divulgação científica e acadêmica na área de educação. Uma de suas características marcantes é a diversidade de temáticas, orientações teórico-metodológicas e estilos. O compromisso assumido como linha editorial é o de garantir a qualidade científica dos textos publicados e proporcionar elevado debate no interior da pluralidade que se apresenta no campo educacional contemporâneo. Além dos artigos que constituem seu núcleo básico, outras modalidades de textos são regularmente publicadas como estudos teóricos, reflexões sobre práticas, discussões conceituais etc.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O periódico Cadernos de História da Educação tem periocidade quadrimestral, com publicação de aproximadamente quarenta e cinco artigos anualmente. Os autores são pesquisadores brasileiros e estrangeiros da área de História da Educação, vinculados a diferentes instituições universitárias no país e no exterior. O periódico está classificado no estrato A2 do Qualis/Capes (Área de Educação, 2014). O fluxo de recebimento de propostas é contínuo, com possibilidade de submissão de originais redigidos em português, inglês, espanhol, francês e italiano, com foco específico na área de História da Educação. O conteúdo publicado no periódico interessa principalmente aos estudiosos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros vinculados à temática da História da Educação, mas, também, a todos aqueles que se preocupam em conhecer os avanços do conhecimento no âmbito das Ciências Humanas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Cadernos de Pesquisa é uma revista publicada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPPG) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), de periodicidade quadrimestral e circulação nacional e internacional, disponibilizada no formato eletrônico. Destina-se à publicação de trabalhos científicos, inéditos multi/interdisciplinares desde que sejam voltados para área de Educação, de Doutores, Mestres e alunos de pós-graduação (Mestrandos e Doutorando), sob a forma de artigo, de artigo de revisão, de resenha ou de documento. A revista aceita também, texto em inglês e espanhol.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Cadernos de Pesquisa Pensamento Educacional é uma publicação quadrimestral da Universidade Tuiuti do Paraná. É uma publicação científica que tem como objetivo divulgar investigações e reflexões sobre as questões da educação e promover o desenvolvimento do conhecimento de acordo com as orientações dos Programas de Pós-Graduação e os debates educacionais contemporâneos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Tem como missão publicar artigos científicos sobre resultados de pesquisas empíricas ou teóricas e ensaios originais sobre temas relacionados à educação em ciências, educação matemática e áreas afins.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Ciências & Letras é uma revista semestral da Faculdade Porto-Alegrense, voltada a pós-graduandos e pós-graduados, que publica estudos e pesquisas direta ou indiretamente relacionados às áreas de História, Letras e Educação. Organizada em projetos editoriais específicos, de caráter temático, tem como objetivo divulgar a pesquisa e a reflexão acadêmicas, propiciando a troca de informações e debates.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O periódico Ciências & Cognição (Cien. Cogn.) é a publicação científica oficial da Organização Ciências e Cognição (OCC) e Ciências e Cognição - Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociência (CeC-NuDCEN, da UFRJ). Seu foco é o estudo da cognição e seus processos, a partir do olhar interdisciplinar estabelecendo um diálogo acadêmico entre as chamadas Ciências Cognitivas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Cognitio-Estudos, editada pelo Centro de Estudos de Pragmatismo do Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia, da PUC-SP, é direcionada a temas diversos conexos e de interesse aos estudos de Pragmatismo. A revista publica submissões de comunicações apresentadas nos Encontros Internacionais sobre o Pragmatismo, além de artigos, resenhas e traduções inéditas de estudantes, professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Contribui, dessa forma, para manter o diálogo entre a comunidade filosófica nacional e internacional abrangendo um amplo leque temático acolhível dentro de sua área de pesquisa.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Colabor@ é a revista editada semestralmente pelas universidades componentes da CVA-RICESU. De caráter científico e acadêmico, é publicada em formato digital na WWW. É dedicada preferencialmente às áreas de educação a distância, aprendizagem colaborativa, comunidades virtuais de aprendizagem e à educação mediada pelas tecnologias de comunicação e informação, tratadas sob enfoque multidisciplinar.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Colloquium Socialis é um periódico científico editado pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), com periodicidade quadrimestral, cujo objetivo é divulgar trabalhos científicos nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, atendendo a comunidade acadêmica das diversas instituições nacionais e internacionais. A Colloquium Vitae é uma publicação com periodicidade quadrimestral em versão eletrônica (online ISSN: 0000-0000) completa, com livre acesso, disponível na página da UNOESTE (http://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/cs/index), onde são realizadas também as submissões de artigos, resumo de Dissertações e Teses. Não há custos para os autores para os processos de avaliação e publicação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista tem publicação periódica, com duas edições anuais, voltada para as interrelações Comunicação/Cultura/Educação, e possui como missão, basicamente, evidenciar que:os meios de comunicação estão nas salas de aula, quer das escolas que possuem um aparato tecnológico de primeira linha (escolas e clientela de nível sócio-econômico A), quer naquelas que muitas vezes são classificadas como "carentes" (escolas e clientela de nível sócio-econômico C, D e E); os meios de comunicação estão presentes no cotidiano das pessoas e nelas introjetados, de tal modo que, onde houver seres humanos, os meios estarão presentes;a partir dessas premissas, compete ao educador conhecer e utilizar os meios, com vistas à consecução de objetivos didático-pedagógicos previamente definidos nos planejamentos escolares; para tanto, professores e educadores precisam ser informados.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Construir notícias é uma publicação bimestral destinada aos professores adotantes das empresas coligadas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Currículo sem Fronteiras é uma publicação quadrimestral que pretende ser um espaço para a discussão de uma educação crítica e emancipatória, reforçando o diálogo entre os países de Língua Portuguesa.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Debates em Educação é uma revista semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, publicada exclusivamente online e de acesso aberto. A revista publica trabalhos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem da educação, podendo ser ensaios teóricos, resultados de pesquisas, debates e revisões críticas (teórico-metodológicas) da literatura científica educacional, relatos de experiências e reflexões sobre a realidade da educação local, nacional e internacional. A revista tem como principal objetivo proporcionar um espaço rico de debates entre pesquisadores e a comunidade, contemplando a pluralidade de pensamentos, temáticas, metodologias e estilos presentes no cenário educacional atual.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Revista Destaques Acadêmicos é uma publicação trimestral da UNIVATES. Tem por objetivo divulgar pesquisas e trabalhos diversos de docentes e discentes. Trata-se de publicação on-line e apresentará artigos, resenhas e comunicações científicas vinculados à natureza da publicação e à temática da cada edição.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Dialogia é uma publicação científica semestral do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) que se propõe a debater e divulgar os temas relativos às práticas educacionais e ao pensamento pedagógico, especialmente os que resultam das pesquisas realizadas no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu, nacionais e estrangeiros. Os seus destinatários são, prioritariamente, professores, pesquisadores, estudantes e todo o público que, direta ou indiretamente, mantêm interesse nas questões educacionais.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Didáctica. Lengua y Literatura, fundada en 1988 por el profesor Eduardo Tejero Robledo, es una revista anual que publica trabajos nacionales e internacionales sobre didáctica de la lengua y la literatura, enseñanza de segundas lenguas y literatura infantil y juvenil. Admite artículos en español, inglés y francés y todos ellos contienen orientaciones didácticas útiles para profesores y maestros de enseñanzas primarias, secundarias y universitarias

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Eccos é a publicação oficial de difusão acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-Uninove). A revista é publicada desde 1999, semestralmente, e a partir de 2001, quadrimestralmente, difundindo manuscritos que tenham sua fundamentação na área educacional e no campo das humanidades. Trata-se de um marco histórico importante ter alcançado a marca de dezessete anos de circulação ininterrupta, com uma produção relevante para as temáticas relativas à educação, mantendo a publicação regular de 41 números, com a colaboração de mais de 500 autores nesse período.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista e-Curriculum é fruto de esforços de pesquisadores no campo do Currículo, tem publicação quadrimestral com qualificação A2 (Qualis) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Sua missão é estimular a publicação de estudos e pesquisas e elevar a qualidade da produção científica na área, em nível nacional e internacional. Está voltada à difusão de pesquisas e estudos acadêmico-científicos da Área de Humanas, especializando na área de educação e mantendo particular interesse com a subárea de currículos específicos para níveis e modalidades de educação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Educação é uma publicação científica da Faculdade de Educação, sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS. Tem como propósito divulgar a produção científica original de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação. Publica artigos e ensaios inéditos, resenhas, entrevistas, traduções, entre outras contribuições acadêmicas. É editada desde 1978 e tem periodicidade quadrimestral.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Educação & Linguagem, uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, consolida-se como periódico semestral, comprometido com a pesquisa acadêmica e contribuindo para a divulgação de trabalhos relacionados às políticas e práticas sociais da Educação em suas múltiplas linguagens. Educação & Linguagem em sua primeira parte, na forma de "Dossiê", traz artigos organizados sob uma temática de interesse não apenas para a área da Educação, como também para outras áreas, com a contribuição de pesquisadores brasileiros de várias regiões do país e contando com autores internacionais, sempre que o debate assim o exija.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Educação & Realidade tem como missão a divulgação da produção científica na área da educação e o incentivo ao debate acadêmico para a produção de novos conhecimentos. Visa, também, a disponibilização de novas ferramentas analíticas, de modo a expandir as fronteiras do pensamento e da prática no campo da educação. Nos seus quase 40 anos de existência, Educação & Realidade vem realizando essa missão por intermédio de uma política editorial consistente e centrada na qualidade dos textos oferecidos aos seus leitores. Educação & Realidade é uma publicação trimestral e publica artigos relacionados às várias áreas do campo da educação e suas interfaces com as artes, filosofia, letras, ciências sociais e humanas, resultantes de estudos teóricos, pesquisas empíricas, análises sobre práticas concretas ou debates polêmicos e atuais.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Educação (UFSM) destina-se à publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Educação, resultantes de pesquisas e práticas educativas refletidas teoricamente. A Revista é organizada em sessões de Dossiê, Demanda Contínua e Resenha. A revista tem o Português (Brasil) como idioma principal e o Espanhol como idioma secundário.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem É com grande satisfação que apresentamos a publicação da Educação Ambiental em Ação. Já alcançamos mais de 9.300.000 pessoas, e os acessos não param de aumentar. Chegamos a receber, em um único dia, 26.279 visitantes, o que revela um grande interesse por aspectos teóricos, práticas e ações de Educação Ambiental, reforçando a nossa grande responsabilidade para com este trabalho.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Educação e Filosofia tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 12 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2 em Educação, e A2 em Filosofia.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Educação e Pesquisa tem como missão publicar artigos inéditos na área educacional, em especial resultados de pesquisa de caráter teórico ou empírico, bem como revisões de literatura de pesquisa educacional.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Educação e Políticas em Debate, é uma Revista Eletrônica vinculada à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Sua política editorial reconhece a legitimidade do dissenso, da polêmica e da diversidade de concepções e matrizes teóricas como algo próprio e inerente aos espaços democráticos. Destarte, a filosofia, as políticas e práticas da Revista estão ancoradas nos princípios da pluralidade, da liberdade e autonomia intelectual, priorizando os efeitos e contributos de cada produção singular para a produção coletiva das sínteses e novas antíteses. Tem como objetivo proporcionar a pesquisadores, docentes e discentes de graduação e pós-graduação de diferentes instituições nacionais e internacionais a divulgação de resultados de pesquisas e experiências inéditas, que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema. As abordagens temáticas veiculadas pelo periódico são destinadas principalmente aos estudiosos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros da área de políticas educacionais, mas também aos demais interessados pela área de educação e humanidades em geral.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Educação em Questão, editada desde 1987, nasceu da iniciativa de professores do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), quando o Mestrado em Educação, instalado em 1978, completou nove anos formando mestres nas áreas de concentração em Pré-Escolar e Tecnologia Educacional.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Educação em Revista tem a missão de contribuir para a divulgação de conhecimentos científicos no campo da educação, procurando, em seu projeto, torná-los públicos para todos interessados nessa área.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista eletrônica Educação Por Escrito tem como objetivo a divulgação de investigações de Programas de Pós-Graduação em Educação. Nessa perspectiva, a revista assume uma vertente editorial que se propõe a publicar, divulgar e fomentar a produção de conhecimentos, criando e incentivando publicações periódicas próprias, e também através de publicações em parcerias com outros Centros de Investigação e Instituições, nacionais e estrangeiros. Com isso, se espera dar continuidade ao tenaz esforço de formar investigadores nas diversas comunidades que conformam nossa sociedade, gerando espaços para socialização das pesquisas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Educação Unisinos tem como objetivo elevar a qualidade da produção científica na área educacional, em nível nacional e internacional. Publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas, bem como ensaios teóricos, resenhas e entrevistas de pesquisadores do país e do exterior. Seu público-alvo são professores dos diferentes níveis de ensino e pesquisadores do campo da educação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Educação: Teoria e Prática é uma publicação quadrimestral do Departamento de Educação/IB e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Câmpus de Rio Claro. Constitui-se em importante instrumento para o diálogo crítico e discussão entre professores, pesquisadores, especialistas em educação e alunos que, ao longo de sua existência, foi fortalecendo sua vocação acadêmica no que concerne à produção de conhecimentos de cunho interdisciplinar, deslocando-se da inserção local, para regional, nacional, com vistas à inserção internacional.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Educar em Revista tem a missão de publicar em fluxo contínuo artigos originais oriundos de pesquisa na área educacional, assim como traduções e resenhas de amplo interesse acadêmico. Tem como propósito abordar questões atuais e significativas para a compreensão dos fenômenos educativos, e aceita trabalhos diretamente relacionados à área de Educação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Educativa, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, destina-se à publicação de estudos acadêmico – científicos, objetivando o intercâmbio de ideias e a ampliação do conhecimento no âmbito da Educação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista EDUCERE et EDUCARE tem como proposta divulgar semestralmente produções interdisciplinares resultantes de pesquisas sobre educação escolar e não escolar que, pelo seu rigor teórico e metodológico, busquem socializar a cultura, provocar novas interpretações e estimular a atuação dos educadores.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Criado em 1981, o Em Aberto é um periódico monotemático, com periodicidade irregular (trimestral até 1996), cuja finalidade é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista. Publica artigos e bibliografias seletivas. É largamente utilizado como material didático nos cursos de graduação e de pós-graduação

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Emancipação é um trabalho da Universidade Estadual de Ponta Grossa, vinculado às áreas de interesse do Curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas desta Universidade. Tem como objetivo socializar o conhecimento produzido através de pesquisas científicas no âmbito interdisciplinar, que possuam diferentes enfoques voltados à discussão da cidadania, direitos e emancipação humano-social. Tal eixo editorial se justifica pelo pressuposto de que o conhecimento e o enfrentamento aos desafios sociais contemporâneos não podem ser fragmentos e nem exclusivos a uma área, mas sim pautados no diálogo entre as várias disciplinas do saber. Através deste trabalho pretendemos divulgar artigos inéditos, como: relatos de pesquisa e de experiência profissional; debates e sistematizações teóricas; resenhas críticas. Também é intuito da Revista Emancipação contribuir na formação acadêmica dos alunos de graduação e pós-graduação de áreas afins, estimulando a produtividade científica, o desenvolvimento e atualização profissional.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Ensaio- Avaliação e Políticas Públicas em Educação , divulga pesquisas, levantamentos, estudos, discussões e outros trabalhos críticos no campo da educação, concentrando-se nas questões de avaliação e políticas públicas e enfatizando as experiências e perspectivas brasileiras.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências é publicação do CECIMIG - Centro de Ensino de Ciências e Matemática - órgão de pesquisa e extensão no ensino de ciências da Faculdade de Educação da UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG. Missão: Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências publica artigos de pesquisa inéditos (relatos de pesquisa empírica ou ensaios teóricos) de interesse ao campo da Educação em Ciências atendendo a um público de pesquisadores e estudantes de pós-graduação das áreas de Educação Científica, Ensino das Ciências da Natureza (Biologia, Física, Química, Geociências e Astronomia), da Educação em Saúde e Ambiental e, ainda, a um público de formação inicial e continuada das Licenciaturas no campo das Ciências Naturais, de áreas afins e outros profissionais da Educação Básica envolvidos com a educação em ciências.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem ENSINO EM RE-VISTA é um Periódico científico dirigido a pesquisadores, professores e estudantes da área da Educação. Divulga artigos que versam sobre resultados de pesquisas e ensaios originais. Divulga resenhas de livros e traduções. Anualmente, publica um dossiê temático, organizado por pesquisadores da área-tema, trazendo artigos de especialistas convidados – brasileiros e estrangeiros – e abarcando assuntos de interesse e discussão atuais de diversas áreas da Educação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Espaço de construção coletiva do conhecimento e da ação dos educadores, reúne colaboração de professores em exercício nas redes do ensino fundamental e médio do país, para repensar e discutir a educação em desenvolvimento nos lugares sociais específicos: a sala de aula, a escola e o município, como espaços político-pedagógicos da renovação social. Publicação semestral.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A proposta central da Revista Estudos Avançados é transformar o conhecimento e a crítica em impulsores do progresso social, não somente dos brasileiros como também de todos os outros países em desenvolvimento.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Estudos e Pesquisas em Psicologia é uma revista do Instituto de Psicologia da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro – uma universidade pública brasileira. Foi criada, em 2001, com a finalidade de publicar textos inéditos em Psicologia e áreas afins sob a forma de artigos, comunicações breves de pesquisas, resumos de teses e resenhas. Eventualmente, também publica artigos traduzidos, desde que devidamente acompanhados do consentimento da fonte de publicação original, resenhas de filmes e entrevistas com intelectuais consagrados e relevantes para a área. Na Revista, são bem vindas reflexões das várias áreas de saber que compõem as Ciências Humanas e Sociais e que possam contribuir, efetivamente, para o aprofundamento das questões concernentes à Psicologia. Desta forma, a Comissão Editorial – formada por professores do Instituto de Psicologia da UERJ e dos cursos de pós-graduação desta mesma unidade – pretende estar em consonância com a perspectiva que considera os saberes e fazeres "psi" como um campo necessariamente interdisciplinar.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista História da Educação é mantida pela Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe/RS, com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de Santa Maria. É publicada no Brasil desde 1997, com periodicidade quadrimestral. Tem como cobertura temática a área de História da Educação e por missão constituir-se num veículo de divulgação de estudos do campo historiográfico educacional. Objetiva, sobretudo, divulgar resultados de pesquisas realizadas por professores e estudantes de graduação e pós-graduação e tem como público alvo professores, estudantes, pesquisadores e interessados em história da educação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Informática na educação: teoria & prática é um periódico científico editado pelo programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação-CINTED, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Publicado desde 1998, privilegia perspectivas interdisciplinares de natureza regional,nacional e internacional. Publicam-se dois números anualmente com artigos, pesquisas, relatos sobre trabalhos em andamento, resumos de teses e resenhas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Com importância reconhecida pela área, a Inter-Ação, cuja periodicidade se encontra em dia, mantendo-se a regularidade de três números por ano, tem ampla circulação por meio de assinaturas, permutas, doações e vendas, além de estar totalmente disponível online, já portando, desde 2010, o Digital Object Identifier (DOI), utilizado para identificar o conteúdo de documentos em ambiente digital, mesmo que posteriormente eles mudem de endereço ou link.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Trata-se de uma revista em formato electrónico de acesso livre, organizada sequencialmente por Número e que é publicada três vezes por ano. Cada número, coordenado por Editores convidados pela Direcção da revista, centra-se num tema distinto e pode incluir: a) trabalhos de investigação; b) reflexões críticas sobre políticas culturais, científicas e/ou educativas; c) revisões críticas de literatura; d) reflexões críticas sobre inovações educativas e experiências pedagógicas; e) comentários críticos sobre artigos publicados na própria revista. Os textos podem ser apresentados em português (de Portugal ou do Brasil), espanhol, inglês ou francês.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Interações - Revista Internacional de Desenvolvimento Local, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, Brasil, foi criada em setembro de 2000, sendo trimestral, publica artigos, resenhas, traduções, resumos, entrevistas, produzidos por pesquisadores doutores e/ou professores doutores, mestres, doutorandos e mestrandos vinculados a instituições de ensino superior e institutos de pesquisa nacionais e internacionais. Destina-se a matérias que, pelo seu conteúdo, possam contribuir para a formação de pesquisadores e para o desenvolvimento científico, além de permitir a constante atualização de conhecimentos na área específica do Desenvolvimento Local. Os artigos devem ser inéditos, podendo ser enviados em português, inglês, francês, espanhol, seguindo as normas de publicação da revista. O fluxo de recebimento de artigos para a Interações é contínuo.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Publicação interdisciplinar, trimestral, dirigida para a Educação e a Comunicação nas práticas de saúde, a formação de profissionais de saúde (universitária e continuada) e a Saúde Coletiva em sua articulação com a Filosofia e as Ciências Sociais e Humanas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Interfaces Científicas – Educação é uma revista científica que visa contribuir para a reflexão e a discussão de temas ligados a ensino e aprendizagem. A partir deste ambiente, deseja-se estabelecer um diálogo contínuo entre pesquisadores sobre problemáticas que envolvam a prática educacional, resultados de pesquisas, trocas de bibliografias e acesso a artigos científicos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista INTERLETRAS, periódico eletrônico vinculado ao Centro Universitário da Grande Dourados-UNIGRAN- , é uma publicação semestral, aberta a colaboradores do Brasil e do exterior que estejam interessados em questões relativas às temáticas nas áreas de Letras/Linguística e Educação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Intersaberes tem como missão fomentar a produção e a disseminação de pesquisas e abordagens científicas em Educação e Ensino, com o objetivo de atender a um vasto público por meio de trabalhos relevantes inseridos em um ambiente que propicie o debate e a troca de novas perspectivas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A mente humana é capaz de promover muitas transformações. A tecnologia é um grande exemplo de como a inteligência pode trabalhar a favor do desenvolvimento da sociedade- aparelhos de última geração e sistemas eletrônicos abrem caminhos nunca antes imaginados, otimizando processos, trazendo o futuro para uma sociedade cada vez mais presente. No setor educacional, esses recursos já demonstram sua funcionalidade nos processos administrativos e organizacionais, mas ainda não conseguiram quebrar totalmente a redoma da sala de aula. Entre educadores, o computador apresenta utilidade de segunda ordem; tablets e smartphones carregam o preconceito de equipamentos destinados a diversão. O cerne da questão, na verdade, está em concretizar toda a escola em que a tecnologia não é o fim do processo de ensino e aprendizagem, mas o meio para que os alunos, inseridos na realidade em que vivem, possam de fato desenvolver conhecimento em um processo compartilhado, ou seja, a mente humana continua sendo a protagonista em meio a um mundo de máquinas cada vez mais audaciosas. A Revista Linha Direta convida você, leitor, a entender que os recursos tecnológicos utilizados no nosso próprio dia a dia podem também provocar a revolução necessária na educação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Linhas Críticas é, desde 2011, uma publicação quadrimestral da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e de seu Programa de Pós-Graduação. A partir de 2014 passou a circular somente no formato on line. Avaliada como "B1" pela classificação Qualis/Capes publica artigos inéditos de autores e autoras brasileiros e estrangeiros, que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema. Aceita trabalhos teóricos e empíricos de diferentes áreas e linhas de pesquisa em educação, assim como artigos científicos sobre questões atuais em educação com, no máximo, três autores. A política de seções da revista contempla as seguintes categorias: dossiê temático, artigos, resenhas, homenagens e entrevistas. A revista receberá para publicação artigos em português, espanhol, francês e inglês, já revisados em seu idioma de origem.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Olhar de Professor é um periódico acadêmico semestral. Publi­ca artigos, relatos de práticas docentes, experiências pedagógicas significativas, relatórios de projetos de pesquisa e extensão, resenhas, entrevistas e textos de palestras proferidas, produções de pesquisadores ligados à pesquisa, extensão universitária e docência na grande área da educação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Olhares & Trilhas é um periódico semestral do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e com a Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU). Em decorrência de seus objetivos, Olhares & Trilhas tem como público almejado a comunidade em geral, além de professores, alunos e técnicos administrativos das diversas instituições de ensino nacionais e estrangeiras.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Paidéia é afiliada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Escola de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Emitido desde 1991, publicou pesquisa original em Psicologia a cada quatro meses. Os autores são os únicos responsáveis pelos trabalhos publicados, cujas opiniões e julgamentos não refletem necessariamente os do Conselho Editorial.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Pedagogia em Ação é uma revista do Curso de Pedagogia da PUC Minas. Foi criada em 2009, como resposta ao anseio dos professores do curso em criar um espaço em que, além dos professores, fosse possível aos alunos a publicação das suas produções. Ela é apresentada na modalidade eletrônica, no Portal de Periódicos Eletrônicos da PUC Minas. A revista visa à publicação de artigos, comunicações, resenhas e resumos, são textos que expressam o trabalho de pesquisa do corpo docente e discente do Curso, com ênfase neste último, por carecer de espaço que acolha as suas produções. Os textos são submetidos à apreciação da Comissão Editorial e a parecer de avaliadores ad hoc. Na avaliação, são levadas em conta a relevância, a vinculação ao perfil de profissional formado pelo Curso, a metodologia empregada e a adequação às normas da ABNT expressas no Padrão PUC Minas de Normalização.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Pedagogía Social. Revista interuniversitaria (PSRI) es una revista científica periódica, de carácter semestral, editada de forma ininterrumpida desde 1986 por la Asociación Iberoamericana de Pedagogía Social. El fin principal de la Revista es la difusión de los resultados de investigación original que se realizan tanto a nivel nacional como internacional sobre Pedagogía Social y Educación Social, constituyendo un medio de expresión para la publicación de trabajos de acreditada calidad científica dirigidos a profesionales, profesorado de los diferentes niveles educativos, y/o investigadores en general interesados en los diferentes aspectos de la realidad social y educativa.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem La Revista Pedagogía y Saberes es una publicación semestral de la Facultad de Educación de la Universidad Pedagógica Nacional (Colombia), fundada en 1990 como un espacio de encuentro de diversas posiciones e ideas en torno a asuntos relativos a la Educación y la Pedagogía, en un lugar de interlocución crítica entre la Universidad Pedagógica Nacional y otras instituciones y en un proyecto editorial que fomenta la reflexión sobre los temas relevantes del campo pedagógico.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Perspectiva, editada desde 1983, é uma publicação quadrimestral do Centro de Ciências da Educação da UFSC que tem o objetivo de divulgar a produção acadêmica sobre educação, visando aprofundamento teórico e crítico das temáticas e avanços nas discussões sobre as problemáticas no campo educacional e das pesquisas produzidas no Brasil e no exterior. A Perspectiva publica textos inéditos nacionais e internacionais que tematizem a educação, sobretudo os decorrentes de pesquisas concluídas de caráter teórico ou empírico, análises críticas assim como ensaios que apresentem contribuições sobre temas candentes da área.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista do Mestrado Profissional – CAEd é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da UFJF (PPGP), que tem por objetivo ser uma publicação reconhecida pela área, nacional e internacionalmente, tendo ampla circulação na comunidade acadêmica-científica, por meio de assinaturas/permutas (para a sua edição impressa) sendo, ao mesmo tempo, on-line.O público leitor da revista é constituído pelos profissionais da área de educação e áreas afins, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados. A revista contribuirá para o diálogo interno da comunidade acadêmica propiciando debates sobre questões teóricas relevantes e contemporâneas, assim como para divulgação da produção interna do programa e de nossos parceiros de outras instituições. A revista aceita para publicação artigos inéditos, artigos não inéditos/ traduzidos e resenhas de livros.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Pesquisa em Educação Ambiental trata-se de um periódico semestral e inter institucional, envolvendo pesquisadores de três instituições universitárias do Estado de São Paulo, quais sejam: a Universidade Federal de S.Carlos - UFSCar (Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais e Pós-Graduação em Educação), a Universidade Estadual Paulista – Rio Claro - UNESP (Grupode Pesquisa “A temática ambiental e o processo educativo” do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências) e a Universidade de São Paulo - USP (Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador-LAIFE da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto).

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista POIÉSIS é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL. Publica textos inéditos em forma de artigos, ensaios, debates, entrevistas ou resenhas sobre temas que contribuam para a investigação científica produzida na área e em áreas afins. A versão on line iniciou em 2008 com o ISSN 2179-2534. Atualmente é classificada como B3 no Qualis CAPES pela área da Educação. Indexada em: Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Diadorim; Sumários.org - Sumários de Revistas Brasileiras; Fonte Acadêmica (Ebsco Publishing); Revistas no SEER (Ibict); Academic Journals Database.; BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasil, Cibec/Inep/MEC)

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Políticas Educativas surgió como una necesidad de los participantes del Programa Políticas Educativas del Núcleo Educación para la Integración de la Asociación de Universidades Grupo Montevideo, reunidos en Montevideo en Agosto de 2006 en su Segundo Encuentro Internacional de Investigadores.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Fundação 1985, diretora Zélia Almeida a revista Presença Pedagógica é uma publicação bimestral da Editora Dimensão. OBS: SOLICITE OS DADOS DE ACESSO AO FUNCIONÁRIO

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Pro-Posições é um fórum para a apresentação e discussão de novas pesquisas e abordagens teóricas que, independentemente da área de conhecimento, contribuam para a reflexão crítica sobre as várias dimensões da Educação. A revista acolhe a produção original do campo e publica artigos em diferentes formatos, gêneros e estilos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A missão da Revista Psicologia da Educação é publicar artigos e relatórios de pesquisa inéditos na área de Psicologia da Educação e afins, bem como resenhas de livros, teses, dissertações e traduções de autoria de docentes e pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e de outras instituições.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Psicologia em Revista, periódico da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), abre-se às diversas tendências teóricas e às mais variadas práticas, clássicas ou emergentes, vigentes nos campos da Psicologia. Publicação quadrimestral, objetiva ser um elo entre os membros da comunidade científica, refletindo sua pluralidade e promovendo a interlocução com outros saberes, no campo das ciências humanas e sociais. Assim, procura abranger o maior número possível de interessados, sejam pesquisadores e profissionais da Psicologia e áreas afins, da academia ou não, alunos de cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia ou não, brasileiros e estrangeiros. Periódico bilíngüe, português/espanhol, só traduz os textos em inglês e francês.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Psicologia Escolar e Educacional é uma revista, associada à Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE, para a comunicação e o debate da produção científica no campo da Psicologia Educacional e Escolar.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A proposta editorial da Revista Psicologia USP vem ao encontro das tendências contemporâneas de integração e complementaridade, cada dia mais presentes nas ciências humanas. Esta tendência leva em conta a vocação da Psicologia para a diversidade e para a articulação de áreas e conhecimentos. Se o homem pode ser visto como máquina biológica complexa ele é, no entanto, fabricante de cultura e de símbolos, criador de história. A Revista Psicologia USP vem procurando atender às diferentes concepções expressas por aquela duplicidade, publicando artigos que refletem o amplo espectro de preocupações atuais dos pesquisadores sem, contudo, ficar ausente dos debates mais significativos que se travam nas áreas de fronteira das ciências humanas e biológicas. Tendo em vista essa finalidade mais ampla, a revista vem publicando artigos de reflexão e ensaios quer em números temáticos, quer sob a forma de núcleos temáticos e artigos diversos, dando ênfase a tópicos clássicos da Psicologia.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Criada em 1944, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) tem periodicidade quadrimestral. Publica artigos inéditos de natureza técnico-científica, resultantes de estudos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento do conhecimento educacional e que ofereçam subsídios às decisões políticas na área. Seu público leitor é formado por professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e gestores da área de educação. A RBEP compõe-se das seguintes seções: “Estudos” – Publica artigos inéditos, resultantes de estudos, pesquisas, debates e experiências relacionadas com a educação e áreas afins. “Resenhas” – Analisa criticamente os lançamentos recentes na área.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Novas Tecnologias na Educação tem por objetivo publicar trabalhos desenvolvidos na área da Informática na Educação. É um periódico científico editado pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação-CINTED, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Publicado desde 2003, privilegia perspectivas interdisciplinares de natureza regional,nacional e internacional.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Eletrônica de Educação, com periodicidade de publicação semestral (2007 a 2012) e quadrimestral a partir de 2013, é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. O seu principal objetivo é publicar artigos, ensaios, debates, entrevistas, resenhas em qualquer língua sobre temas que contribuam para o recrudescimento do debate educacional, bem como para a divulgação do conhecimento produzido na área. É dirigida a pesquisadores, profissionais e estudantes da Educação. A sua organização nas seções propostas permite a publicação de materiais sob diferentes formatos e naturezas. Os textos em idiomas que não o Português ou o Espanhol poderão ser traduzidos e apresentados na mesma edição.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A "Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância" (RBAAD) é um jornal eletrônico interativo com foco em pesquisa, desenvolvimento e prática da educação a distância em todos os níveis educacionais, formais e informais, e em todas as tecnologias disponíveis. A revista aceita e publica artigos em três idiomas - português, inglês e espanhol, sendo que a política e a seleção de artigos são determinadas pelos objetivos editoriais da ABED, pelo grupo editorial da revista e por orientações específicas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A missão da Revista Brasileira de Educação é publicar artigos acadêmico- científicos, fomentando e facilitando o intercâmbio acadêmico no âmbito nacional e internacional.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Brasileira de Educação Ambiental (REVBEA) é fruto da organização e da capacidade de mobilização da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA). Ela tem um formato não acadêmico, em função do vasto e heterogêneo perfil dos protagonistas em Educação Ambiental (EA) do Brasil. Sua intenção não é disputar espaços contra as revistas acadêmicas, ao contrário, alia-se às inúmeras publicações internacionais e nacionais, oferecendo um outro espaço que possa revelar vivências, experiências, ensaios ou reflexões teóricas sobre a EA.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Brasileira de Educação Especial é uma publicação da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (ISSN 1982-873X) é um periódico eletrônico, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PPGECT/UTFPR, que tem por missão divulgar no meio acadêmico as pesquisas (práticas ou teóricas) que tenham por objeto o processo ensino-aprendizagem, resultante de uma ação reflexiva, crítica e inovadora para a atuação profissional do docente, auxiliando na produçãode conhecimentos e de novas estratégias pedagógicas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Brasileira de Estudos da Presença tem como principal finalidade a divulgação de pesquisas artístico-científicas no campo das Artes Cênicas e nas áreas de interface que dão sustentação e mantém diálogo com as diferentes linguagens e os múltiplos contextos das artes e das ciências do espetáculo vivo, em especial, a Educação, a Antropologia, a Filosofia e a História. A revista publica, preferencialmente, trabalhos oriundos de estudos teóricos, experimentações práticas, pesquisas, reflexões e debates polêmicos e atuais, procurando oferecer aos seus leitores textos de qualidade e excelência, tanto de pesquisadores nacionais como traduções de trabalhos de pesquisadores estrangeiros.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) é a publicação oficial da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Sediada atualmente na Universidade Estadual de Maringá e publicada trimestralmente, a RBHE tem o objetivo de divulgar a produção científica nacional e internacional sobre História e Historiografia da Educação, que se revele de interesse para as grandes áreas de pesquisa em Educação e em História, abrindo novos horizontes de discussão e estimulando debates interdisciplinares.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação é uma publicação quadrimestral da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), que tem por objetivo difundir estudos e experiências educacionais e promover o debate e a reflexão em torno de questões teóricas e práticas no campo da gestão da educação e seus processos de planejamento e de formulação e avaliação de políticas educacionais no âmbito dos sistemas de ensino, escolas, universidades e outros espaços públicos de educação e formação cidadã.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Contexto & Educação é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUI, que visa estabelecer interlocução com a comunidade acadêmica nacional e estrangeira com o objetivo de divulgar pesquisas, produção de conhecimentos e reflexões sobre temas que incidem sobre a área da educação. Em circulação desde 1986, foi criada por um grupo de professores/pesquisadores com o intuito de veicular ideias, pesquisas e análise de práticas de educadores comprometidos com a Educação Popular no Brasil e na América Latina.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista da Graduação é um espaço de divulgação de práticas pedagógicas desenvolvidas na PUCRS. Na revista em questão serão publicados os melhores trabalhos de conclusão dos cursos de graduação na forma de monografia, artigo ou projeto, segundo o plano pedagógico de cada Unidade. A seleção destes trabalhos é feita pela Unidade Acadêmica.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista de Educação Popular, publicação quadrimestral da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), prioriza abordagens e análises que tratam sobre a produção nos campos da educação, da saúde e da cultura populares, por meio do acolhimento de diferentes linguagens e formas de registro, propiciando a socializaçao da produção acadêmica e dos movimentos sociais, de maneira a produzir a inserção de temas ou problemas da atualidade no processo de ensino, pesquisa e extensão da Universidade e a inclusão de conhecimentos produzidos pela academia no exame da realidade atual pelos movimentos sociais ou outras comunidades externas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Revista de Educação da PUC-Campinas é uma publicação editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Destina-se à divulgação de resultados de pesquisas inéditas da comunidade científica nacional e internacional para incentivar debates atuais e relevantes para a área da Educação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Revista Diálogo Educacional é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Brasil. Tem circulação nacional e internacional impressa e online e vem divulgando desde o ano 2000 pesquisas e estudos sobre a formação de professores e o pensamento educacional brasileiro. A Revista publica artigos científicos e resenhas, adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial ou da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto dos autores permanecerão em sigilo.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Fundada por Paulo César de Castro, em 1985, em Rio Pardo-RS. A Revista do Professor é uma publicação trimestral da Editora do Professor. OBS: SOLICITE OS DADOS DE ACESSO AO FUNCIONÁRIO

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista “EDUCAÇÃO ESPECIAL”, editada pela Universidade Federal de Santa Maria, objetiva veicular somente artigos inéditos na área da Educação Especial. A revista é quadrimestral, sendo que os dois primeiros números do ano atendem a demanda do fluxo contínuo e o terceiro número do ano é organizado na forma de Dossiê Temático. A comissão editorial reserva-se o direito de não publicar artigos de mesma autoria em interstícios inferiores a duas edições. Além disso, recusa estudos que foram também submetidos a outros periódicos nacionais ou internacionais, bem como aqueles encaminhados para livros ou capítulos de livros.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista eletrônica EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE, tem como objetivo a divulgação de conhecimentos científicos, por meio da publicação de trabalhos oriundos de estudos, pesquisas, experiências didático-pedagógicas e/ou de extensão sobre as temáticas relacionadas à área de Educação como: Formação de Professores, Movimentos Sociais, Políticas Públicas Educacionais, Educação e Tecnologia, Infância e Relações com o Saber, Ambiente, Cultura, Sociedade, Ensino-Aprendizagem, dentre outras temáticas afins.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Educação, Sociedade & Culturas (ESC) é uma revista académica com arbitragem científica, publicada pelo Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto. A ESC tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento das ciências da educação, ajudando a estabelecer e a aprofundar o diálogo entre culturas e olhares disciplinares e contribuindo para qualificar o debate público sobre os problemas educativos e sociais.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem As transformações na Educação Superior, ocorridas nas últimas décadas, impulsionadas pela crescente e controversa integração econômica mundial, evidenciam que a produção e a socialização do conhecimento estão integradas às possibilidades de desenvolvimento da sociedade contemporânea. Os efeitos dessas transformações indicam que a internacionalização da Educação Superior se afirma não só como uma estratégia importante para a geração e ampliação de novas perspectivas educacionais, científicas e tecnológicas, mas também impacta na forma como a educação, de modo geral, é posicionada no cenário político, econômico e social dos países.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista é uma publicação independente que objetiva difundir e incentivar a produção científica acadêmica nas áreas: da filosofia, das artes e da educação, optando pela participação interativa dos colaboradores, tanto na abordagem como em relação aos objetos. Atualmente sua publicação tem periodicidade anual havendo a possibilidade de publicação em Edição Especial conforme demanda de artigos, sendo em versão on-line.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE) é um espaço editorial para artigos relacionados à grande área de Educação, nos seus vários temas: Filosofia e Historiografia da Educação; Política e Gestão de Unidades Educacionais; Pesquisa e Avaliação; Inovações Tecnológicas voltadas para a Educação; Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas; Educação Sexual, Gênero e Valores; Escola Inclusiva e Educação Especial; Educação Básica; Educação Profissional e Técnica; Educação de Jovens e Adultos; Educação Superior; e Padrões de Internacionalização.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Linguagem & Ensino é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas, classificada no sistema Qualis como A2. Tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos, partindo de pesquisas originais, teóricas ou empíricas – quantitativas ou qualitativas – nas áreas da linguagem e/ou de seu ensino, incluindo, por exemplo, aprendizagem e aquisição de línguas, tanto materna como estrangeira; desenvolvimento e avaliação da produção textual; aspectos sociais e psicolinguísticos da compreensão textual; formação de professores de língua materna e estrangeira; discurso pedagógico, midiático e institucional em geral; e aspectos da interação verbal e não-verbal. Não serão aceitos artigos do tipo revisão de literatura.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Linhas é publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade do Estado de Santa Catarina, desde o ano 2000; sendo que, desde 2015, vem sendo publicada quadrimestralmente. Tem como finalidade veicular a produção científica interdisciplinar da comunidade acadêmica nacional e internacional, da área de Educação, a fim de contribuir para o desenvolvimento da ciência e do saber. O Comitê Científico é composto por pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Lugares de Educação disponível online é uma publicação semestral do Departamento de Educação do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba. Ela oportuniza edições futuras dos artigos que já estiverem prontos para publicaçãoantes do prazo da sua periodicidade oficial.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Lusófona de Educação é uma publicação semestral da área das Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Publica artigos em língua portuguesa uma vez que, originariamente, está vocacionada para a divulgação da investigação científica produzida nos países de língua oficial portuguesa, na área da Educação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem MAESTRIA é um periódico acadêmico, publicado em suporte impresso e eletrônico, integrado ao projeto de ensino, pesquisa e extensão do Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM e que tem por objetivo publicar trabalhos originais de autores brasileiros e estrangeiros, que contribuam para o desenvolvimento técnico-científico contemporâneo. Como publicação multidisciplinar, A MAESTRIA busca, ainda, viabilizar a participação em uma rede nacional e internacional voltada para a discussão e comunicação de resultados de estudos e pesquisas, um dos fatores de maior impacto no meio acadêmico e no suporte ao desenvolvimento em C&T, nos diferentes países.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Pedagógica é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPG-Educação) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Destinada a promover e incentivar o debate acadêmico entre pesquisadores nacionais e internacionais, a Revista construiu-se com base na ideia da crescente importância de espaços para a disseminação do conhecimento produzido na área da Educação. Sua linha editorial partiu do duplo imperativo de, por um lado, possibilitar a divulgação de pesquisas e o debate no seio da coletividade científica da área de Educação e, por outro, fazê-lo de acordo com as exigências de um contexto social e científico que impõe novos critérios de qualidade editorial, apresentação gráfica e circulação de conhecimento. Inicialmente vinculada ao curso de Pedagogia da UNOCHAPECÓ, a Revista encontrava-se com periodicidade atrasada e defasada em relação às exigências do contexto social e científico, seja no que se refere aos critérios acadêmicos e das agências de fomento, ou a questões técnicas e de apresentação gráfica.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista POLI - Saúde, educação e trabalho é uma iniciativa que, mais do que informar, visa contribuir para a formação dos sujeitos - profissionais, estudantes, professores, gestores - que atuam na interface entre essas três áreas. Desenvolvida por uma instituição pública, ela não tem foco exclusivamente institucional: é um jornalismo público a serviço do fortalecimento da Educação Profissional em Saúde.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Práxis Educacional é um periódico quadrimestral, impresso e eletrônico, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), Mestrado em Educação (Acadêmico), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas, além de resenhas de livros. Seu objetivo central é divulgar pesquisas e estudos vinculados ao campo da educação, desenvolvidos por pesquisadores de diferentes contextos educacionais do Brasil e do exterior.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Práxis Educativa, editada sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), da Universidade Estadual de Ponta Grossa, tem como objetivo publicar trabalhos que contribuam para o seu campo específico de investigação e que possam servir de referência para outros trabalhos de pesquisa.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Práxis Pedagógica é um periódico científico editado pelo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e pelo Grupo de Pesquisa Práxis, ambos do Departamento de Ciência da Educação, do Núcleo de Ciências Humanas, da Universidade Federal de Rondônia. A Práxis circulou entre 2000 e 2002. Em 2012 ela voltou a ser publicada e a promover a disseminação dos conhecimentos na área de ciências da educação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Tem por objetivo publicar artigos inéditos na área de psicopedagogia, em especial: resultados de pesquisa de caráter teórico/empírico; revisões críticas da literatura de pesquisa educacional temática ou metodológica e reflexões críticas sobre experiências pedagógicas que ampliem e aprofundem o conhecimento na área e que não tenham sido publicados em outros periódicos. A Revista Psicopedagogia utiliza as normas Vancouver.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Criada em 1991, a Revista Temas em Educação (RTE) publicou seu primeiro número na versão online em 2013. Com publicação semestral, a RTE é uma Revista eminentemente acadêmica, organizada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB. Sua prioridade é pôr em circulação produções que resultem de estudos e pesquisa científicas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista TRAMA Interdisciplinar é a revista científica quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, atualmente qualificada pela CAPES como um períodico B1. Estando indexadas nos seguintes indicadores: Latindex; EBSCO - Current Abstracts; TOC Premier; Fuente Académica; Fonte Acadêmica

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Científica Eletrônica de Pedagogia tem por objetivo divulgar resultados de pesquisas a respeito da educação brasileira, de modo a contribuir para a reflexão sobre temas pertinentes que possam auxiliar na melhoria das condições de acesso e de permanência das crianças nas escolas. Nesse âmbito, a presente edição é proposta de forma instigante e contém discussões de temas atuais, que se referem ao brincar e ao uso da música na educação infantil e ao uso de estratégias pedagógicas para a inclusão de crianças com dificuldades e com necessidades educacionais especiais.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Roteiro destina-se à divulgação de trabalhos acadêmico-científicos originais centrados nas políticas e nos processos educacionais, apresentando resultados de estudos e pesquisas nacionais e internacionais, em formato de artigos publicados quadrimestralmente em formato eletrônico.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Publicada pelo departamento de Filosofia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), de Belo Horizonte, Síntese - Revista de Filosofia tem como finalidade a divulgação de textos de filósofos contemporâneos brasileiros e estrangeiros, que expressem resultados de pesquisa original em nível de pós-graduação e apresentem um real interesse e qualidade em vista do enriquecimento da cultura filosófica nacional. É uma revista de inspiração cristã, mas aberta a todos os horizontes do pensamento, tendo como exigência básica a observância dos padrões científicos reconhecidos de produção filosófica.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Teoria e Prática da Educação, ISSN 1415-837X (impresso) e ISSN 2237-8707 (on-line), é publicada quadrimestralmente pelo Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá-UEM, tem como objetivo proporcionar a pesquisadores, docentes e discentes de graduação e pós-graduação de diferentes instituições nacionais e internacionais a oportunidade de divulgar resultados de pesquisas e experiências educativas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Publicação do Grupo de Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Arte e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste — Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O projeto tem como objetivo divulgar pesquisas e estudos de professores e alunos pesquisadores ligados à educação, cultura, linguagem e arte, sob as formas de artigos, ensaios, imagens e sons, documentos e fontes, resenhas, traduções e criação literária.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Publicação semestral do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, inscrita no ISSN sob número 0104-270 X, na versão impressa, e sob número 2176-4603, na versão on line, a revista Vidya tem seu nome inspirado no sânscrito, cujos significados - conhecimento, sabedoria, educação - refletem a orientação humanística da instituição a que está vinculada.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Visa divulgar os relatos das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos acadêmicos da Faculdade Educacional da Lapa, Fael, sob orientação do corpo docente da instituição bem como os relatos das experiências vivenciadas nos diversos processos que constituem o modelo pedagógico para a Educação a Distância no Brasil.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Zero-a-seis, editada eletronicamente, é uma publicação semestral do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN/CED/UFSC. Tem como objetivo a divulgação da produção acadêmica sobre Educação Infantil, visando a ampliação do conhecimento das temáticas e das discussões no campo educacional e a socialização das pesquisas produzidas tanto no Brasil quanto no exterior. Atualmente é classificada como B4 no Qualis CAPES pela área da Educação.

[ Acessar Conteúdo ]
Acervo da Unoeste e disponibilidade na web:

Selecione a área