Você está em: Unoeste » Rede de Bibliotecas » Periódicos on-line

Livros on-line

  • Disponível na web
  • Disponível no acervo e na web


Área: Mestrado em Ciência Animal



imagem O Instituto de Zootecnia comemora em 2015, 110 anos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e serviços à disposição do Agronegócio Paulista. Nesse período destacam-se estudos com gramíneas e leguminosas forrageiras tropicais, melhoramento genético de bovinos de corte, sistemas de produção em ovinocultura, qualidade do leite entre outros. Atualmente com a implantação do “Programa de Produção Animal em Sistemas de Integração” e do “Leite Mais” e continuidade do “Programa de Seleção Para Peso ao Sobreano”, que tem como objetivo gerar conhecimento para os diversos sistemas de produção de leite e de corte, o IZ mantém seu compromisso com a Sustentabilidade e Inovação na Produção Animal. Os resultados desses programas manterão o IZ na vanguarda dos cenários dos sistemas de produção sustentáveis.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A carência de uma obra que reunisse informações acerca da alimentação de gado de leite motivou a elaboração deste livro. São muitas as informações constantes na literatura internacional, no entanto estas se apresentam diluídas em muitos trabalhos científicos e/ ou livros tornando-se necessário reuni-las para facilitar aos interessados o acesso a elas. Este livro tem como público-alvo produtores rurais, alunos de graduação e pós-graduação e demais técnicos da área de produção de gado de leite. A obra compila informações sobre regulação da ingestão de alimentos, alimentação de bezerra, de novilha, de vaca de leite mestiça, de vacas de alta produção, bem como informações sobre período de transição, manipulação ruminal, utilização do balanço cátion-aniônico, alimentação em sistemas silvipastoris, minerais e vitaminas para gado de leite, aborda, ainda, nutrição de ruminantes e o meio ambiente, assim como nutrição e reprodução.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem No dia 16 de março de 2005 foi realizado o “I Simpósio sobre Controle de Parasitas em Pequenos Ruminantes: Avanços e Alternativas”, durante a 2ª Feira Internacional de Caprinos e Ovinos, FEINCO, como parte das comemorações do centenário do Instituto de Zootecnia, IZ, órgão pertencente à APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo), sediado em Nova Odessa, SP. O objetivo principal deste evento foi apresentar a técnicos e produtores tecnologias já disponíveis ou em estudo de alternativas ao uso de anti-helmínticos para o controle da verminose em pequenos ruminantes. A verminose é um dos principais problemas sanitários desses animais no Brasil e no mundo, principalmente pela dificuldade no controle, em função da rapidez com que os nematóides desenvolvem resistência aos antihelmínticos. Espera-se com este livro poder informar a técnicos e produtores sobre alternativas ao controle químico da verminose, e, deste modo, poder estar contribuindo a toda cadeia produtiva dos pequenos ruminantes, inclusive os consumidores, que se beneficiarão de produtos sem resíduos de produtos químicos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Aunque existen libros sobre las enfermedades del ganado porcino con abundantes ilustraciones escritos en otros idiomas, este atlas en color es la primera publicación en lengua inglesa sobre este tema en la que las ilustraciones tienen más importancia que el texto.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este livro é publicado pelo Programa de Publicações da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP). Obs: Necessita de cadastro gratuito para acessar o livro.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este é um livro que pretende ajudar jovens pesquisadores a entenderem melhor o processo científico, em especial aquele relacionado ao comportamento animal.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A concepção da idéia da elaboração deste guia surgiu durante a re- alização do I Curso de Taxonomia e Sistemática de Roedores Silvestres, realizado no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, na Fiocruz, em Reci- fe, em 2005, para técnicos de serviços de saúde que atuavam no grupo de vigilância ecoepidemiológica de hantavírus da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde (MS). Durante esse curso, ficou evidente a necessidade de um guia para identificação dos roedores bra- sileiros considerando-se a necessidade de uma identificação inicial pelos técnicos envolvidos nas atividades de pesquisa de campo e no monitora- mento e/ou controle de roedores reservatórios em áreas endêmicas de zoonoses.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A elaboração de um livro é o resultado da dedicação de vários profissionais que se unem em torno de um objetivo comum que, no caso deste livro, é o conhecimento sobre a diversidade dos mamíferos de nosso país. O livro uniu pesquisadores de diferentes instituições de pesquisa e ou ensino na tarefa de detalhar informações que possam levar ao maior número de pesquisadores, estudantes de graduação pós-graduação e organismos governamentais, o resultado de experiências que podem colocar em destaque medidas que resultem na conservação de espécies que estão sob sério risco de extinção. Vivemos em país considerado megadiverso, e os desafios que envolvem a conservação e a investigação sobre animais silvestres têm a mesma dimensão.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este MANUAL apresenta recomendações de manejo e indicadores individuais e ambientais para a avaliação do bem-estar de equinos. A identificação desses indicadores pode auxiliar aqueles que lidam diretamente com cavalos a corrigirem ou evitarem problemas comuns em práticas e procedimentos de rotina. As referências apresentadas para equinos neste manual podem ser aplicadas a outros equídeos como jumentos, mulas e pôneis. Entretanto, recomendamos que dúvidas sobre cuidados exclusivos direcionados a esses animais (equídeos não equinos) devem ser resolvidas com auxilio de especialistas graduados. A partir da leitura deste MANUAL, pretende-se favorecer o aumento do grau de bem-estar dos cavalos em diferentes sistemas de criação, sejam eles destinados ao esporte, lazer, trabalho ou reprodução. Independente da finalidade, todo cavalo tem as mesmas necessidades básicas e deve ser tratado como um ser senciente.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A suinocultura brasileira ocupa posição de destaque no cenário mundial, onde o Brasil é o quarto maior produtor e o quarto maior exportador de carne suína. A proteína brasileira chega a mais de 70 países, é reconhecida como produto de qualidade por exigentes mercados internacionais e a cadeia produtiva nacional é competitiva perante seus concorrentes. Atenta a esse cenário, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), junto com o Sebrae Nacional, busca oferecer sua contribui- ção para o desenvolvimento de uma atividade economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa. Pensando nisso, surgiu o desafio de produzir um livro inédito no País, com uma ampla abordagem sobre a produção de suínos nacional, intitulado Produção de Suínos: Teoria e Prática. O objetivo é disseminar informação confiável e ser fonte de referência sobre a produção nacional de suí- nos. Para isso, a ABCS convidou 105 especialistas para serem autores e coautores desse material, que é multidisciplinar e se destaca pela profundidade dos conteúdos tratados em seus 21 capítulos segmentados em 109 subcapítulos assinados e aprovados pela coordenação técnica.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A presente obra foi concebida para preencher uma lacuna existente na bibliografi a dedicada à Virologia Veterinária na língua portuguesa. O crescimento notável do ensino e pesquisa em Virologia Animal no Brasil, nas últimas décadas, infelizmente não foi acompanhado por um aumento equiva- lente na literatura disponível. Neste período, o acúmulo fantástico de conhecimentos acerca da gené- tica e biologia dos agentes virais, proporcionado pelo desenvolvimento e popularização das técnicas moleculares, tem tornado algumas obras clássicas gradativamente desatualizadas e obsoletas. Exis- tem bons livros de Virologia Animal e excelentes tratados de Virologia Geral e Molecular na língua inglesa. No entanto, esses textos são temporariamente inacessíveis a uma parcela considerável dos estudantes de graduação que se interessam e ingressam no mundo fascinante da Virologia. Esta obra, pois, tem por objetivo fornecer aos iniciantes em Virologia, que, porventura, sejam também iniciantes na língua inglesa, um conteúdo atualizado e abrangente da Virologia Animal, com ênfase aos animais de interesse veterinário.

[ Acessar Conteúdo ]
Acervo da Unoeste e disponibilidade na web:

Selecione a área