Você está em: Unoeste » Rede de Bibliotecas » Periódicos on-line

Livros on-line

  • Disponível na web
  • Disponível no acervo e na web


Área: Construção de Edifícios



imagem Neste livro serão abordados os materiais e as técnicas mais empregadas nos edifícios escolares, com dicas para reparos e para a realização da manutenção de equipamentos e de elementos do edifício. Além dessas informações, você terá também unidades dedicadas ao impacto ambiental dos sistemas de construção civil, à história das técnicas de construção e sobre como enfrentar situações que exigem mais que os conhecimentos técnicos, exigem o seu bom senso: como enfrentar a questão das pichações? Como facilitar o acesso aos portadores de necessidades especiais? Como promover áreas verdes na escola? A proposta maior deste módulo é justamente a de qualificá-lo para a execução de melhorias na estrutura física do espaço escolar. Tais melhorias motivam a todos, alunos, professores e funcionários, para fazer da escola um espaço convidativo, educativo e de cooperação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem No setor de abastecimento de água é marcante a necessidade de redução do grande volume perdido de água, pois isso impacta na qualidade do serviço prestado e no consumo de energia elétrica, o que, paralelamente, dificulta a sustentabilidade econômico-financeira da prestação desse serviço essencial para a população. Para isso, devem ser observadas informações de unidades específicas, do Grupo de unidades e da integração no sistema de abastecimento de água (SAA), as quais devem ser utilizadas para que o serviço de abastecimento de água venha a ser prestado com a eficiência planejada pelo município, proposta pelo prestador do serviço e esperada pela sociedade. OBS: NECESSÁRIO EFETUAR CADASTRO GRATUITO

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O livro “Caminhos para a Sustentabilidade Urbana” tem sua importância relacionada à conscientização da comunidade que a Sustentabilidade vem agregar valor às áreas urbanas. Principalmente, vem lembrar a necessidade de equilíbrio entre o consumo de recursos naturais e a proteção e preservação do meio ambiente. Em termos gerais, pode-se dizer que assim se procura colaborar para evitar as catástrofes que podem ocorrer frente aos impactos das mudanças climáticas e vivenciar um ambiente urbano de qualidade.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este caderno tem por finalidade facilitar a compreensão sobre o tema da Eficiência Energética, quando aplicada às edificações destinadas à habitação de interesse social, principalmente para os diversos segmentos envolvidos no assunto, quais sejam, governamental, empresarial, financeiro, acadêmico, organizações não-governamentais e comunitárias. OBS: NECESSÁRIO EFETUAR CADASTRO GRATUITO.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O Livro tem o objetivo de agrupar e registrar o conhecimento desenvolvido nos últimos anos pela Eletrobras Procel e seus Parceiros na área da iluminação residencial, comercial e pública. A concepção do livro aconteceu agrupando, para a elaboração de cada capítulo, os participantes dos projetos sobre iluminação pública e especialistas nos assuntos que foram convidados a compartilharem seus conhecimentos. O livro também aborda a vertente tecnológica e apresenta o mercado de equipamentos de iluminação no Brasil e os programas governamentais de avaliação da conformidade. Dessa forma, foi conseguida maior confiabilidade dos relatos, proporcionando um registro mais preciso dos trabalhos executados. OBS: NECESSÁRIO EFETUAR CADASTRO GRATUITO.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A finalidade deste trabalho é orientar os alunos de cursos de Engenharia Civil na tecnologia da construção de edifícios. O engenheiro deverá estar na obra em contato permanente com os operários, mestre e encarregado, o que hoje em dia dificilmente acontece devido à rapidez das construções, assim como ao volume de obras. Como consequência desse fato, não existe mais aquela formação, ministrada pelo engenheiro, seguindo a sequência de servente a pedreiro, de pedreiro a estucador, de estucador a mestre, etc. Para mandar é preciso saber, não há necessidade de executar, mas de conhecer a perfeita tecnologia da execução nos seus mínimos detalhes e não no âmbito geral. Deve-se criar escola dentro da própria obra, dando formação tecnológica aos artífices. O que se nota atualmente, é que os próprios operários se autopromovem nas diversas especialidades herdando os vícios de seus superiores imediatos, até atingirem a posição de mestre e encarregado, abaixando consequentemente o padrão de qualidade da obra.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este livro nos traz uma série de trabalhos de pesquisa os quais nos levam a (re) pensar sobre a cidade na qual escolhemos para viver. (Re) pensar sobre as formas de ocupação e o desenho urbano dos seus espaços, sobre a qualidade de vida urbana, sobre o tratamento dado ao patrimônio cultural e natural, sobre a habitação da maioria da população, sobre novas formas de participação da sociedade nos processos de planejamento e de projeto, sobre metodologias de planejamento mais eficazes, sobre o “outro” nos projetos de intervenção urbana, enfim (re) pensar uma cidade mais sustentável e mais humanizada.

[ Acessar Conteúdo ]
Acervo da Unoeste e disponibilidade na web:

Selecione a área