Você está em: Unoeste » Rede de Bibliotecas » Periódicos on-line

Periódicos on-line

  • Disponível na web
  • Disponível no acervo e na web


Área: Arquitetura e Urbanismo



imagem A revista AMBIENTE CONSTRUÍDO é uma antiga aspiração da comunidade de pesquisadores e técnicos representada pela ANTAC, constituindo-se no primeiro periódico científico nacional que abrange toda a área de Tecnologia do Ambiente Construído.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Ambivalências é uma publicação semestral de divulgação científica mantida pelo Grupo de Pesquisa “Processos Identitários e Poder” (GEPPIP). O GEPPIP foi criado em 2010 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia – PPGS da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sendo composto por discentes e docentes do Brasil e Portugal. A Revista Ambivalências publicou o seu primeiro número em janeiro de 2013 e a partir do 2º número (jul-dez/2013) o projeto editorial da Revista passou a ser constituído por dossiê, sessão livre de artigos e resenhas. Desde então os dossiês têm sido organizados por pesquisadores que atuam no âmbito nacional e internacional. A Revista Ambivalências tem como objetivo reunir e divulgar estudos que abordam a temática das identidades como expressão de relações de poder produtoras de classificação, hierarquização e transgressão social, de modo a trabalhá-la em suas conexões empíricas, teóricas e metodológicas. Desta maneira, a Revista Ambivalências busca ampliar a difusão dos estudos que dão conta de realidades caracterizadas pela intersecção entre a dimensões políticas e culturais da vida social contemporânea, tomando como base as novas formas de relações de dominação de um mundo marcado pela fragmentação e descentramento identitário.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem ARCHITECTON REVISTA DE ARQUITETURA E URBANISMO - é um periódico eletrônico do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Damas. Nosso propósito é servir como meio de divulgação do conhecimento científico, reunindo artigos, ensaios, resenhas, relatos de pesquisas e notas. Todas desenvolvidas no âmbito acadêmico, seja na graduação ou na pós-graduação, mas que possam criar pontes de interação com leitores dentro e fora dos muros da Academia.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Arquiteturarevista está direcionada para a divulgação de trabalhos científicos e para os interesses acadêmicos e profissionais relacionados com os diferentes campos disciplinares que se vinculam ao território, ao edifício e ao espaço digital, estabelecendo, a partir dessa nova tríade o lócus fundamental para que se avance nas reflexões sobre a arquitetura contemporânea.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Revista AU- Arquitetura e Urbanismo. Publicada pela editora PINI. Periódico com publicação mensal. OBS: SOLICITE OS DADOS DE ACESSO AO FUNCIONÁRIO.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A principal opção de publicação para a escrita de autores sobre acústica de construção e tópicos relacionados, bem como um fórum para integrar a comunidade de pesquisa relevante do campo.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Os Cadernos de Arquitetura e Urbanismo são uma publicação digital semestral do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Os Cadernos de Arquitetura e Urbanismo têm como missão veicular trabalhos científicos que contribuam para o avanço do conhecimento na área da Arquitetura e Urbanismo, da interdisciplinaridade e à pluralidade de ideias.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Cadernos de Pós-Graduação é um periódico semestral do PPGAU UPM, fundado em 2002, de acesso livre e aberto a contribuições da comunidade científica nacional e internacional. A publicação, que se apoia na trilogia ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, quer dar a conhecer, registrar e divulgar estudos e investigações contemporâneas, bem como promover o intercâmbio de ideias e a proposição de questões. A revista privilegia a relação do Projeto Arquitetônico, Urbano e das infraestruturas e artefatos da cidade[2] com as várias especificidades disciplinares e se abre à intersecção de outros campos do saber com os quais compartilha interesses ou potencialidades disciplinares. O raciocínio de projeto contempla, também, a experimentação e os saberes mais indeterminados e especulativos, que se desenvolvem na reflexão e na prática. A proposição de questões sobre os limites e a ampliação do conhecimento em Projeto, em sua consistência teórica e atualização do debate, sugere, entre outras, as seguintes temáticas: Patrimônio, Fundamentação e critica | Ambiente virtual | Tecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade | Urbanismo, Arquitetura, Cidade e Cultura.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Cadernos PROARQ é uma publicação bianual do Programa de Pós-graduação em Arquitetura da FAU - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/ UFRJ. São bem-vindas submissões de artigos científicos inéditos nas seguintes áreas de conhecimento: Ensino de Arquitetura; Teoria, História e Crítica; Ambientes de Saúde; Cultura, Paisagem e Ambiente Construído; Habitação e Assentamentos Humanos; Sustentabilidade, Conforto Ambiental e Eficiência Energética; Revitalização e Restauração; Gestão e Sustentabilidade do Patrimônio.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Colloquium Socialis é um periódico científico editado pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), com periodicidade quadrimestral, cujo objetivo é divulgar trabalhos científicos nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, atendendo a comunidade acadêmica das diversas instituições nacionais e internacionais. A Colloquium Vitae é uma publicação com periodicidade quadrimestral em versão eletrônica (online ISSN: 0000-0000) completa, com livre acesso, disponível na página da UNOESTE (http://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/cs/index), onde são realizadas também as submissões de artigos, resumo de Dissertações e Teses. Não há custos para os autores para os processos de avaliação e publicação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Revista Construção Mercado, Negócios de Incorporação e Construção. Publicada pela editora PINI. Periódico com publicação mensal. OBS: SOLICITE OS DADOS DE ACESSO AO FUNCIONÁRIO.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista CONSTRUINDO é uma publicação científica conjunta da FEA - Faculdade de Engenharia e Arquiteturada Universidade FUMEC, EE/UFMG - Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais e FEUP -Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Seu principal objetivo é divulgar a produção científica, através da publicação de artigos, de pesquisadores na área da Engenharia Civil. Trata-se de um veículo de publicação acadêmica que tem seu público-alvo composto pela comunidade da Construção Civil, porém não restrita apenas a ela, formada por pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação,além de empresários e profissionais atuantes nesta área e em outras correlatas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Contemporânea Revista UniToledo: Arquitetura, Comunicação, Design e Educação é uma publicação científica apoiada pelo Centro Universitário Toledo Araçatuba - UNITOLEDO e iniciou seus trabalhos em 2016. Os artigos são avaliados por pares, por meio de blind review. São publicadas duas edições por ano. A revista é voltada à divulgação da produção científica de pesquisadores e profissionais que atuam nos diversos campos de Arquitetura, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design de Interiores, Design Moda, Educação e História, mantendo como objetivo principal de ser um instrumento de divulgação para a comunidade acadêmica e científica.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Domínios da Imagem é uma publicação dirigida pelo Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI), um projeto integrado (pesquisa/extensão) do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina, tem o caráter multidisciplinar, está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História Social e teve seu primeiro número lançado em novembro de 2007.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem EURE es una revista especializada en estudios urbanos y regionales, que publica trabajos originales y de investigación de punta desde 1971, referidos al territorio en todas sus dimensiones, privilegiando las investigaciones interdisciplinarias de interés y con alto impacto para los países latinoamericanos. En su calidad de publicación cuatrimestral, EURE publica trabajos sobre la organización y gestión territorial en sus expresiones urbanas, regionales y locales, considerando sus dimensiones ambientales. Además, ha logrado una efectiva difusión internacional, llegando a la mayor parte de los centros académicos que se dedican al estudio de los temas del desarrollo urbano-regional; esto le ha permitido contar en forma regular con la colaboración de muchos de los especialistas más destacados en este campo de especialización.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Ignis é um periódico semestral mantido pelo Grupo de Pesquisa em Engenharias e Inovação Tecnológica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. ?um periódico científico eletrônico dirigido à comunidade científica das áreas das ciências exatas, da terra e correlatas. Ela tem a missão de disseminar o debate científico, divulgar pesquisas e ideias de interesse por meio da publicação de artigos resultados de pesquisas técnico-cientificas e comunicações sobre a produção de ciência que contribuam para o avanço do conhecimento.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Os tópicos fundamentais incluem avanços na compreensão dos fenômenos aeroacústicos; Os tópicos aplicados incluem todos os aspectos de aeronaves civis e militares, automóveis e aeroacústica de trem de alta velocidade e o impacto da acústica nas estruturas. Além das contribuições originais, revisões de ponta.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Architectural Institute of Japan. Architectural Institute of Korea. Architectural Institute of China.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Malha Urbana Revista Lusófona de Urbanismo é uma publicação científica semestral que tem por objectivo prioritário a edição e intercâmbio de trabalhos de investigação, realizados no mundo lusófono, na área do Urbanismo e do Ordenamento do Território A Revista engloba dois tipos de publicações com numeração contínua de modo a facilitar a sua utilização. 1-Revista Malha Urbana na qual em cada volume são reunidos conjuntos de Artigos sobre diferentes temáticas urbanisticas 2-Coleção Estudos Pós-graduados onde são publicadas Dissertações de Mestrado ou Teses de Doutoramento especialmente relevantes para o desenvolvimento teórico do Sociourbanismo

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Oculum Ensaios, fundada em 2000, é uma revista cientifica em Arquitetura e Urbanismo do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da PUC-Campinas, com periodicidade quadrimestral, aberta a contribuições da comunidade científica nacional e internacional, assim como para os pesquisadores das diferentes áreas acadêmicas da arquitetura e do urbanismo, com o objetivo de registrar a memória do pensamento urbanístico e de manter o debate atualizado.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Revista dedicada à divulgação de pesquisas, projetos e estudos sobre o paisagismo, nos seus diversos campos de atuação: do projeto de paisagismo aos planos de áreas livres, dos estudos históricos às experiências de ensino, das pesquisas acadêmicas – dos mais diversos portes – aos resultados de eventos científicos, trabalhos teóricos e resenhas de livros. Possui, como focos especiais, os espaços livres urbanos, a questão ambiental, o ensino e o projeto de paisagismo, o desenho da paisagem e o da forma urbana, os fundamentos teóricos e a pesquisa em paisagismo. A revista é uma publicação semestral da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), vinculada aos laboratórios Quadro do Paisagismo no Brasil (Quapá), Paisagem, Arte e Cultura (LABPARC), ao Grupo de Disciplinas Paisagem e Ambiente (GDPA) do Departamento de Projeto e à Área de Concentração Paisagem e Ambiente do Curso de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Paranoá é um periódico científico do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília que publica trabalhos de pesquisa inéditas dentro de um escopo multidisciplinar das diferentes áreas acadêmicas da Arquitetura e Urbanismo, incluindo: Projeto e Planejamento; Teoria, História e Crítica; Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista eletrônica PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção - vinculada ao Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, tem como objetivo colaborar com a divulgação de pesquisas acadêmicas relacionadas à arquitetura e urbanismo contemporâneos, à construção e à integração destas áreas. Atua prioritariamente nas seguintes áreas: métodos de projeto, teoria da arquitetura e tecnologia da construção. Seu conselho editorial e comitê científico internacional procuram assegurar qualidade às irrestritas possibilidades de discussões acadêmicas nas atuais formas da disciplina. Desse modo, a revista pretende contribuir para ampliar o repertório teórico e científico capaz de auxiliar arquitetos, urbanistas e engenheiros civis em suas atuações profissionais ou acadêmicas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista está direcionado para a divulgação de trabalhos científicos e para os interesses acadêmicos e profissionais relacionados a vários temas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O Periódico Técnico Científico "Cidades Verdes" está direcionado para a divulgação de trabalhos científicos e para os interesses acadêmicos e profissionais relacionados a vários temas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Pós- é um periódico científico internacional, arbitrado e indexado, administrado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP. Seu objetivo é publicar os resultados de pesquisas, nacionais e internacionais, por meio de artigos inéditos, revisados pelo sistema blind peer review, e assim contribuir para a divulgação da produção científica desenvolvidas nas diversas áreas relacionadas à arquitetura, ao urbanismo e ao design.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais é uma revista de acesso aberto que tem como missão publicar estudos relevantes sobre temas de planejamento e estudos urbanos e regionais e contribuir para o adensamento do debate nacional e internacional, expressando a diversidade disciplinar, temática, e conceitual do campo de conhecimento de planejamento urbano e regional. A Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais pertence a ANPUR, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, fundada em 1983, que aglutina e representa programas de pós-graduação e centros de ensino e/ou pesquisa das áreas do planejamento urbano e regional, do urbanismo, da geografia, da economia, da administração pública, das ciências sociais, do direito, do desenvolvimento regional, entre outras.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Revista Científica ANAP Brasil está direcionada para a divulgação de trabalhos científicos e para os interesses acadêmicos e profissionais relacionados a temática ambiental.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista de Arquitetura IMED (ArqIMED) recebe submissões resultantes de estudos e de pesquisas científicas com enfoque na cidade. Nesse sentido são bem vindos artigos, relacionadas principalmente às seguintes áreas temáticas: Processos de formação e de transformação das edificações e dos espaços construídos; Morfologia, usos, apropriações e/ou reusos em arquitetura e urbanismo; Relações homem-ambiente e forma-uso-eficiência; Teorias, processos, métodos, técnicas e ferramentas de projetação e de gestão das edificações e dos espaços construídos; Novas tecnologias e instrumentos de observação, simulação, representação, construção, avaliação e análises da cidade e do território.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Revista de Arquitetura e Urbanismo, editada pelo programa de pós-graduação em arquitetura e urbanismo, no portal SEER.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Revista Brasileira de Gerenciamento de Cidades está direcionada para a divulgação de trabalhos científicos e para os interesses acadêmicos e profissionais relacionados a vários temas

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Publicada desde 2003, a Risco visa ampliar o debate teórico, histórico e crítico em arquitetura e urbanismo, buscando no trabalho interdisciplinar - junto à história, à geografia, à engenharia, às ciências sociais, às artes, à filosofia e à literatura - uma renovação do olhar e das práticas da pesquisa. A revista almeja contribuir para o estreitamento do diálogo e trocas entre as pesquisas realizadas nos diversos centros e institutos de pesquisa nacionais e internacionais. A Risco, revista online e de acesso aberto que utiliza licença Creative Commons, publica artigos em português, espanhol e inglês, com periodicidade semestral.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas é uma publicação semestral de divulgação científica e tecnológica vinculada à Universidade Estadual de Londrina. Publica artigos originais e artigos de revisão (tutoriais), voltados às Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Arquitetura e Urbanismo.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Revista Téchne. Publicada pela editora PINI. Periódico com publicação mensal. OBS: SOLICITE OS DADOS DE ACESSO AO FUNCIONÁRIO.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Tessituras & Criação é uma publicação científica eletrônica, que tem como objetivo dar visibilidade aos estudos de processos de criação em arte, comunicação e ciência, destinada a pesquisadores e profissionais. A revista é resultado do trabalho do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUCSP, existente desde 1993.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Universitas:arquitetura e comunicação social é uma revista científica publicada semestralmente, com o propósito de promover o diálogo e o intercâmbio de experiências relacionadas às Ciências Sociais Aplicadas, nas linhas de pesquisa que envolvem as duas áreas. São artigos, resenhas e estudos de caso realizados por estudiosos em arquitetura e comunicação, direcionados a pesquisadores, professores e alunos. Os resultados viabilizam registros acadêmicos científicos, de forma a contribuir com a ampliação do conhecimento. Seu formato interdisciplinar permite análises abrangentes e plurais dos assuntos destacados.

[ Acessar Conteúdo ]
Acervo da Unoeste e disponibilidade na web:

Selecione a área