Você está em: Unoeste » Rede de Bibliotecas » Periódicos on-line

Livros on-line

  • Disponível na web
  • Disponível no acervo e na web


Área: Agronomia



imagem O tema que se apresenta nesta modesta obra visa a preencher, em particular, uma lacuna que se verifica ao pensar sobre lugar, seja ele qual for: físico, matemático, metafísico, enfim, trata-se de uma oportunidade para todos os interessados no assunto quando da necessidade de buscar mais informação ou, simplesmente, uma contribuição para reflexões frente as cada vez mais tangíveis preocupações ambientais.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Fixação biológica de nitrogênio tem papel essencial no ciclo N no ecossistema global. Vários tipos de bactérias fixadoras de nitrogênio são reconhecidas: a livre-vivendo bactérias no solo ou na água; bactérias simbióticas que fazem nódulos radiculares em leguminosas ou não-leguminosas; azoto associativa bactérias fixadoras que residem fora das raízes das plantas e fornece nitrogênio fixado para as plantas; bactérias fixadoras de nitrogênio endofíticas que vivem nas raízes, caules e folhas de plantas. Neste livro há 11 capítulos relacionados à fixação biológica de nitrogênio, regulação da simbiose rizóbio-leguminosa, e agricultura e ecologia de fixação biológica de nitrogênio, incluindo novos modelos de auto-regulação da nodulação em leguminosas, fixação de nitrogênio em cana endofíticos ou florestais árvores, etc.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este livro é uma coletânea de estudos sobre os desenvolvimentos dentro do campo Agroecologia . O livro inclui contribuições acadêmicas de vários autores pertinentes à Agrárias e Ciências Biológicas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O livro “Água: tratamento, efluentes e lodos” é uma obra escrita por pesquisadores de renomadas instituições públicas e privadas, preocupada em retratar vários temas que envolvem a questão da utilização da água pelo homem e dos efluentes e resíduos gerados, bem como a poluição causada por estas atividades antrópicas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O livro “Caminhos para a Sustentabilidade Urbana” tem sua importância relacionada à conscientização da comunidade que a Sustentabilidade vem agregar valor às áreas urbanas. Principalmente, vem lembrar a necessidade de equilíbrio entre o consumo de recursos naturais e a proteção e preservação do meio ambiente. Em termos gerais, pode-se dizer que assim se procura colaborar para evitar as catástrofes que podem ocorrer frente aos impactos das mudanças climáticas e vivenciar um ambiente urbano de qualidade.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Uma das questões que mais inquietam os cientistas é desvendar como a Terra transformou-se de uma massa rochosa incandescente em um planeta vivo com oceanos, continentes e seres vivos envoltos por uma camada de ar! Essa história fantástica que tem provocado muita curiosidade não se resume a uma única história, mas compreende a associação de acontecimentos expressos em várias histórias que ocorreram simultaneamente.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este livro, composto por sete artigos de diferentes autores, apresenta diversas abordagens da Educação Ambiental como estrutura básica de formação e contribuição para alcançar a sustentabilidade ambiental no processo de desenvolvimento social. Questões éticas, sociais e técnicas são tratadas sob a visão da contribuição da Educação Ambiental para formação da conscientização da necessidade de mudanças.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Existem diversas definições de Educação ambiental (EA), mas segundo o artigo 1º, da Lei Federal nº 9.795, de 27/4/99, entende-se por educação ambiental “os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos,habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”. De acordo com o Art. 225 da Constituição Federal “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A escola é um espaço privilegiado para a conscientização e o desenvolvimento do senso crítico dos alunos que visa à transformação de valores e atitudes para enfrentar os problemas socioambientais. O Livro “Educação Ambiental na Escola” elege como tema central assuntos que ampliam as práticas docentes procurando superar o conhecimento fragmentado, pois os autores entendem que a educação deve promover o conhecimento emancipatório.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Considerando que a divulgação, disseminação e democratização de informações são importantes tarefas educativas, com o livro “Educação ambiental: conceitos, metodologia e práticas”, a ANAP dá mais um passo nesse sentido, corroborando com uma de suas missões, que é a de “promover a educação ambiental, manter atenção permanente à formação de valores, atitudes e habilidades que propiciem a atuação individual e coletiva voltada para a prevenção, a identificação e a solução de problemas ambientais".

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A educação ambiental é um campo de conhecimento que vem sendo problematizada em vários contextos, principalmente a relação entre ser humano, natureza, sociedade e também educação. Portanto, devido à sua importância em nossa sociedade, é necessário estimular um processo de reflexão, a fim de conhecer experiências que envolvem essa temática e suas questões socioambientais emergentes e também para que se desenvolva uma compreensão crítica maior por parte dos leitores. Para tanto, este livro é resultado da seleção e aprimoramento dos melhores trabalhos apresentados no evento XI Fórum Ambiental da Alta Paulista que ocorreu em 2015 no município de Tupã-SP (Brasil), somado a um trabalho internacional recebido pela Universidade Nacional de Córdoba, Argentina, no início do ano de 2016.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Esta obra apresenta alguns estudos de casos voltados à acessibilidade, desenho universal e aos mobiliários urbanos presentes em praças e jardins, bem como, discute o uso e a função das áreas verdes enquanto espaços de livres de uso público. Dentre os capítulos desse livro, foram reunidos trabalhos desenvolvidos por alunos ligados a Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, a exemplo da PEU/UEM, PPGEO/UFU, PPGG/FCT-UNESP, PPGGCRC/UFG e PPU/UEM e UEL, todos reconhecidos pela CAPES e por docentes da área da arquitetura, urbanismo, engenharia civil e geografia.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este livro, composto de oito capítulos, tem como objetivo principal auxiliar os interessados no assunto de Bacias Hidrográficas, que pretendem aprofundar seus conhecimentos sobre o tema atual de suma importância. Nos últimos anos, tem-se constatado acentuada ocorrência de estudos sobre o assunto, pois as regiões das bacias vêm sofrendo enormes alterações provocadas pelas atividades humanas, pela conversão das paisagens naturais para outros usos da terra, como, por exemplo, áreas de cultivo de cana-de-açúcar.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Esta publicação apresenta 11 capítulos na forma de artigos sobre “Estudos Ambientais Aplicados em Bacias Hidrográficas”, organizada por Leonice Seolin Dias e Sandra Medina Benini, da Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP).

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este livro aproxima um pouco mais a ciência do conhecimento sobre a produção e gestão do espaço urbano. O livro é fiel a seu título, pois a abordagem interdisciplinar é praticada nas coautorias de diversas composições de áreas do conhecimento. Assim, congrega pesquisadores de diversos campos do saber, conforme a organização ainda disciplinar da formação de nível superior, mas que apresentam resultados do desafio da pesquisa interdisciplinar.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Visando a ampliar e aprofundar sua visão de mundo, recomendo ao leitor/pesquisador a viajar na leitura e reflexão nos diversos capítulos desta obra que, de maneira inteligente, apaixonante e comprometida, o fará ver além do visível que está posto nas discussões e resultados aqui sistematizados.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este livro traz ao leitor exemplos da aplicação de técnicas de geoprocessamento para a elaboração de análises ambientais. A partir dos capítulos apresentados, se tomará conhecimento de como tecnologias modernas podem ser utilizadas para espacializar dados e informações que permitem a avaliação das condições do ambiente em áreas de interesse, localizando onde está cada característica, possibilitando as intervenções necessárias nos lugares que delas precisam.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O livro “Geotecnologia aplicada no planejamento ambiental de bacias hidrográficas” apresenta uma coletânea de trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Geotecnologia, Geoprocessamen, Sensoriamento Remoto e Topografia (GEPEGEO), cadastrado no CNPQ desde 2007, sobre estudos de tecnologias para coleta, processamento, análise e disponibilização de informação dos processos que ocorrem na unidade territorial de bacias hidrográficas e municipais.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A sociedade, a cada dia, torna-se mais consciente da necessidade de ações que visem a manutenção do meio e a sustentabilidade de suas ações através, da conservação e preservação da biodiversidade, da reciclagem das matérias-primas, da redução intensa do impacto humano sobre os recursos naturais. O presente trabalho apresenta um compêndio de conceitos, ferramentas e instrumentos para nortear os pesquisadores no desenvolvimento e da formação do conhecimento em gestão ambiental.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A gestão dos recursos hídricos comtempla um conjunto de ações e medidas destinadas a regularizar o uso, o manejo e a proteção dos corpos d´água. Para se obter uma gestão eficiente dos recursos hídricos é necessário a integração de projetos e atividades que visem avaliar e promover a recuperação e preservação da qualidade e quantidade dos recursos hídricos. O livro “Gestão e Qualidade dos Recursos Hídricos: Conceitos e Experiências em Bacias Hidrográficas” apresenta estudos, projetos e propostas de avaliação e recuperação de recursos hídricos em bacias hidrográficas brasileiras, além de abordar temas relacionados a fontes de poluição, uso e ocupação do solo, vegetação ciliar, tratamento de águas residuárias e qualidade de água.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A sustentabilidade da irrigação e drenagem em suas muitas variantes e restrições, como a disponibilidade de água como um recurso, equilíbrio ecológico, impactos sócio-culturais, e os efeitos das alterações climáticas, estão nas estratégias adotadas. Manteve-se sempre um desafio para os usuários de águas de irrigação, para manter a sustentabilidade em qualidade e quantidade.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Os trabalhos de laboratório, muitas vezes solitário ou em equipe, requerem planejamento e disciplina visando análises precisas e confiáveis. Para análises bioquímicas em tecidos vegetais, por exemplo, faz-se necessário uma gama de procedimentos que vão desde a coleta e processamento, até a melhor maneira de armazenar os extratos e por fim a análise da atividade enzimática ou teor de compostos e macromoléculas de interesse biológico. Este livro foi proposto como desafio para os alunos da disciplina Tecnologia de Enzimas (FCA/UNESP- Campus de Botucatu), como parte de suas atividades acadêmicas. Desafio aceito, o texto foi organizado em capítulos, os quais descrevem diferentes temas e suas metodologias utilizadas em aulas práticas. Esperamos que o texto possa servir de apoio àqueles que necessitem iniciar ou dar continuidade a trabalhos que envolvam análises bioquímicas em tecidos vegetais.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A análise bromatológica, dentro do contexto da química analítica aplicada, desempenha importante papel avaliador da qualidade e segurança dos alimentos. Em determinados momentos, a sua utilização torna-se decisiva para equacionar e resolver problemas de saúde pública e também para definir e complementar ações de vigilância sanitária. Atua, também, como coadjuvante nas inovações tecnológicas de alimentos. Devido à complexidade da sua constituição orgânica, os alimentos muitas vezes são considerados matrizes difíceis de serem manipuladas; o analista deverá estar devidamente treinado, e somente a experiência apreendida ao longo dos anos poderá fornecer segurança analítica. Dentre os requisitos essenciais para evidenciar a qualidade de um trabalho laboratorial e fornecer confiabilidade aos resultados emitidos, a escolha adequada de metodologia analítica é, sem dúvida nenhuma, de grande relevância. De nada adianta um laboratório dispor de instalação e equipamentos de ponta, se o método analítico selecionado não for apropriado.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O estudo do verde é de fundamental importância para se entender a organização do espaço tanto rural, quanto urbano. No semiárido do nordeste do Brasil, por exemplo, especificamente em áreas do Agreste de Pernambuco verificase que, em ambos os espaços urbano e rural, há uma nítida falta de conexão entre o verde e o homem devido ao fato de se perceber que os elementos componentes da flora nativa e da paisagem típica dos sertões, passam a dar lugar ao exotismo das palmas e gramíneas para a formação de pastagens nas áreas rurais enquanto que na area urbana, a arborizacao e o paisagismo passam a ser compostos, predominantemente, de exóticas nas calçadas e outros espaços públicos ficando os cultivos de plantas nativas ou não, ornamentais ou medicinais restritas aos quintais e jardins, os quais se aproximam da flora local.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A agricultura orgânica combina tradição, inovação e ciência para beneficiar o meio ambiente compartilhado e promove relações justas e uma boa qualidade de vida. Este livro é uma compilação de 11 capítulos voltados para o desenvolvimento da agricultura orgânica, o papel da sustentabilidade no ecossistema e comunidade social, a análise dos impactos ambientais do sistema de agricultura biológica e sua comparação com o convencional, tecnologias de colheita crescimento e controle de plantas daninhas, orgânico produção, a tecnologia de micro-organismos eficaz.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Aspectos tóxicos contém uma visão geral de pesquisadores atraentes de toxicologia pesticida que abrange os efeitos nocivos de agentes químicos comum de pesticidas utilizados todos os dias nas nossas práticas agrícolas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O Brasil vive um momento ímpar na sua história, um momento de consolidação de um governo democrático e popular que abre o caminho para a participação e o controle social sobre as políticas públicas, de modo que se estabeleçam possibilidades concretas para que o aparato estatal e os serviços públicos em geral fiquem à disposição da população, particularmente daqueles segmentos até então alijados do processo de desenvolvimento. É neste marco de reconstrução do Estado democrático que as atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ater, em suas várias modalidades (voltada para agricultores familiares, assentados, quilombolas, pescadores artesanais, povos indígenas e outros), passaram a ser coordenadas pela Secretaria da Agricultura Familiar – SAF, do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, como estabelece o Decreto nº 4.739, de 13 de junho de 2003. Esta nova responsabilidade da SAF/MDA ocorre justamente quando o imperativo socioambiental, as novas exigências da sociedade e os papéis que deve assumir o Estado diante do desafio de apoiar estratégias de desenvolvimento sustentável, determinam a necessidade de implantação de uma renovada e duradoura política de Assistência Técnica e Extensão Rural. A nova Ater nasce a partir da análise crítica dos resultados negativos da Revolução Verde e dos problemas já evidenciados pelos estudos dos modelos convencionais de Ater baseados no difusionismo, pois só assim o Estado poderá oferecer um instrumento verdadeiramente novo e capaz de contribuir, decisiva e generosamente, para a construção de outros estilos de desenvolvimento rural e de agricultura que além de sustentáveis possam assegurar uma produção qualificada de alimentos e melhores condições de vida para a população rural e urbana.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Conjuntura econômica da soja e metodologia de avaliação da qualidade, Características fisiológicas da semente: vigor, viabilidade, germinação, danos mecânicos tetrazólio, deterioração por umidade tetrazólio, dano por percevejo tetrazólio e sementes verdes, Características físicas da semente: dano mecânico não aparente, densidade e peso de 1000 sementes, Avaliação da mistura genética das amostras de sementes, Características sanitárias da semente: fungos, bactérias e insetos-praga, Características físico-químicas das sementes de soja: teor de proteína, teor de óleo, acidez do óleo e teor de clorofila, Resultados da classificação comercial, conforme Regulamento Técnico da Soja da Instrução Normativa Nº 11, de 15 de maio de 2007, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para amostras de Sementes de Soja, Características físicas do grão: dano mecânico não aparente, dano mecânico pelo teste de tetrazólio e grãos partidos, Características fisiológicas do grão: dano por umidade tetrazólio, dano por percevejo tetrazólio e grãos verdes, Características físico-químicas e tecnológicas dos grãos: teor de proteína, teor de óleo, acidez do óleo e teor de clorofila, Resultados da classificação comercial, conforme Regulamento Técnico da Soja da Instrução Normativa Nº 11, de 15 de maio de 2007, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para amostras de grãos, Presença de fungos, bactérias e insetos-praga nos grãos de soja

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este livro nos traz uma série de trabalhos de pesquisa os quais nos levam a (re) pensar sobre a cidade na qual escolhemos para viver. (Re) pensar sobre as formas de ocupação e o desenho urbano dos seus espaços, sobre a qualidade de vida urbana, sobre o tratamento dado ao patrimônio cultural e natural, sobre a habitação da maioria da população, sobre novas formas de participação da sociedade nos processos de planejamento e de projeto, sobre metodologias de planejamento mais eficazes, sobre o “outro” nos projetos de intervenção urbana, enfim (re) pensar uma cidade mais sustentável e mais humanizada.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A presente obra é fruto de uma profunda reflexão da autora, como pesquisadora, e profissional militante no campo do Direito Urbanístico, com grande experiência na gestão municipal de políticas públicas habitacionais. Poucos são os trabalhos que fazem um diálogo interdisciplinar que permita ao leitor compreender as distintas dinâmicas entre o viés jurídico, político-urbanístico e ambiental, na questão da reforma urbana e a problemática socioambiental decorrente da ocupação dos assentamentos irregulares em APP – áreas de Preservação Permanente, e que ofereçam um aprofundamento da análise deste confronto de interesses, de forma tão abrangente e ao mesmo tempo tão detalhado como o faz a autora nesta obra, elucidando questões complexas como a vulnerabilidade das classes menos favorecidas frente a gestão equivocada das políticas habitacionais e a desconsideração aos impactos ambientais urbanos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Os problemas relacionados à produção de resíduos sólidos urbanos, o popular “lixo”, vem despertando o interesse de diferentes profissionais e podem ser abordados sob diferentes enfoques: o ambiental, o social, o da educação ambiental e do econômico. Este livro foi organizado pela ANAP – Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista, que tem importante atuação na cidade de Tupã (SP) e região e nos apresenta textos que são resultados de pesquisas realizadas e que refletem a importância de se estudar os resíduos sólidos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O livro “Riscos e Vulnerabilidades Ambientais” consiste em mais uma importante iniciativa da ANAP em promover publicações que trazem contribuições significativas em estudos ambientais e que sejam de cunho interdisciplinar. A temática que engloba os riscos e vulnerabilidade deve ser necessariamente composta por pesquisas e experiências que contemplem as mais diversas ciências e áreas de conhecimento, por se tratar de conceitos muito amplos e abrangentes.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este livro tem o objetivo de descrever, de forma detalhada, as principais metodologias utilizadas para análise de sementes. Sendo assim, estão descritos e algumas vezes ilustrados, os procedimentos de: amostragem e preparo de amostras, análise física e fisiológica, testes de vigor, avaliação da viabilidade, testes rápidos. Além disso, constam anexos com recomendações para análise de amostras de sementes provenientes das culturas mais utilizadas comercialmente. Espera-se que, através desta obra, o aluno possa aprender a realizar análises de sementes nos seus trabalhos acadêmicos e, também, como profissional no mercado de trabalho.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Analisa-se o desempenho recente, pós 1990, do Sistema de Produção Agropecuário Brasileiro, detalhando alguns resultados econômicos e sociais alcançados e discorrendo sobre suas prováveis causas explicativas, com destaque para a Política Agropecuária. Leva-se em conta o relativamente alto nível de participação que o Brasil conquistou no mercado agrícola mundial, através da exportação de ampla gama de produtos, alguns não tipicamente tropicais. Considera-se também o conceito de sistema produtivo, com a produção agropecuária apresentando fortes ligações com ramos industriais e de serviços a seu montante e a seu jusante.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A utilização de substratos para a produção de culturas hortícolas com qualidade. Nesta obra fornece informações úteis sobre as técnicas de cultivo de culturas hortícolas usando ou substratos orgânicos ou inorgânicos inertes e também no uso de substratos constituídos de materiais disponíveis localmente.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O livro “Uso de Sistemas de Informação Geográfica na Análise Ambiental em Bacias Hidrográficas” demonstra como a utilização de técnicas geoespaciais, tais como o Sensoriamento Remoto e o SIG, pode auxiliar no planejamento ambiental no âmbito da bacia.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este livro é uma coletânea sobre os desenvolvimentos dentro da biologia das plantas daninhas e controle do campo de estudo. O livro inclui contribuições acadêmicas de vários autores pertinentes à Agrárias e Ciências Biológicas

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Preservação dos recursos de germoplasma de plantas é de vital importância para a humanidade para fornecer alimentos e segurança do produto no processo de globalização e os avanços tecnológicos do século 21.

[ Acessar Conteúdo ]
Acervo da Unoeste e disponibilidade na web:

Selecione a área