Você está em: Unoeste » Rede de Bibliotecas » Periódicos on-line

Periódicos on-line

  • Disponível na web
  • Disponível no acervo e na web


Área: Educação Física



imagem Fundada em 1939, a ENEFD, como era chamada quando pertencia à Universidade do Brasil, foi pioneira na formação de professores de Educação Física no território nacional. Constituiu-se, também, em uma das primeiras instituições de ensino de Educação Física a editar um periódico científico na área, intitulado “Arquivos da ENEFD”. O antigo periódico teve 20 números editados, no período de 1945 a 1972, além de uma outra edição mais recente publicada na década de 80. Ao completar 66 anos de tradição de ensino em Educação Física, a EEFD lança o novo periódico oficial da Escola, ARQUIVOS em MOVIMENTO. Esse título foi pensado para unir três idéias centrais que nortearam sua idealização: a) fazer uma homenagem à revista ARQUIVOS; b) demonstrar a idéia de continuidade e de constante transformação; c) divulgar pesquisas relacionadas ao movimento, a essência da Educação Física. Respeitando a periodicidade semestral do periódico, foram lançados os números 1 e 2, do primeiro volume, em 2005, alcançando importante repercussão no cenário acadêmico da Educação Física. Em 2006, após avaliação do primeiro ano de circulação da revista, optou-se por implantar uma mudança significativa, a transformação em revista eletrônica.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O Caderno de Educação Física e Esporte tem como propósito publicar estudos originais e inéditos com reconhecido rigor teórico, metodológico e relevância científica, que fundamentem e incentivem o debate sobre fenômenos con­cernentes à Educação Física, Esporte, Lazer e Saúde. O periódico destina-se a pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação na área das ciências do movimento humano, educação e saúde.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Contribui com a consolidação e desenvolvimento do campo de conhecimento da Saúde Coletiva, afirmando seu caráter multidisciplinar e seu compromisso com as transformações sociais, que resultam em benefícios para a saúde das populações humanas, através da divulgação de estudos originais teóricos e / ou aplicados que são interessante para a saúde pública.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Editada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva/Abrasco, a Revista Ciência & Saúde Coletiva – criada ao final de 1996 - é um espaço científico para discussões, debates, apresentação de pesquisas, exposição de novas ideias e de controvérsias sobre a área. Desde sua origem, Ciência & Saúde Coletiva cumpre fielmente requisitos de periodicidade e de normalização para publicação científica seguindo as regras da Convenção de Vancouver que são habitualmente utilizadas pelas áreas de medicina e saúde pública. A partir de 2011, ela passa a ser mensal, publicando 12 números anuais. Em cada número há sempre 10 a 12 textos temáticos e cerca de 20 outros sobre temas variados, opiniões e resenhas, num total de 30 artigos, dos quais o primeiro é sempre um debate sobre o tema que está em pauta. Em 2016, foram divulgados 374 artigos e mais de 1.000 investigadores tiveram oportunidade de expor suas investigações e suas reflexões sobre a área de saúde coletiva. Houve, no decorrer da história da Revista, um crescimento visível de participação de autores nacionais e internacionais e do número de artigos publicados. O periódico recebe diversas colaborações de pesquisadores de países de língua inglesa, francesa e espanhola. Desde 2014, o periódico publica a versão impressa em português e a versão online, na base de dados Scielo, em português e inglês. Ciência & Saúde Coletiva recebe em média acima de 3500 artigos por ano.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Colloquium Vitae é um periódico científico editado pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), cujo objetivo é divulgar trabalhos científicos nas áreas de Ciências da Saúde e Biológicas, atendendo a comunidade acadêmica das diversas instituições nacionais e internacionais. A Colloquium Vitae é indexada em bases de periódicos nacionais e internacionais, e conveniada ao CrossRef, contando com o número identificador de objetos digitais (DOI) e Qualis CAPES. A Colloquium Vitae é uma publicação com periodicidade quadrimestral em versão eletrônica (online ISSN: 1984-6436) completa, com livre acesso, disponível na página da UNOESTE (http://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/cv/index), onde são realizadas também as submissões de artigos. Não há custos para os autores para os processos de avaliação e publicação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Conexões é uma publicação da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas que tem por objetivo publicar pesquisas científicas sobre temas relacionados à Educação Física em interface com as Ciências Humanas, Sociais, Exatas e da Saúde.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília disponibiliza para a comunidade acadêmica-científica o periódico eletrônico “Educação Física em Revista”, publicação digital cujo objetivo é divulgar, incentivar, estimular e difundir temáticas e assuntos deste campo de conhecimento. A revista possui o propósito e o compromisso de assegurar e incentivar, de forma sistemática e permanente, a produção e divulgação do saber para as áreas de Graduação, Mestrado e Doutorado desta área e afins.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A publicação visa superar o fosso entre o treinamento e a ciência do esporte. O periódico integra a teoria e a prática na ciência do esporte, promove a reflexão crítica da prática de treinamento e avalia crenças comumente aceitas sobre a eficácia do treinamento e o aprimoramento do desempenho.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Licere é um periódico especificamente dedicado a discutir a temática Lazer, em suas múltiplas dimensões e a partir de uma ótica multidisciplinar. Foi lançado com dois intuitos básicos: a) preencher uma lacuna na área, uma vez que não existiam, em nosso País, publicações periódicas dedicadas exclusivamente ao assunto; b) contribuir para o avanço das discussões ao dar visibilidade à crescente produção acadêmica (seja eminentemente teórica, fruto de discussões conceituais e pesquisas realizadas; ou resultado de reflexões entabuladas a partir de experiências de intervenção), reflexo do aumento do número de teses de doutorado, dissertações de mestrado, monografias de especialização e graduação, assim como da ação de grupos de pesquisas organizados. Assim, a revista Licere busca alcançar dois objetivos básicos: a) registrar, difundir e compartilhar publicamente o conhecimento construído na área do Lazer; b) contribuir com o avanço qualitativo dos estudos e experiências desenvolvidas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem MOTRIVIVÊNCIA é um periódico científico do campo do conhecimento que engloba a Educação Física, Esporte e Lazer, de circulação quadrimestral (a partir de 2015). É ligada ao LaboMidia - Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva - www.labomidia.ufsc.br - e tem o apoio do NEPEF/CDS/UFSC - Núcleo de Estudos Pedagógicos da Educação Física do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina e do Portal de Periódicos da Biblioteca Universitária da UFSC

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Motriz. Revista de Educação Física. UNESP é um periódico científico trimestral, arbitrado e indexado, publicado pelo Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências, do campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, estado de São Paulo, Brasil. Na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq está classificado em Ciências da Saúde - 4.09.00.00-2 - Educação Física. Motriz adota a filosofia de acesso aberto, permitindo o acesso gratuito e irrestrito ao seu conteúdo. Adota também a política de auto-arquivamento através da submissão on-line dos originais pelo(s) próprio(s) autor(es) dos trabalhos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Movimento é uma publicação da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que tem por objetivo publicar pesquisas científicas sobre temas relacionados à Educação Física em interface com as Ciências Humanas e Sociais, em seus aspectos pedagógicos, históricos, políticos e culturais.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Periódico científico da Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Federal de Goiás. ISSN (Impresso) 1415-4676; ISSN (Eletrônico) 1980-6183.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (RBCEH) é uma publicação científica do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (ppgEH) e da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEEF) da Universidade de Passo Fundo (UPF), apresentada em versão impressa e em versão online. Foi criada em 2004, com periodicidade semestral até 2008, passando a ser quadrimestral a partir do ano de 2009. Publica artigos originais e inéditos de pesquisa e desenvolvimento em português, espanhol e inglês, que representem contribuição efetiva para a área das ciências do envelhecimento humano, bem como de temas de interesse e afins. A revista pretende ser um veículo dos acontecimentos científicos, culturais e, mesmo, éticos em torno das questões do envelhecimento humano, aberta e crítica; ao mesmo tempo, quer contribuir para a melhoria das condições de vida da população.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Brasileira de Futsal e Futebol (RBFF) é uma publicação do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX), é de periodicidade quadrimestral, com publicação de artigos científicos, fruto de pesquisas e estudos de cientistas, professores, estudantes e profissionais que lidam com o Futsal, o Futebol e a Pedagogia do Esporte no sentido da aprendizagem, da iniciação e do alto rendimento no âmbito do esporte, da educação e da sociedade.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Brasileira de Nutrição Esportiva (RBNE) é uma publicação do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX), é de periodicidade bimestral, com publicação de artigos científicos, fruto de pesquisas e estudos de cientistas, professores, estudantes e profissionais que lidam com a Nutrição e a Suplementação com fundamentação na fisiologia humana no âmbito do esporte, da estética, da educação e da saúde.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento (RBONE) é uma publicação do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX), é de periodicidade bimestral, com publicação de artigos científicos, fruto de pesquisas e estudos de cientistas, professores, estudantes e profissionais que lidam com a Epidemiologia da Obesidade, da Nutrição Humana com fundamentação na fisiologia humana no âmbito da saúde, do esporte, da educação e da estética.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício (RBPFEX) é uma publicação do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX), é de periodicidade bimestral, com publicação de artigos científicos, fruto de pesquisas e estudos de cientistas, professores, estudantes e profissionais que lidam com a Prescrição do Exercício Físico com parâmetros na fisiologia do exercício, do esforço e humana no âmbito da saúde, do esporte, da educação, e do lazer.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Trata-se de um periódico multidisciplinar trimestral de acesso aberto, revisado por pares e sem ônus para o autor. Publica artigos de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde. Suas seções são constituídas por artigos originais, artigos de revisão, ensaios, entrevistas, imagens comentadas, notas de conjuntura, relatos de experiência e resenhas de livros e de produções audiovisuais.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte tem por missão divulgar a produção científica da área de Educação Física e Esporte. Editada sob a responsabilidade institucional da Faculdade de Educação Física da Universidade Presbiteriana Mackenzie, adota a filosofia de "acesso aberto", permitindo o acesso gratuito e irrestrito ao seu conteúdo. Aceita colaborações referentes a pesquisas originais e inéditas prioritariamente na forma de artigos originais, mas também há espaço para artigos de revisão e ensaio. As grandes áreas de interesse da REMEFE são: Dimensões Pedagógicas e Sociais da Educação Física e Esporte e Dimensões Biodinâmicas da Educação Física e Esporte.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A missão da RBCM é disseminar a produção científica nas áreas da atividade física, do exercício e do esporte, através da publicação de resultados de pesquisas originais e de outras formas de documentos que contribuam para o conhecimento fundamental e aplicado no âmbito das Ciências da Saúde. ISSN: 0103-1716

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Brasileira de Ciências da Saúde é uma publicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS que possui a missão de divulgar o conhecimento científico da Área das Ciências da Saúde, com visão na abordagem interdisciplinar e que permita a existência de várias perspectivas teórico-metodológicas, na prerrogativa da qualidade de vida, promoção e manutenção da saúde, considerando as possibilidade específicas e inter-relacionadas do campo de conhecimento da Área.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Editada pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), A Revista Brasileira de Ciências do Esporte (ISSN 0101-3289, eISSN 2179-3255) é um dos mais tradicionais e importantes periódicos científicos brasileiros na área de Educação Física/Ciências do Esporte, indexada em indicadores internacionais, reconhecida como B2 no sistema de avaliação Qualis/Capes (2007). Publicada quadrimestralmente, tem como atuais editores os professores Dr. Alexandre Fernandez Vaz, Dr. Felipe Quintão de Almeida e Dr. Jaison José Bassani.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O objetivo da Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano é disseminar pesquisas científicas originais que contribuam para o avanço das Ciências do Movimento Humano, com ênfase na cineantropometria, tanto em seus aspectos morfológicos e funcionais, quanto nos fatores condicionantes do desempenho físico. O índice H se calculado pelo "Publicar ou Perecer" o "Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum" atingiu H 34 e Impacto Fator do SciELO 0.26 (Data da consulta: 2017-12-02). Atualmente está indexado em algumas das bases de dados internacionais mais influentes como Elsevier (SCOPUS), SCImago ( H 15; SJR: 0,24) , Google Scholar (H5 mediana: 19), DOAJ. Este é um jornal revisado por pares.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Brasileira de Educação Física e Esporte é uma publicação da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, e tem por objetivo publicar pesquisas que contribuam para o avanço do conhecimento acerca do movimento humano relacionado à Educação Física, Esporte e áreas afins.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Missão: Disseminar a produção cientifica nas áreas de ciências do exercício e do esporte, através da publicação de resultados de pesquisas originais e de outras formas de documentos que contribuam para o conhecimento fundamental e aplicado em atividade física, exercício e esporte no âmbito das ciências biológicas e da medicina.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Brasileira em Promoção da Saúde (RBPS) foi fundada em 1984 e baseia-se na Promoção da Saúde, contemplando políticas públicas, ambientes saudáveis, capacitação comunitária, desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas e reorientação de serviços de saúde. Publica artigos com abordagens quantitativa e qualitativa, pesquisas de natureza descritiva, analítica, estudos clínicos, epidemiológicos e ambientais, que tenham como objetivo final a divulgação do conhecimento científico em Promoção da Saúde e em Saúde Pública/Coletiva.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Trata-se de um periódico semestral que objetiva constituir-se em um instrumento de comunicação, divulgação e intercâmbio de práticas, reflexões e resultados de pesquisas no Campo da Saúde. Publica e dissemina produtos do trabalho científico que sejam relevantes para a Saúde, provenientes das atividades de ensino e pesquisa oriundos da produção de docentes e pesquisadores.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Segurança Alimentar e Nutricional é semestral e publica contribuições cientificas originais, revisões, discussões e debates sobre a temática da segurança alimentar e nutricional (incluindo aspectos socioeconômicos, tecnológicos e de gestão relevantes para área de forma geral). Desde 2015 a Revista integra o Portal de Periódicos Eletrônicos da UNICAMP e a partir de 2016 os artigos publicados passarão a ter DOI (Digital object identifier) tornando mais fácil a busca e disseminação dos trabalhos publicados.

[ Acessar Conteúdo ]
Acervo da Unoeste e disponibilidade na web:

Selecione a área