Você está em: Unoeste » Rede de Bibliotecas » Periódicos on-line

Periódicos on-line

  • Disponível na web
  • Disponível no acervo e na web


Área: Artes Visuais



imagem A "Alfa: Revista de Linguística", financiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – publica trabalhos inéditos de professores e pesquisadores, vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais. A revista edita artigos, retrospectivas, resenhas, entrevistas e traduções vinculados a todas as linhas de pesquisa dos Estudos Linguísticos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Ambivalências é uma publicação semestral de divulgação científica mantida pelo Grupo de Pesquisa “Processos Identitários e Poder” (GEPPIP). O GEPPIP foi criado em 2010 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia – PPGS da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sendo composto por discentes e docentes do Brasil e Portugal. A Revista Ambivalências publicou o seu primeiro número em janeiro de 2013 e a partir do 2º número (jul-dez/2013) o projeto editorial da Revista passou a ser constituído por dossiê, sessão livre de artigos e resenhas. Desde então os dossiês têm sido organizados por pesquisadores que atuam no âmbito nacional e internacional. A Revista Ambivalências tem como objetivo reunir e divulgar estudos que abordam a temática das identidades como expressão de relações de poder produtoras de classificação, hierarquização e transgressão social, de modo a trabalhá-la em suas conexões empíricas, teóricas e metodológicas. Desta maneira, a Revista Ambivalências busca ampliar a difusão dos estudos que dão conta de realidades caracterizadas pela intersecção entre a dimensões políticas e culturais da vida social contemporânea, tomando como base as novas formas de relações de dominação de um mundo marcado pela fragmentação e descentramento identitário.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista ARJ - ART RESEARCH JOURNAL/REVISTA DE PESQUISA EM ARTES tem o objetivo de socializar resultados da pesquisa em artes para a comunidade artística, acadêmica e científica. A missão da revista ARJ é divulgar material de referência sobre pesquisa em artes e pesquisa artística para os cursos de graduação dos países de língua portuguesa e, ao mesmo tempo, promover a produção brasileira junto à comunidade acadêmica internacional.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Ars é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo que reúne trabalhos relevantes no debate da arte produzidos no meio universitário e fora dele. Propõe um foco ampliado na abordagem conforme, ademais, as exigências da própria produção artística contemporânea. Com isso, objetiva contribuir no debate cultural para além dos muros da universidade e interrogar as próprias perspectivas da arte no contexto contemporâneo. Ao mesmo tempo, valoriza a área teórica e a contribuição de disciplinas mais antigas, como a filosofia, a estética e a história da arte, ainda que frequentemente se trate de confrontar ou apontar os limites dessa tradição em face dos desafios da situação contemporânea. Ars tem interesse em divulgar, ao lado dos trabalhos dos artistas, críticos, historiadores de arte e alunos de pós-graduação do Departamento de Artes Visuais colaborações de pesquisadores, artistas, intelectuais e outros profissionais do meio artístico, favoráveis à experimentação e à pesquisa teórica especializada.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Revista de História, Cultura e Arte é uma publicação semestral do Instituto de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia. Fomenta o diálogo interdisciplinar entre História, as Artes e a Cultura em geral. Seus eixos de interesse se apóiam nas relações entre História e distintos campos de produção cultural, como cinema, teatro, literatura, música, artes visuais, arquitetura e demais áreas das humanidades.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Aurora é uma revista eletrônica digital com periodicidade quadrimestral do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política – NEAMP - tem como objetivo a divulgação, difusão e produção de pesquisadores, artistas e profissionais, de forma geral, que atuam nas áreas comuns da arte, da mídia e da política. Situa-se no campo da política, buscando ampliar essa área de conhecimento com interfaces na mídia e na arte. Diante das diferentes modalidades da produção, disseminação e consumo da informação, a análise e o debate voltados aos meios de comunicação de massa e a cultura tornam-se relevantes para explicitar as tramas que envolvem os indivíduos e as instituições na contemporaneidade. Nesse sentido, a Aurora tem como objetivo central ampliar a difusão e produção de pesquisadores inseridos do Brasil e do exterior.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A BOCC constitui um repositório de trabalhos científicos na área das Ciências da Comunicação. Reúne teses de doutoramento, dissertações de mestrado, artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, entre outros.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Cadernos de Arte e Antropologia é uma revista semestral que enfoca os campos de ligação entre as ciências sociais e as artes. A revista publica, com um sistema de arbitragem por pares, tanto artigos científicos "convencionais" como conteúdos textuais, audiovisuais e multimídia que não se enquadram nos meios habituais da comunicação acadêmica, sempre que estes contribuam decisivamente para debater e questionar as fronteiras entre o campo científico e o artístico, entre o analítico e o sintético, entre o visual e o textual.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Revista do Programa de Pos-Graduacao em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia voltada para publicação dos resultados das pesquisas desenvolvidas no Mestrado em Artes Visuais.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Canva é um site que oferece acesso a guias, artigos, tutoriais e dicas de design. Possui mecanismos para desenvolvimento de layouts e materiais gráficos. Conteúdo de nível básico de acesso gratuito.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Concinnitas é uma publicação semestral do Instituto de Artes da UERJ, criada em 1996 e, a partir de 2005, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES). O termo Concinnitas, extraído dos tratados de Leon Battista Alberti, refere-se a uma teoria arquitetônica baseada no equilíbrio, refletindo política editorial de independência acadêmica e rigor científico, mas também disponibilidade para novas proposições artísticas e debates teóricos. O objetivo de difundir conhecimento faz da revista um espaço de incentivo à pesquisa e à produção no campo da criação, da fruição e da reflexão sobre arte e cultura. Assim, Concinnitas pretende responder à necessidade de formação de artistas, docentes e pesquisadores, bem como do público em geral, atendendo à demanda crescente de profissionalização, aperfeiçoamento e especialização, e contribuindo para melhorar qualitativamente a produção, a pesquisa e o ensino.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Contemporâneos – Revista eletrônica de Artes e Humanidades – especializada em fenômenos ligados à História do Tempo Presente (século XX e XXI) – recebe em fluxo contínuo artigos, resenhas, opiniões e ensaios críticos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Cultura Visual, produzida prioritariamente na versão eletrônica, é editada semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia e dedica-se à publicação de artigos, resenhas e entrevistas inéditos de autores selecionados, entrevistas, bem como textos de autores convidados pelo Conselho Editorial. Trata-se de um projeto editorial contínuo e sistemático que vem contribuindo há mais de uma década para o intercâmbio de pesquisadores e para a difusão da pesquisa em artes visuais.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Educação: TEORIA E PRÁTICA é uma publicação quadrimestral do Departamento de Educação - IB - UNESP/Campus de Rio Claro, criada como um instrumento para o diálogo e discussão, entre professores, pesquisadores, especialistas em educação e alunos. Enquanto veículo de difusão científica e cultural tem por objetivo divulgar trabalhos e experiências que contribuam para o conhecimento teórico e prático da educação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem ENSINO EM RE-VISTA é um Periódico científico dirigido a pesquisadores, professores e estudantes da área da Educação. Divulga artigos que versam sobre resultados de pesquisas e ensaios originais. Divulga resenhas de livros e traduções. Anualmente, publica um dossiê temático, organizado por pesquisadores da área-tema, trazendo artigos de especialistas convidados – brasileiros e estrangeiros – e abarcando assuntos de interesse e discussão atuais de diversas áreas da Educação

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Lançada em 1993, a revista Estudos em Design – primeira publicação de natureza acadêmica e científica sobre Design do Brasil – já veiculou centenas de artigos e vem propiciando a troca de informações entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais, e contando com a participação da maioria das instituições de ensino e pesquisa em Design. Os artigos publicados na revista refletem também um quadro nacional de pesquisa em design feitas em diversas instituições com pós-graduação, sejam da área de design ou em áreas afins.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Fênix – Revista de História e Estudos Culturais é uma publicação eletrônica do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC), da Universidade Federal de Uberlândia. Tal iniciativa tem como objetivo dinamizar o diálogo intelectual entre pesquisadores que atuam em diferentes regiões do país e no exterior, bem como fomentar a interlocução entre distintas áreas das humanidades.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Helena é uma publicação trimestral da Secretaria de Estado da Cultura e da Biblioteca Pública do Paraná

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Missão: Divulgar conhecimento produzido por docentes, discentes e demais profissionais das áreas de Letras, Artes e Comunicação. Objetivos: a) Proporcionar à comunidade acadêmica um espaço de incentivo à pesquisa e à criação, nas áreas de Letras, Artes e Comunicação. b) Impulsionar a criação e divulgação do conhecimento proporcionado a partir do estudo, debate e trabalho científico; c) Incentivar o estudo e a prática de pesquisa nas áreas de Letras, Artes e Comunicação, entre o corpo discente e docente da Universidade Regional de Blumenau. Público Alvo: Acadêmicos e professores de graduação e pós-graduação das áreas de Letras, Artes e Comunicação, das diversas instituições de ensino superior do país. Comunidade acadêmica em geral do Brasil e exterior. Acadêmicos e professores de graduação e pós-graduação da Universidade Regional de Blumenau.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Linhas é publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade do Estado de Santa Catarina, desde o ano 2000; sendo que, desde 2015, vem sendo publicada quadrimestralmente. Tem como finalidade veicular a produção científica interdisciplinar da comunidade acadêmica nacional e internacional, da área de Educação, a fim de contribuir para o desenvolvimento da ciência e do saber.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Trata-se de uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina. Existe desde 2004, inicialmente na forma impressa e depois apenas em modo eletrônico a partir de 2009. Trata-se de uma revista digital sem fins lucrativos e concebida para ser um veículo de divulgação de pesquisas e produção de conhecimento.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Paralaxe é uma revista eletrônica com periodicidade anual. Tem como objetivo promover e divulgar pesquisas produzidas no campo dos estudos em Estética e Filosofia da Arte e assim incentivar estudos bem como formar pesquisadores nessa área. Está aberta a outras áreas que têm como foco as diversas produções artísticas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Porto Arte integra o programa editorial do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem como missão principal estimular a reflexão em e sobre as artes visuais. A ênfase recai no moderno e no contemporâneo e divulga resultados de pesquisas de artistas, curadores, historiadores, teóricos e críticos da arte, conceituados, nacionais e internacionais.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A equipe editorial da Revista Rebento assume como prioridade a publicação de pesquisas acadêmicas e artísticas originais e inéditas, resultantes do trabalho de artistas-educadores-pesquisadores nacionais e internacionais. Junto a essa produção e a ensaios visuais, são incluídas republicações de textos essenciais às áreas das Artes Cênicas, Artes Visuais e Arte/educação, integrantes dessa Revista de caráter interdisciplinar.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Publicação quadrimestral do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da UNISC, comprometida com a discussão das problemáticas contemporâneas da área educacional, compreendidas em sua historicidade e complexidade. Em sua função de divulgar a produção científica da área da educação e afins, que em seu conjunto constituem um processo de mediação entre a ação e a reflexão da práxis pedagógica, conta com a contribuição de educadores e pesquisadores ligados a instituições de expressão nacional e internacional.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista aSPAs é uma publicação semestral do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo e tem a missão de divulgar pesquisas em artes cênicas, com foco especial nas metodologias desenvolvidas na área, abrindo espaço para novos autores e para formas que escapem do formato tradicional da academia.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Lusófona de Educação é uma publicação científica trianual do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) do Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Fundada em 2003, os seus objectivos prioritários são a publicação de trabalhos científicos na área das Ciências de Educação e o intercâmbio com outras publicações científicas da mesma área ou áreas afins.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Mediação parte de uma política que almeja operar como um constante vetor de promoção do encontro entre pesquisadores, autores, estudantes e leitores, nos seus diversos momentos da vida científica e de formação acadêmica. Os escopos temáticos abarcam as Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Artes, com prioridade nas práticas comunicacionais tecnologiacamente midiadas, na indústria cultural, experiências culturais on-line, expressões das artes plásticas, do cinema e demais criações do audiovisual, som e música, artes da dança, literatura e interfaces com a sociologia, antropologia, história, administração, economia, filosofia, semiótica, ciências da linguagem, jornalismo, marketing e publicidade e propaganda.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Teias tem como escopo a publicação de trabalhos científicos/acadêmicos originais, o incentivo à pesquisa e ao debate da área da Educação, centrados nas suas relações com a sociedade.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista TRAMA Interdisciplinar é um periódico de publicação eletrônica quadrimestral interdisciplinar, de circulação nacional e internacional da Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura. Publica trabalhos originais de professores doutores em português, inglês e espanhol, em forma de artigos, entrevistas, ensaios e resenhas que devem ser interdisciplinares quanto à metodologia, bibliografia e teorização, bem como relativos à pesquisa interdisciplinar no campo da Eduacção, Arte e História da Cultura.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista Visuais é o periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Unicamp desde 2015. A revista publica textos relacionados às pesquisas nas linhas de teoria, crítica e história da arte, das poéticas visuais, estendendo-se ao amplo domínio dos campos híbridos e transdisciplinares que se articulam nesta área de conhecimento.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Saberes tem como missão reunir pesquisadores seniores e iniciantes do Brasil e do exterior numa linha editorial que compreenda trabalhos de Ética, Filosofia Política e Filosofia da Educação buscando reunir acadêmicos de Programas de Pós-Graduação em geral.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Tessituras & Criação é uma publicação científica eletrônica, que tem como objetivo dar visibilidade aos estudos de processos de criação em arte, comunicação e ciência, destinada a pesquisadores e profissionais. A revista é resultado do trabalho do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUCSP, existente desde 1993.

[ Acessar Conteúdo ]
Acervo da Unoeste e disponibilidade na web:

Selecione a área