Você está em: Unoeste » Rede de Bibliotecas » Periódicos on-line

Livros on-line

  • Disponível na web
  • Disponível no acervo e na web


Área: Matemática



imagem Este é um livro produzido por professores, para professores. Seu foco é a sala de aula da escola básica e a formação dos professores de matemática que refletem sobre sua prática docente, tendo em vista a aprendizagem dos estudantes. Apresentamos propostas didáticas para diferentes conteúdos ou temas da matemática escolar e, também, propostas de inclusão de novos temas no currículo. Os autores dos capítulos são professores do ensino fundamental e médio que cursaram o Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), criado em 2005, e professores desse Curso. Os capítulos introdutórios discutem as conexões entre a formação de professores de matemática, sua reflexão sobre a prática docente e as mudanças curriculares na escola básica. Os demais capítulos estão baseados nas dissertações apresentadas pelos mestres; nos que são assinados por dois autores, o segundo autor é o(a) orientador(a) da dissertação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este estudo apresenta aspectos históricos da análise, com o objetivo de construir subsídios que possam colaborar com aluno e professor na compreensão mais profunda dos conceitos que integram a disciplina. Matéria integrante de cursos de graduação em Matemática, a análise é fonte de grande ansiedade nos aluno e responsável por altos índices de reprovação. O impacto decorre do formalismo e abstração presentes na estrutura da análise, que trata primordialmente de processos infinitos em cujo centro encontra-se o conjunto dos números reais. Entre outros temas, a obra aborda a história da Matemática em relação aos conceitos de funções, “considerado como um dos mais difíceis de ser ensinado/aprendido”; de infinito, importante conceito em filosofia, ciências e matemática, que dependendo do contexto assume diferentes significados; e de limite, cuja noção é “particularmente difícil, típica da natureza do pensamento matemático avançado. Ele ocupa uma posição central que permeia a análise matemática toda”. Segundo os autores, uma análise histórica e epistemológica pode ajudar na abordagem e desenvolvimento didático, pois permite que os professores compreendam porque determinado conceito é de difícil compreensão para alguns estudantes (não somente de função, limite e infinito, mas também de fração, operações com zero, entre vários outros). O foco histórico recai sobre eventos ocorridos no decurso do século 19, representado como o período compreendido entre a publicação do Cours d’Analyse de Cauchy, em 1821, e da tese de doutorado de Lebesgue, em 1902. Acesso mediante a cadastro gratuito.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Neste livro, a partir da Epistemologia Genética, objetiva-se explicitar como se constroem estruturas presentes e necessárias na Lógica e na Matemática, através de relações entre estruturas epistêmico-psicológicas, estudadas na Psicologia Genética, e estruturas abstratas, estudadas na Lógica e na Matemática.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O principal objetivo do livro é o de contribuir com os debates e com os pesquisadores e profissionais que estudam e investigam o ensino da Matemática nos primeiros anos escolares. Organizada em três partes, a obra apresenta desde as contribuições de vários autores sobre os desafios presentes no ensino da Matemática até discussões sobre tópicos específicos da prática didática, como gráficos e tabelas, unidades de medida, adição e subtração. A pesquisa que ampara o livro foi realizada durante um trimestre letivo em uma escola bilíngue (inglês/português) de período integral da rede particular de ensino do município de Bauru (SP). Participaram 20 alunos do ensino fundamental de renda média e alta. O estudo baliza as reflexões mais conceituais sobre o ensino da Matemática, como a relevância do conteúdo para os anos iniciais e, principalmente, sobre qual seria a real importância de uma didática baseada em projetos e resolução de problemas, com ou sem a subsequente avaliação do aluno. As autoras desenvolvem ainda várias propostas de discussão sobre currículo e sobre a prática docente em geral. Acesso mediante a cadastro gratuito.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O texto apresenta propriedades da divisibilidade de números inteiros e suas aplicações aos conceitos de bases numéricas, de máximo divisor comum, de mínimo múltiplo comum, de números primos, de congruências, de equações diofantinas lineares e de alguns números especiais. Apresenta também as ternas pitagóricas e o Último Teorema de Fermat, bem como algumas curiosidades sobre números. Procurou-se apresentar estes elementos de teoria dos números em linguagem clara, de maneira a incluir todos os conceitos necessários para o desenvolvimento da teoria e fazer o texto acessível a qualquer pessoa que se interesse pelos assuntos nele abordados. Obs: necessita de cadastro gratuito para acessar o livro.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Neste trabalho a quatro mãos, Antonio Vicente Marafioti Garnica e Luzia Aparecida de Souza tentam compreender de que modo a história do ensino da Matemática influenciou os métodos didáticos atualmente empregados, principalmente na educação básica, mas também na formação e no direcionamento dos professores. De acordo com os pesquisadores, após as reformas educacionais realizadas na França na década de 1790, em grande parte sustentadas pelos ideais iluministas, "elementar" passou a significar "introdutório", ou "simples", e a caracterizar essencialmente as obras voltadas para o ensino. Ainda hoje a Matemática é, muitas vezes, tanto no Brasil como no exterior, tratada no ensino básico como uma espécie de introdução que nunca transcende a si mesma. Os autores também reuniram no livro os resultados de algumas intervenções de campo, como discussões que promoveram com crianças e seus professores acerca da influência da memória comunitária no aprendizado da Matemática e levantamento sobre a importância da oralidade para a transmissão de conhecimentos de Aritmética e Geometria.Acesso mediante a cadastro gratuito.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Na presente coletânea reunimos textos de pesquisadores do Brasil com resultados de pesquisas desenvolvidas no campo da educação matemática ou com reflexões sobre temáticas relacionadas aos processos de ensino, aprendizagem, avaliação ou formação de professores. Os diversos estudos e pesquisas desenvolvidos e apresentados, no campo da educação matemática, contribuem tanto para o desenvolvimento e avanço da ciência como para a solução de problemas. Em se tratando da formação matemática dos alunos esses problemas se referem às dificuldades relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem, formação de professores, materiais didáticos, dentre outras. Em virtude disso os esforços se concentram nas formas de proceder para tornar concreta a formação matemática dos alunos, nos diferentes graus ou níveis de ensino. As diferentes contribuições, oriundas dos resultados das pesquisas, relatados nessa coletânea apresentam possibilidades para a prática pedagógica dos professores que ensinam matemática e, igualmente para organização de currículos de cursos de formação de professores de matemática ou da disciplina de matemática para a educação básica ou superior.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Coletânea de textos apresentados no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, sediado na Faculdade de Ciências da UNESP, na área de ensino de Ciências e Matemática. O núcleo de pesquisa do Programa concentra-se em estudos sobre a ciência, a educação científica e nas relações entre o saber científico e seu ensino. Assim, incentiva a reflexão sobre os processos envolvidos na construção dos conhecimentos científicos e tecnológicos, além de contribuir para a produção de um corpo de conhecimentos filosóficos, científicos e pedagógicos destinados à formação de professores e outros profissionais da área.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Coletânea de textos apresentados no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, sediado na Faculdade de Ciências da UNESP, na área de ensino de Ciências e Matemática. O núcleo de pesquisa do Programa concentra-se em estudos sobre a ciência, a educação científica e nas relações entre o saber científico e seu ensino. Assim, incentiva a reflexão sobre os processos envolvidos na construção dos conhecimentos científicos e tecnológicos, além de contribuir para a produção de um corpo de conhecimentos filosóficos, científicos e pedagógicos destinados à formação de professores e outros profissionais da área.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O livro Ensino de ciências e matemática III: contribuições da pesquisa acadêmica a partir de múltiplas perspectivas, publicado pela Cultura Acadêmica Editora, tem como objetivo comunicar e oferecer ao debate alguns resultados recentes da produção de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP, vinculado à Faculdade de Ciências do Campus de Bauru (SP). Assim, reúne, para acesso de pesquisadores, professores e estudantes, nove relatos oriundos de trabalhos de mestrado, doutorado, pós-doutorado e similares, desenvolvidos junto ao referido Programa, e passíveis de contribuir para a discussão e encaminhamento de uma série de questões atuais do ensino de ciências.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este e-book é uma produção do Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência - PPGEC - da Faculdade de Ciências da UNESP, campus de Bauru, e faz parte do Programa de Publicações Digitais da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, em parceria com a Fundação Editora da UNESP, que tem como principal objetivo a divulgação de pesquisas realizadas pelos Programas de Pós-Graduação da universidade. A série "Ensino de Ciências e Matemática" teve início em 2009 e visa, por meio de pesquisas oriundas de teses, dissertações e de grupos de pesquisa, divulgar e fomentar a discussão sobre processos de ensino de Ciências e Matemática analisada a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Essa série abarca temáticas recentes que estão sempre presentes nas discussões de importantes eventos científicos, nacionais e internacionais, da área da Educação para a Ciência e Matemática. Entre esses temas destacam: formação de professores, formação de conceitos, Tecnologias da Informação, processos de ensino, entre outros. Esta obra é intitulada "Ensino de Ciências e Matemática IV: temas de investigação" porque veicula pesquisas que abordam temas atuais e importantes estudados por pós-graduandos e docentes do Programa, como, por exemplo, avaliação, prática de ensino, robótica, prática pedagógica, TV digital, educação desenvolvida em âmbito não-escolar, entre outros. Tais investigações são resultados de pesquisas desenvolvidas no Programa: algumas são resultados de teses e dissertações e outras foram produzidas por grupos de pesquisa. Professores que ensinam Ciências e Matemática, em diferentes níveis de escolaridade, e pesquisadores que desenvolvem estudos nessas áreas poderão ter fácil acesso a esta obra, uma vez que estará disponível na Internet, o que pode contribuir para o debate sobre o ensino e a aprendizagem desses dois campos do conhecimento, bem como propiciar novos estudos a partir dos resultados apresentados nessas pesquisas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Organizado por Ana Maria de Andrade Caldeira, este livro é composto por 16 capítulos escritos por professores e pós-graduandos de diversas especialidades científicas. Eles procuram problematizar questões fundamentais para o ensino de disciplinas como Biologia, Física e Matemática. Os autores apresentam estudos teóricos e empíricos com conteúdos extraídos da História e Filosofia das Ciências, tentando, ao mesmo tempo, lançar um olhar para a sala de aula, localizando e criticando conceitos que, eventualmente, são trabalhados de forma distorcida ou inadequada, com reflexos diretos e negativos na prática docente e na disseminação do conhecimento científico. Organizado de forma didática, o livro se divide em quatro grandes subáreas, cada uma delas agrupando estudos sobre diversos temas afins da Matemática, Física, Química e Biologia, respectivamente. O fio condutor da obra está na interface que todos os autores constroem entre o tema discutido e a História ou a Filosofia referentes aos quatro grandes blocos que o livro aborda. Embora denso e bastante específico, trata-se de um trabalho de leitura agradável. Acesso mediante a cadastro gratuito.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O objetivo principal da obra é proporcionar aos alunos de Física os elementos essenciais para facilitar o acompanhamento e compreensão mais efetivos das disciplinas profissionalizantes do Curso de Licenciatura, tais como: Eletromagnetismo, Estrutura da Matéria, e Mecânica Quântica. Acesso mediante a cadastro gratuito.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este livro visa desenvolver no curso a distância os mesmos conhecimentos proporcionados num curso presencial. Os alunos estudarão o material nele contido e muitos outros que lhes serão sugeridos em bibliografia complementar. É importante terem em vista que essas leituras são de extrema importância para, com muita dedicação, avançarem em seus estudos. Cada volume da coletânea está dividido em aulas e cada uma delas trata de determinado tema, que é explorado de diferentes formas – textos, apresentações, reflexões e indagações teóricas, experimentações ou orientações para atividades a serem realizadas pelos alunos. Os objetivos propostos nas aulas indicam as competências e habilidades que os alunos, ao final da disciplina, devem ter adquirido.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A presente obra apresenta uma introdução ao estudo da Álgebra Linear, com a finalidade de atender aos alunos dos cursos da área de Ciências Exatas que contemplam essa disciplina. Utiliza-se uma linguagem simples e objetiva, porém precisa, com exemplos resolvidos, de forma a esclarecer a teoria exposta, ilustrando graficamente, quando possível, e com alguns comentários sobre erros frequentes. Além disso, propõem-se exercícios de fixação dos conceitos e resultados abordados ao final de cada capítulo, e exercícios gerais no final do livro. São abordados tão somente os tópicos que, usualmente, são ensinados nos cursos de graduação, além de um capítulo introdutório, com informações sobre formas de demonstração de teoremas, de forma que o estudante possa melhor compreender o texto que está estudando. Acesso mediante a cadastro gratuito.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Com o intuito de chamar atenção de nossos alunos de Licenciatura em Matemática para uma maior reflexão sobre o ensino-aprendizagem da Matemática nos tempos atuais, nossos alunos foram convidados a discutir sobre a temática: “o ensino da matemática na educação básica”, na disciplina Metodologia do Trabalho Científico 2, do Curso Superior de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), no segundo semestre de 2015. O trabalho foi maravilhoso, o qual resultou na produção do presente livro. Esperamos que esta iniciativa possa prosperar e incitar estudantes e professores das diversas áreas da educação a disseminar suas reflexões , ideias e aprendizados de forma a contribuir para a melhoria no processo ensino-aprendizagem e produção do conhecimento. Os sete capítulos que compõem este livro discutem sobre práticas, vivências e ensino de Matemática nos tempos atuais.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este texto é dirigido ao professor, ao coordenador ou dirigente escolar do ensino médio e aos responsáveis pelas redes de educação básica e pela formação profissional permanente dos professores. Pretende discutir a condução do aprendizado nos diferentes contextos e condições de trabalho das escolas brasileiras, de forma a responder às transformações sociais e culturais da sociedade contemporânea, levando em conta as leis e diretrizes que redirecionam a educação básica. Procura estabelecer um diálogo direto com professores e demais educadores que atuam na escola, reconhecendo seu papel central e insubstituível na condução e no aperfeiçoamento da educação básica. Sem pretensão normativa, e de forma complementar aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), as orientações educacionais aqui apresentadas têm em vista a escola em sua totalidade, ainda que este volume se concentre nas disciplinas da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem No Caderno de Apresentação do ano de 2014 foi elencado, como um dos princípios fundamentais do trabalho com a Educação Matemática no Ciclo de Alfabetização, o foco nas práticas sociais. Levando-se em consideração que o público-alvo do Ciclo de Alfabetização é a criança de 6 a 8 anos, é importante ressaltar que as brincadeiras e os jogos são as práticas sociais de maior interesse e que possuem, também por esse motivo, um grande potencial para a sala de aula. Soma-se a isso o fato de que não devemos esquecer que a finalidade última do ciclo é a alfabetização na perspectiva do letramento, e que, por isso, as obras literárias infantis sempre devem se fazer presentes. Neste Caderno teremos como foco a retomada dos conceitos fundamentais discutidos nos Cadernos de Formação em 2013 e 2014. A Matemática, além de propiciar uma forma de compreensão da realidade, também pode ser a base para o desenvolvimento de alguns aspectos dos conhecimentos em outros campos do saber; e essa é a proposta da organização deste Caderno, encaminhando ações didáticas que integram diferentes áreas de conhecimento por meio do ensino de conceitos matemáticos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O livro discute de uma perspectiva teórico-metodológica o papel das tecnologias digitais no ensino da Matemática, partindo do princípio de que as escolas ainda têm dificuldade em acompanhar essa evolução sociocultural e em lidar com os diferentes espaços e modos de produção de conhecimento. Por causa das novas tecnologias, estaria, inclusive, aumentando o descompasso entre as formas de comunicar e expressar as ideias adotadas pela escola e aquelas utilizadas pelos alunos. Para a autora, a escola, de modo geral, também continuaria a considerar, com um viés conservador, apenas o papel do professor como central no processo de produção de conhecimento. Assim, permaneceria arraigada à racionalidade que surgiu com a escrita, cuja base é a existência de um conhecimento “verdadeiro” que deve ser transmitido, afastando as modernas especificidades dos atores não humanos na produção matemática, e ignorando suas transformações expansivas. O trabalho ainda apresenta uma análise qualitativa de dados empíricos produzidos durante um curso on-line de Educação Matemática, além de reflexões teóricas sobre como as transformações expansivas ocorrem e, de modo particular, como os atores não humanos as influenciam. Acesso mediante a cadastro gratuito.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Travessias de Cecíliase constituiu a partir de um texto polifônico e dialógico - em que muitas vozes fizeram emergir histórias - trazendo episódios sobre formação docente e educação matemática no âmbito de Rondônia, considerando o período de 1977 a 2012. Na perspectiva da Nova História Cultural, a pesquisa de doutorado ampliou-se, o que possibilitou a construção da tese, agora livro; em busca de uma compreensão sobre o enredo que se moveu entre dificuldades e oportunidades das personagens, bem como da Educação no estado de Rondônia.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O texto apresenta as funções trigonométricas e os conceitos relacionados, com exemplos comentados e representação gráfica. Com a apresentação de exercícios detalhadamente resolvidos, objetivou-se mostrar ao estudante estratégias de resolução e encaminhamento, chamando a atenção para os erros mais freqüentes, usando todo o mecanicismo necessário para que ele atente a todas as "passagens", ou seja, todo o "algebrismo" utilizado que ele, muitas vezes, desconhece. Em suma, pretende-se que o aluno, revendo objetivamente esses conteúdos já tratados anteriormente no Ensino Médio, "revisite" os conceitos e domine as técnicas de que necessita para bem acompanhar o que é discutido nas disciplinas de seu curso de graduação. Assim, é um texto de acompanhamento para as disciplinas dos cursos da área de Ciências Exatas que utilizem os conceitos nele abordados, que pode ser consultado pelo aluno sempre que necessitar. Obs: necessita de cadastro gratuito para acessar o livro.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Os professores de Matemática, assim como os que ensinam as demais disciplinas nos cursos de nível fundamental e médio, deparam com vários fatores desestimulantes:fraco desempenho dos alunos, currículos desinteressantes, deficiência na própria formação. Diante desse quadro, a autora investigou uma alternativa à formação tradicional de professores de Matemática. Ela analisa a educação a distância para tentar identificar se esse meio seria adequado para promover tanto a formação inicial quanto a continuada dos docentes da disciplina. Ela se baseia em um caso exemplar: o curso de licenciatura em Matemática a distância do Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cederj), que integra a Universidade Aberta do Brasil (UAB), ligada ao Ministério da Educação. O curso serve de modelo para outros cursos da UAB. A autora apresenta a implementação do projeto desde a etapa inicial, avaliando documentos e um grande volume de entrevistas, principalmente com alunos formados no curso, mas também com professores e gestores. O estudo capta diversos aspectos do curso da Cederj/UAB, como as expectativas dos alunos em relação ao processo de ensino e aprendizagem, as dificuldades que encontraram, a forma como tinham acesso às aulas a distância, o comportamento diante dos colegas nos encontros presenciais e os resultados práticos da formação. As conclusões da autora incluem pontos positivos e deficiências, mas ela levanta subsídios importantes para a discussão sobre o uso do instrumento educação a distância na formação de professores de Matemática. Acesso mediante a cadastro gratuito.

[ Acessar Conteúdo ]
Acervo da Unoeste e disponibilidade na web:

Selecione a área