Você está em: Unoeste » Rede de Bibliotecas » Periódicos on-line

Periódicos on-line

  • Disponível na web
  • Disponível no acervo e na web


Área: História



imagem A Revista Ambivalências é uma publicação semestral de divulgação científica mantida pelo Grupo de Pesquisa “Processos Identitários e Poder” (GEPPIP). O GEPPIP foi criado em 2010 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia – PPGS da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sendo composto por discentes e docentes do Brasil e Portugal. A Revista Ambivalências publicou o seu primeiro número em janeiro de 2013 e a partir do 2º número (jul-dez/2013) o projeto editorial da Revista passou a ser constituído por dossiê, sessão livre de artigos e resenhas. Desde então os dossiês têm sido organizados por pesquisadores que atuam no âmbito nacional e internacional. A Revista Ambivalências tem como objetivo reunir e divulgar estudos que abordam a temática das identidades como expressão de relações de poder produtoras de classificação, hierarquização e transgressão social, de modo a trabalhá-la em suas conexões empíricas, teóricas e metodológicas. Desta maneira, a Revista Ambivalências busca ampliar a difusão dos estudos que dão conta de realidades caracterizadas pela intersecção entre a dimensões políticas e culturais da vida social contemporânea, tomando como base as novas formas de relações de dominação de um mundo marcado pela fragmentação e descentramento identitário.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Fornece análise seletiva e crítica de novos livros, periódicos e artigos de periódicos, escrita por reconhecidos especialistas, incluindo os seguintes temas: História Antiga, Idade Média, Séculos XVI, XVII, XVIII, XIX, XX e XXI. África, Américas, Oriente Médio, Ásia, Austrália, Nova Zelândia e Ilhas do Pacífico.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista ArtCultura é uma publicação semestral do Instituto de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia. Fomenta o diálogo interdisciplinar entre História, Arte e Cultura, e seus eixos de interesse se apóiam nas relações entre História e distintos campos de produção cultural, como cinema, teatro, literatura, música, artes visuais, arquitetura e demais áreas das humanidades. O planejamento editorial obedece tanto à escolha de temáticas definidas pelos conselheiros como leva em consideração as contribuições recebidas, que evidentemente são as mais variadas possíveis. Aproximando, assim, diferentes textos, contextos e autores, procuramos editar trabalhos que, de múltiplas formas, tragam à tona subjetividades distintas e leituras diferenciadas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Uma compilação única de memórias comemorando a vida e realizações científicas de membros da Royal Society.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem CLASSICA é um periódico arbitrado, de caráter científico e cultural, editado pela Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) desde 1988. CLASSICA se destina à divulgação de trabalhos originais e inéditos que tenham por escopo os vários aspectos das culturas da Antiguidade clássica, sem, no entanto, excluir outras sociedades antigas do Velho Mundo. Sua ótica é diversificada e interdisciplinar, promovendo o constante diálogo entre a História, a Literatura, a Antropologia, a Arqueologia, a Linguística, as Artes e a Filosofia.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista CLIO foi fundada em 1977, pelo Prof. Armando Souto Maior. É um periódico dirigido, prioritariamente, à comunidade acadêmica da Área de História. Nossa missão é publicar artigos inéditos e de pesquisas originais nesta área.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Colloquium Humanarum é um periódico científico do Programa de Pós-Graduação em Educação editado pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), cujo objetivo é divulgar trabalhos científicos da área da Educação, atendendo a comunidade acadêmica das diversas instituições nacionais e internacionais, nos formatos de artigos originais, ensaios e resenhas. A Colloquium Humanarum é indexada em bases de periódicos nacionais e internacionais, e conveniada ao CrossRef, contando com o número identificador de objetos digitais (DOI) e Qualis CAPES.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM, ISSN 2595-5233, é uma publicação semestral. Pretende ser um espaço de produção de conhecimento, discussão e divulgação de pesquisas em História, Teoria e Crítica da Arte e em Poéticas Visuais, em diálogo com outras áreas de conhecimento como música, cinema, literatura, artes cênicas, dança e ciências humanas. Tem interesse em publicações resultantes do pensamento de artistas, historiadoras/es, intelectuais, filósofas/os e/ou teóricas/as, e de revisões de literatura e traduções de obras relevantes para as artes, que contribuam tanto para uma análise do campo, como para a atualização das artes no âmbito local e global.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Cordis – Revista Eletrônica de História Social da Cidade, vinculada ao Programa de Estudos Pós-Graduados em História e ao Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é uma revista acadêmica, e temática, que se propõe discutir a História e sua integração com os diversos ramos do conhecimento. As temáticas são propostas a cada semestre, inserindo a História em um diálogo amplo e dando-lhe o tom do transdisciplinar. Esses estudos não se fecham apenas à cidade de São Paulo, mas, ao contrário, se ampliam da Cidade Clássica à Cidade Contemporânea. Suas contribuições são excelentes possibilidades de ampliar o diálogo dentro da Historiografia Contemporânea.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Diálogos (on-line), é publicada quadrimestralmente pelo Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá-UEM. A Revista publica artigos inéditos na área de História. A Revista é publicada em papel e formato on-line quadrimestralmente Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público é proporcionar maior democratização mundial do conhecimento.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista História e Cultura é uma publicação eletrônica semestral editada por discentes do Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). A História e Cultura, atenta às pesquisas e ao debate acadêmico desenvolvido na área de História e em áreas afins.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem História e Culturas é a revista eletrônica semestral do Mestrado Acadêmico de História da Universidade Estadual do Ceará. Tem como principal objetivo colaborar com a divulgação e discussão de materiais produzidos no campo acadêmico-científico por professores e alunos do MAHIS, bem como pesquisadores em História e áreas conexas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A revista História: Debates e Tendências - HDT é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF). A revista tem como objetivo publicar, por meio de textos inéditos, resultados de pesquisas nas áreas de História e afins . HDT destina-se à comunidade de pesquisadores das áreas de Ciências Humanas e Sociais, vinculados a instituições de ensino superior e a centros de pesquisa do país e do exterior.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Esta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Intelligere, Revista de História Intelectual é um periódico científico quadrimestral, eletrônico, quadrilingue (português, espanhol, francês e inglês) dedicado aos estudos de História Intelectual e História das Ideias. Criado em 2015 por iniciativa do Grupo de Pesquisa em História Intelectual, do Departamento de História da Universidade de São Paulo, Intelligere conta com um amplo conselho científico, formado por pesquisadores de diversas universidades do Brasil e do exterior.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista MOUSEION do Museu e Arquivo Histórico La Salle publica ensaios, artigos, resenhas e notas de pesquisa, edita entrevistas, veicula resumos de dissertações e teses, bem como reproduz documentos e imagens relativos aos seus temas de interesse, os quais são citados a seguir: memória social; cultura; identidade; patrimônio cultural; educação patrimonial; museus; museologia; museografia; arquivos históricos; centros de documentação histórica; gestão, preservação e restauração de acervos; exposições; gestão cultural; economia da cultura; turismo cultural e outros temas afins.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A NAVIGATOR - do latim, navigator, oris - é uma revista semestral e, além do propósito de prover os subsídios para a História, existe a intenção de que ela se torne um periódico que traga a contribuição de historiadores, arqueólogos e pesquisadores, servindo, também, como meio de divulgação capaz de ampliar a consciência marítima brasileira. O objeto da História, de que se ocupa a NAVIGATOR, é o passado das atividades humanas referente ao mar e, por afinidade, aos rios navegáveis.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Oficina do Historiador é um periódico de publicação semestral editado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Define-se como um espaço de veiculação de produção científica e pesquisas desenvolvidas por docentes e, principalmente, por alunos dos diversos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em História do país.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista eletrônica de História Outros Tempos – Pesquisa em Foco publicada pela Universidade Estadual do Maranhão –UEMA Outros Tempos traz textos reunidos em sessões dedicadas a temas livres, dossiês temáticos, resenhas e destina um espaço a entrevistas com pesquisadores relacionados às áreas humanas. Fundada em 2004 pelo curso de História da UEMA, a Outros Tempos é mantida pelo curso de História e Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UEMA. A política editorial da Outros Tempos é divulgar as pesquisas na área de História, fomentar discussões acadêmicas entre docentes, discentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, além de possibilitar o acesso do público de aéreas congêneres ao conhecimento produzidos por investigadores vinculados ao sistema nacional de pós-graduação. Desde a sua fundação, a revista se constituiu em um espaço de natureza transdisciplinar agrupando a divulgação de resultados da pesquisa histórica, textos sociológicos, antropológicos e de outras áreas das Ciências Humanas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Patrimônio e Memória é uma revista eletrônica, de caráter científico, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", publicada semestralmente pelo Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap). Desde o seu aparecimento, em 2005, estruturou-se com o objetivo de refletir sobre questões relativas às dimensões do patrimônio cultural e científico, em suas formas diversas, com base em pesquisas originais.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Recôncavo: Revista de História da UNIABEU, é um periódico eletrônico semestral que visa à publicação de artigos inéditos sobre as diversas matrizes historiográficas, tais como História Social, Cultural, Política, Demográfica, Econômica e Regional, com um amplo diálogo com o ensino de História e com as demais Ciências Humanas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Brasileira de História publica artigos originais e afinados com o avanço da produção historiográfica contemporânea. Visa atuar como um veículo de divulgação das práticas de pesquisa, escrita e ensino da história.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A RBHCS é uma revista eletrônica de periodicidade semestral que busca promover o diálogo mais próximo entre a História & as Ciências Sociais, não objetivando que Historiadores façam trabalhos de Cientistas Sociais, nem o inverso, mas sim que as áreas do conhecimento sejam enriquecidas pelo diálogo oriundo das trocas de conhecimento e experiência. Este periódico eletrônico possui quatro grandes eixos temáticos: Arqueologia/Antropologia, Historiografia & Teoria Social, Pensamento Social Brasileiro e Reflexões sobre a Antiguidade, a Modernidade e a Contemporaneidade. Possuindo quatro seções para a publicação de trabalhos: Artigos, Resenhas & Transcrições e Dossiê Temático, possuindo também um espaço para publicação de pesquisas em andamento ou já concluídas no Informe de Pesquisas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) é a publicação oficial da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Sediada atualmente na Universidade Estadual de Maringá e publicada trimestralmente, a RBHE tem o objetivo de divulgar a produção científica nacional e internacional sobre História e Historiografia da Educação, que se revele de interesse para as grandes áreas de pesquisa em Educação e em História, abrindo novos horizontes de discussão e estimulando debates interdisciplinares.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Cadernos de Pesquisa do CDHIS se constituiu em 1989 como um Boletim Informativo (com 3 páginas) e, desde 2000, como um Caderno de Pesquisa do Programa da Pós-Graduação em História da UFU (com aproximadamente 50 páginas). O objetivo do periódico é veicular resultados parciais de investigações na área das ciências humanas, além de experiências em preservação e restauro do patrimônio cultural, arquivo de documentos, uso de fontes orais, História Local, incorporando os trabalhos de alunos (as) do Mestrado em História /UFU, de integrantes do CDHIS e de outros (as) pesquisadores (as) nacionais e internacionais.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Contemporânea é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Contemporâneos (NEC), do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), que se dedica a tornar públicos trabalhos inéditos da comunidade acadêmica nacional e internacional sobre o mundo contemporâneo.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Crítica Histórica é uma publicação semestral do Centro de Pesquisa e Documentação Histórica (CPDHis) dos cursos de História da Universidade Federal de Alagoas. Seu objetivo principal é divulgar a produção historiográfica em geral com ênfase em pesquisas originais e articular a troca de informações junto a outros pesquisadores da região e do país. Com isso, quer-se criar um veículo democrático para o debate e a reflexão crítica sobre os temas históricos de interesse regional e nacional.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista de Arqueologia Pública está integrada as atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM) da UNICAMP. O periódico tem como objetivo divulgar trabalhos que abordam temáticas da Arqueologia Pública, do Patrimônio e da Memória.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista de História publica artigos em português e espanhol, originais inéditos ou traduzidos, resenhas e edições críticas de fontes na área de História e, secundariamente, áreas afins (Antropologia, Sociologia, Arqueologia, etc). Assim espera contribuir com o debate acadêmico no campo da História e das Ciências Humanas em geral, além de servir como meio de divulgação da produção acadêmica a um público mais amplo.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s) é a Revista Eletrônica dos discentes da Graduação e do Mestrado de História da Universidade Estadual do Ceará – UECE, Campus do Itaperi – Fortaleza-CE. Trata-se de um periódico científico quadrimestral que tem como objetivo contribuir e divulgar a produção historiográfica e de áreas afins realizadas por historiadores, pesquisadores, professores, especialistas, mestres, doutores, pós-graduandos e graduandos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A RHR tem por finalidades: a. Enfocar as questões teórico-historiográficas pertinentes à História Regional em sua concepção mais ampla; b. Difundir a produção científica do DEHIS/UEPG; c. Propiciar o debate teórico e historiográfico, sobre sua área de enfoque específico d. Servir de canal de expressão para a produção de cunho estadual, nacional e internacional na área de História Regional;

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Eletrônica Discente História.com, é fruto de um projeto idealizado por cinco estudantes de História do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Esse projeto visa a divulgação da produção acadêmica dos discentes do curso de História, e tem como principais objetivos a publicação e divulgação dos trabalhos científicos produzidos pelos estudantes de graduação e pós-graduação, mestres e doutores das diversas instituições de ensino superior do país.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A proposta de elaboração da revista Hydra é iniciativa dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Diante da necessidade sentida pelo próprio corpo discente de tecer interlocução e debates com a produção mais atual no campo da historiografia, o espaço proporcionado por esta revista pretende se constituir como um novo local para a publicação de trabalhos no campo da História, produzidos tanto em nossa Universidade quanto nas demais instituições de ensino superior do país.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Memorare, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem e do Grupep-Arqueologia, é uma publicação quadrimestral aberta a colaboradores do Brasil e do exterior interessados em propostas vinculadas as temáticas Linguagem, Cultura, Identidade e Patrimônio.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Revista Mundo Antigo é é um periódico científico semestral e de acesso aberto (Open Access Journal). A revista é especializada em História Antiga, História Medieval e Arqueologia, e é publicada pelo Núcleo de Estudos em História Medieval, Antiga e Arqueologia Transdisciplinar (NEHMAAT) subordinada ao Departamento de História de Campos dos Goytacazes - Universidade Federal Fluminense.

[ Acessar Conteúdo ]
Acervo da Unoeste e disponibilidade na web:

Selecione a área