Segunda-Feira, 22 de Outubro de 2018

Capes/MEC investe mais de R$ 2 milhões na formação docente

Fomento concedido à universidade é para o Pibid e Residência Pedagógica que contemplam 246 acadêmicos, 30 professores das redes municipal e estadual, além de 20 escolas públicas de Prudente e região

  • Foto: Gabriela Oliveira Capes/MEC investe mais de R$ 2 milhões na formação docente Rafael (Educação Física), Juliana (Pedagogia), Kennedy (Educação Física) e Gabriela (Ciências Biológicas) são bolsistas dos programas

Transmitir o conhecimento! Esse é o desejo que motivou Gabriela Lourenço, Juliana de Souza Soares, Kennedy Wagner dos Santos Silva, Rafael Rodrigues Basilio e Stephanie Melz a cursarem licenciaturas na Unoeste. Os universitários também têm outro aspecto em comum: são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e da Residência Pedagógica (RP). As iniciativas são fomentadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, para a universidade, foram destinados mais de R$ 2 milhões. A aula magna dessas ações voltadas à formação docente foi realizada sexta-feira (19), na Torre de Cristal, campus II da instituição.
 
Kennedy Wagner dos Santos Silva e Stephanie Melz estão no 3º termo, respectivamente, de Educação Física e Pedagogia. “Sou muito focado na minha carreira e busco me dedicar ao máximo às atividades propostas pela Unoeste”, conta Silva. No contexto de que o Pibid antecipa o vínculo do universitário com as salas de aulas da rede pública, ele revela estar empolgado para as atividades que desenvolverá na sua cidade natal, Regente Feijó (SP), especificamente, na Escola Estadual Professora Anna de Mello Castriani. “A vontade enorme de ensinar e ajudar o próximo me incentivou a participar dessa ação”, conta.
 
Para Stephanie, o aprendizado diferenciado ocorrerá na Escola Municipal de Prudente, Carmen Pereira Delfim. “Estou um pouco ansiosa! Espero adquirir novas experiências que podem ser importantes para a minha futura atuação”, conta a estudante que possui deficiência visual congênita. “Às vezes, temos medo de enfrentar os desafios. Aqui na universidade tenho o apoio dos amigos e docentes do curso, que me dão esperança e força para seguir com o meu propósito de ser professora”, diz.
 
No 6º termo, Gabriela Lourenço cursa Ciências Biológicas, Juliana de Souza Soares faz Pedagogia e Rafael Rodrigues Basilio estuda Educação Física. Os três foram contemplados com bolsa para a Residência Pedagógica em Prudente. “Fiquei muito feliz com essa oportunidade que me permitirá crescer profissionalmente”, declara Gabriela que desenvolverá as atividades na escola estadual Florivaldo Leal. Para Juliana que fará residência na escola municipal Domingos Ferreira Medeiros, a oportunidade é única. “Vai ser muito bom para o meu currículo e para a minha carreira docente. Quero aproveitar ao máximo todas as atividades que me forem propostas”. Basilio que também terá experiências na Florivaldo lembra que, com o passar dos termos, foi se identificando cada vez mais com a licenciatura. “As expectativas são positivas e, ao término da residência, pretendo estar mais preparado para dar aulas”, conclui.
 
Aula magna – Os recursos destinados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e à Residência Pedagógica, beneficiam 246 acadêmicos dos cursos de licenciaturas da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp/Unoeste), além de 30 docentes da rede de educação básica. Os futuros profissionais da universidade desenvolverão atividades em vinte escolas municipais e estaduais das cidades de Presidente Prudente, Regente Feijó, Presidente Bernardes e Teodoro Sampaio.
 
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Digelza Maria Bocatti atua há 13 anos como professora de artes em Presidente Prudente, na Escola Estadual Fátima Aparecida Costa Falcon e é uma das preceptoras da Residência Pedagógica. Ela acredita que essa iniciativa pode proporcionar uma verdadeira imersão dos acadêmicos no conhecido “chão de escola”. Egressa da Unoeste lembra que, quando concluiu a graduação, sentiu um pouco de dificuldade de se adaptar à realidade escolar. “Na época, busquei o apoio dos meus docentes da universidade e recebi toda a orientação que precisava. Agora será a minha vez de contribuir com a formação desses futuros professores, passando um pouco dos meus conhecimentos durante mais de uma década lecionando”.
 
Compuseram a mesa principal da aula magna: Aparecida Darcy Alessi Delfim (coordenadora pedagógica da Unoeste), Marcos Vinicius Francisco (coordenador Pibid), Danielle Aparecida Nascimento dos Santos (coordenadora Residência Pedagógica), Maria Helena Pereira Mirante (diretora da Faclepp/Unoeste), Aparecida José Martines de Oliveira (Proext/Unoeste), além de Érika Navarro Rodrigues (Diretoria de Ensino de Presidente Prudente) e Dulcinéia Beirigo (Secretária Municipal de Educação).
 
Com 56 anos de magistério, Aparecida Darcy, comenta que é a primeira vez que visualiza programas de grande porte que incentivam e valorizam a formação docente. “Essa parceria da Unoeste com as redes de ensino municipal e estadual em prol do Pibid e da Residência Pedagógica é muito positiva”. Ela destaca que, por meio dessas ações, os acadêmicos terão a chance de trabalhar as competências adquiridas na universidade. “Essas experiências são o que realmente alimentam a formação do universitário. É a partir dessa imersão que ele terá a chance de participar e refletir efetivamente sobre as atividades metodológicas e tecnológicas, além de outras práticas desenvolvidas em sala de aula”, conclui.
 
4º Colóquio Pedagogia e a Escola Básica – A professora Dra. Danielle Aparecida Nascimento dos Santos, coordenadora dos cursos de Pedagogia presencial e a distância da Unoeste, comenta que essa edição do colóquio foi diferenciada, pois além dos debates em torno da temática, promoveu a aula magna do Pibid e RP. Na quarta-feira (18), foi realizada uma mesa-redonda focada no “Diálogo sobre o Pibid e a Iniciação à Docência”. Na sexta (29), também ocorreu a mesa-redonda “Formação de Professores em Debate”.
 
Ela conta que, no segundo momento após a aula magna, a intenção foi consolidar as discussões sobre as políticas de formação de professores. Tradicionalmente, foram convidamos egressos da universidade e, também, gestores que trabalham na educação pública básica. “Além do contato com profissionais desse setor, a nossa ideia é destacar a importância da existência de programas fomentados pelo MEC ou pela própria universidade, para que os acadêmicos tenham a oportunidade de articular a formação com a vivência escolar”, considera.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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