Você está em: Faclepp » Notícias

3º Colóquio de Pedagogia une universidade à escola básica

Enviar para Amigo

Experiências voltadas ao presente e futuro da educação visam formar docentes atualizados; evento acontece no Espaço Solarium e segue nesta terça (31)

  • Foto: Gustavo Justino
    Espaço Solarium recebeu grande público na noite dessa segunda (30) para a abertura do evento

A evolução da educação depende de um elo entre a universidade e a escola básica, um caminho para mudar o futuro. A formação docente no curso de Pedagogia tem por base essa forma de reflexão no cotidiano da sala de aula. Mas na noite dessa segunda-feira (30), o tema ganhou proporção maior durante o 3º Colóquio de Pedagogia e a Escola Básica, que tem como desdobramento as práticas pedagógicas significativas. O evento realizado no Espaço Solarium, no campus II da Unoeste, segue até esta terça-feira (31).
 
“Essa aproximação entre universidade e a escola básica traz enriquecimento curricular e, mais do que isso, faz com que os alunos estejam cientes das mudanças que estão acontecendo no ensino, eles passam a se aprofundar”, segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, Augusta Boa Sorte Oliveira Klebis. As atualizações das diretrizes do ensino são constantemente transmitidas aos acadêmicos do curso, por isso, a aproximação é ainda mais importante. “Aqui eles compartilham com profissionais os desafios da escola básica, no futuro vão reconhecer melhor o que estão fazendo”, conta.
 
Durante a abertura do evento, o professor Josué Pantelão da Silva fez uma performance de pintura em tela partindo do tema “O diálogo entre a Pedagogia e Escola Básica”. Só que essa não foi a única apresentação artística da noite! O público cantou, dançou e se divertiu ao som da UnoJazz Big Band, grupo formado por acadêmicos do curso de Música que tem a regência do docente Walter Trevisan. A Claudia Santos Vendrame é uma delas, aluna do 6º termo, ela toca saxofone alto 1, e falou da experiência de se apresentar durante o colóquio. “A gente ensaia uma vez por semana e é sempre prazeroso participar, é o momento onde estamos entre amigos”, explica.
Foto: Gustavo Justino Mesa principal debateu projetos e ações significativas na educação básica
Mesa principal debateu projetos e ações significativas na educação básica

 
Depois da banda, a mesa-redonda foi montada sob o palco e a assessora da educação infantil de Regente Feijó, Juliana Aparecida Zago, relatou sua experiência na implementação de ações na educação da cidade. “Muita coisa mudou com as novas diretrizes do ensino, a educação básica atende de forma obrigatório crianças a partir dos 4 anos de idade, a demanda é grande”, detalha. Para Juliana, nesse tipo de evento é importante a transmissão da parte prática aos estudantes, “acho que é isso que estão esperando, vim para mostrar como funciona”, pontua.
 
Compuseram a mesa a coordenadora pedagógica da Seduc, Vânia Kelen Belão Vagula, que falou sobre o programa nacional de alfabetização na idade certa; além de Saulo Françoso, supervisor da rede Sesi/SP que contou como foi a implantação do período integral  na escola. “Foi uma mudança radical que envolveu estrutura física e pedagógica a partir de 2007, só que aconteceu de forma gradativa. Hoje, envolve estudantes do 1º ao 5º ano”, segundo Françoso. O recorte da escola é relevante, já que se tratam de cerca de 170 escolas em todo o Estado, “é uma possibilidade de aprendizado para os universitários, os resultados vêm no futuro”, afirma.
 
Mais colóquio – O evento continua nesta terça-feira (31), também no Espaço Solarium, com outra mesa-redonda e coquetel. Hoje, o assunto em debate traz “Relatos de experiências na Educação Infantil e no Ensino Fundamental”. A programação completa pode ser conferida no site da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Envie esta notícia para um Amigo



Seu Nome*:
Seu E-mail*:
E-mail do destinatário*:
Mensagem* :
Digite os caracteres abaixo*:
Atualizar Captcha Verificação Captcha

Outras Notícias

leia mais