Os professores do curso de Música da Unoeste Dr. André Luiz Gonçalves de Oliveira, Patrícia Mertzig e Sheila Franceschini, participaram nesta semana, de 25 a 27 de setembro, da 12ª edição do Seminário Nacional de Pesquisa em Música (Sempem) e do 1º Seminário Nacional Fladem Brasil – Fórum Latino-americano de Educação Musical, na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. Durante o evento, em assembleia realizada pelo Fladem, a graduação da Unoeste foi eleita com unanimidade para sediar a segunda edição, em 2018, do Seminário Nacional Fladem Brasil.
Com o tema “Músicas na contemporaneidade: perspectivas e interações”, os professores da Unoeste apresentaram trabalhos, minicursos e participaram de mesas-redondas com pesquisas produzidas na universidade.
O professor André apresentou o minicurso “Ecologia acústica” e participou da mesa-redonda com a temática “Currículo, educação musical e contemporaneidade: Diálogos acerca da diversidade cultural e humana da/na América Latina”. Já as professoras Patrícia e Sheila apresentaram os artigos científicos intitulados “Aspectos auditivos e contribuições para uma educação musical mais atual a partir da abordagem metodológica de H. J. Koellreutter” e “Tecnologias digitais e sua influência na delimitação terminológica dos gêneros musicais”, respectivamente. O professor André também realizou um concerto de música eletroacústica durante o evento.
De acordo com Patrícia, o seminário contou com a presença de importantes educadores musicais brasileiros. “Participaram Teca Alencar de Brito, Carlos Kater, Adriana Rodrigues, Regina Santis, entre outros, além de conferências com a educadora musical Ethel Batres Moreno, da Guatemala, e da professora Luzmila Mendivil, do Peru, caracterizando assim a presença da América Latina nas discussões”, conta.
Ainda, segundo a docente da Unoeste, o evento possibilitou a discussão sobre o papel da educação musical na atualidade no contexto da América Latina. “O currículo em música na educação básica foi bastante discutido, incluindo a Base Nacional Comum Curricular. Essa temática é bastante relevante na atualidade porque é preciso repensar como a música está sendo representada socialmente no espaço escolar, entendendo que esta modalidade artística é fundamental para o desenvolvimento do ser humano e, portanto, deve ser contemplada na educação básica junto com outras disciplinas escolares”, salienta.
Sobre a importância de estar presente em eventos deste porte, Patrícia revela que para ela e para os demais professores do curso de Música da Unoeste, é fundamental, já que oportuniza o diálogo com outros pares e o conhecimento sobre outras realidades, além de problematizar muitas questões que permeiam o trabalho do educador musical na busca de soluções para muitos impasses políticos, econômicos e sociais. “Sempre procuramos trazer aos alunos e demais colegas docentes as principais discussões e temas pautados nos eventos científicos, como o currículo musical que pode ser discutido a partir da prática discente, principalmente na disciplina de Estágio Supervisionado, que trata do contato direto do acadêmico com a realidade escolar, já que os estágios acontecem nas escolas”, finaliza.