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Projetos, pesquisas e atividades

Visita monitorada ao AECIN

A visita monitorada ao Acervo Educacional de Ciências Naturais objetiva contribuir para os acadêmicos monitores do espaço como experiência técnico-prática, decorrente do desenvolvimento da atividade de monitoria e acompanhamento de alunos do Ensino Fundamental e Médio e demais instituições e particulares. Já para estes, constitui-se em uma forma de conhecer o ambiente acadêmico e suas atribuições, bem como a busca pelo conhecimento científico. Visitas realizadas:

  • Visita monitorada: recepção a 50 alunos do Colégio Novo Milênio - Teodoro Sampaio (SP), realizada no dia 03/10/2008. Os alunos assistiram à palestra intitulada “O meio ambiente e a preservação de recursos naturais” e visitaram a exposição permanente.
  • Visita monitorada: recepção a 90 alunos da Escola Emeif Governador Mário Covas – Álvares Machado (SP), realizada nos dias 01, 03 e 08/04/2009. Os alunos assistiram à palestra intitulada “A erosão através da história” e visitaram a exposição permanente.
  • Visita monitorada: recepção a 60 alunos da Escola Estadual Dr. José Foz – Presidente Prudente (SP), realizada no dia 29/04/2009. Os alunos assistiram à palestra intitulada “A importância da reciclagem para o Meio ambiente” e visitaram a coleção permanente.
  • Visita monitorada ao Aecin: recepção a 90 alunos da EEPG Profª. Francisca Almeida Góes Brandão – Presidente Prudente (SP), realizada nos dias 04 e 05/11/2009. Os alunos assistiram à palestra intitulada “O meio ambiente e a preservação de recursos naturais” e visitaram a exposição permanente.
  • Visita monitorada ao Aecin: recepção a 30 alunos do Colégio Triedro – Presidente Prudente (SP), realizada nos dias 12 e 16/11/2009. Os alunos assistiram à palestra intitulada “O meio ambiente e a preservação de recursos naturais” e visitaram a exposição permanente.
  • Visita monitorada ao Aecin: recepção a 25 alunos Escola Municipal Góes Brandão – Presidente Prudente (SP), realizada no dia 28/05/2010, no período das 08h00 às 12h00. Os alunos assistiram à palestra intitulada “O que é um acervo educacional?” e visitaram a exposição permanente.
  • Visita monitorada ao Aecin: recepção a 80 alunos do Lar Santa Filomena – Presidente Prudente (SP), realizada no dia 01/10/2010, em dois horários: das 08h00 às 10h30 e das 13h30 às 15h30. Os alunos assistiram à palestra intitulada “Profissões: o que você quer ser quando crescer?” e visitaram a exposição permanente.
  • Visita monitorada ao Aecin: recepção a 15 alunos do Colégio Raio de Sol – Presidente Prudente (SP), realizada no dia 15/10/2010. Os alunos assistiram à palestra intitulada “O meio ambiente e a preservação de recursos naturais” e visitaram a exposição permanente.
  • Visita monitorada ao Aecin: recepção a 72 alunos do EMEIF Governador Mário Covas – Álvares Machado (SP), realizada no dia 03, 15 e 16 de março de 2011. Os alunos assistiram à palestra intitulada “O que é um acervo educacional?” e visitaram a exposição permanente.
  • Visita monitorada ao Aecin: recepção a 18 alunos da Escola Estadual Monsenhor Sarrion – Presidente Prudente (SP), realizada nos dias 11, 13, 14 e 15 de abril de 2011. Os alunos assistiram à palestra intitulada “O que é um acervo educacional?” e visitaram a exposição permanente.
  • Visita monitorada ao Aecin: recepção a 41 alunos do Colégio Cristo Rei – Presidente Prudente (SP), realizada no dia 10/06/2011. Os alunos assistiram à palestra intitulada “O que é um acervo educacional?” e visitaram a exposição permanente.
  • Visita monitorada ao Aecin: recepção a 18 alunos do Colégio Estadual Santa Inês – Santa Inês (PR), realizada no dia 15/06/2011. Os alunos assistiram à palestra intitulada “O que é um acervo educacional?” e visitaram a exposição permanente.

Centro de Documentação

Semestralmente, desde sua criação, o AECIN recebe de outras instituições, dos acadêmicos, de docentes e de particulares, documentos impressos e em mídias digitais relacionados às Ciências Naturais. Este acervo documental vem sendo catalogado e está à disposição dos usuários do AECIN para auxilio em pesquisas. Esta seção também contempla mapas, catálogos, pôsteres educativos e painéis de apresentação de trabalhos científicos realizados pelos acadêmicos em eventos da Unoeste (ENEPE e Simpósio de Iniciação Científica da Faclepp, entre outros). A implantação e organização do Centro de Documentação do AECIN visam promover um acervo de obras bibliográficas e demais materiais voltados ao meio-ambiente e à educação ambiental, às Ciências Biológicas e Naturais, às Geociências e demais áreas do conhecimento. O material é de livre acesso aos docentes das áreas de Geografia, História, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental, Medicina Veterinária e demais que pretendam se utilizar dele para pesquisa ou docência, bem como ficará à disposição para eventuais visitas de escolas da rede pública e/ou privada de ensino fundamental e médio. O acervo do Centro de Documentação do AECIN ficará aberto para chegada de novo material, independente da área do conhecimento.

Inventário da flora nativa e exótica arbórea do campus II da Unoeste

O presente projeto pretende realizar um estudo minucioso da ocorrência e distribuição das espécies arbóreas existentes no Campus II da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), através da identificação e classificação das espécies nativas e exóticas. Este estudo oportunizará a pesquisa aos acadêmicos dos cursos de área de interesse e estagiários do Acervo Educacional de Ciências Naturais (AECIN), de modo a aprofundar os conhecimentos relacionados à botânica. Para a execução do projeto, foi realizado um planejamento preliminar junto aos acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas que participarão ativamente do mesmo. Inicialmente, serão realizadas visitas exploratórias ao campus II da UNOESTE, para a identificação e coletas de exemplares das espécies. Nesta etapa, serão empregadas etiquetas de identificação provisórias e fichas de classificação das espécies, as quais serão utilizadas para preenchimento in loco. Os acadêmicos serão divididos em grupos, liderados por alunos do último termo, que se responsabilizam pela condução dos trabalhos de cada equipe. Os grupos serão distribuídos em áreas contíguas, com o auxílio de mapa do Campus II, priorizando a área construída próxima à entrada principal, cuja flora constitui-se basicamente de espécies comuns no paisagismo urbano. Os trabalhos de cada equipe envolvem a localização, foto-documentação e coleta de amostras de espécies arbóreas nativas e exóticas dentro de cada perímetro. Os acadêmicos também identificarão as espécies etiquetando os exemplares e pré-classificando cada espécie em fichas previamente elaboradas. Após a conclusão do levantamento em cada uma das subáreas definidas, as equipes serão conduzidas a outras subáreas até a conclusão do levantamento em todo o Campus II. A partir do segundo semestre de 2012, a atividade conta com a participação de professores e alunos do Colégio Agrícola de Presidente Prudente.

Manhã de reflorestamento em comemoração ao Dia da Árvore

A proposta principal deste projeto é a de superar a dicotomia entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nos acadêmicos. Espera-se que esta atividade possa contribuir para a realização de pesquisas interdisciplinares em questões ambientais, integrando a educação ambiental e a aplicabilidade da pesquisa científica em prol da conservação do meio ambiente. Para o desenvolvimento desta atividade, serão utilizadas mudas de árvores, incluindo-se predominantemente espécies nativas, produzidas do viveiro de mudas do Campus II, as quais serão plantadas por acadêmicos dos cursos da UNOESTE, em áreas próximas à represa localizada nas imediações da área experimental do mesmo Campus, e demais áreas que necessitem de florestamento ou de reflorestamento. Esta ação será realizada anualmente no dia 21 de setembro, em comemoração ao dia da árvore, contará com a participação de docentes e discentes dos cursos de Graduação, e poderá eventualmente, contar com a presença de instituições de Ensino Fundamental e Médio convidadas, projetos sociais e demais entidades parceiras.

Desenvolvimento de hortas suspensas

Os objetivos básicos deste projeto envolvem a demonstração à comunidade acadêmica e visitantes da exposição a possibilidade de cultivo de hortaliças, ervas aromáticas e/ou fitoterapêuticas e frutas em pequenos espaços, utilizando-se de poucos recursos e reutilizando materiais recicláveis. Pretende-se, também, chamar a atenção para novos caminhos que proporcionem uma alimentação mais saudável, livre de agrotóxicos, de fácil manejo e de baixo custo de produção. Para a construção das hortas suspensas, foram estudados diversos modelos de montagem, tipos de recipientes e enraizamento/cultivo das espécies a serem plantadas. Em seguida, foram coletadas embalagens recicláveis, tais como: caixas do tipo “longa vida”, potes e garrafas plásticas, latas, entre outras, as quais foram pintadas e preparadas para o plantio. A seleção de sementes e mudas foi realizada por meio de pesquisa acerca do ciclo de vida de cada uma. O plantio e manutenção das hortas são realizados pelos acadêmicos participantes do projeto, que acompanham todas as etapas do crescimento das mudas até a fase final. O projeto pode ser implantado em escolas de Ensino Fundamental e Médio de Presidente Prudente e região.

Boletim Informativo AECIN

Neste boletim são apresentadas as atividades extensivas desenvolvidas pelo AECIN, bem como sua dinâmica de trabalho, atendimento a docentes e discentes da instituição, incorporações na coleção, informações sobre horários de funcionamento e atendimento à escolas e comunidade em geral. No Boletim Informativo Aecin ainda há um espaço destinado à publicações de pesquisas científicas realizadas por acadêmicos monitores do espaço, no intuito de divulgar os trabalhos no meio acadêmico. O Boletim Informativo Aecin é publicado nos meses de março, abril, maio e junho no primeiro semestre e agosto, setembro, outubro e novembro no segundo semestre. Está disponível online e pode ser enviado por e-mail à comunidade acadêmica e demais instituições de ensino. É de autoria dos acadêmicos estagiários no AECIN, com revisão da coordenação.

Painéis Educativos AECIN

A elaboração e divulgação dos painéis educativos no AECIN se justificam pela necessidade de produção de material didático visual, que possa despertar a curiosidade dos estudantes visitantes do espaço e ajudá-los a reconhecer a necessidade de preservação ambiental como um dever humano constante, portanto, fazendo parte de um pleno exercício da cidadania. Para o meio acadêmico, o projeto contribui no aprofundamento teórico decorrente da pesquisa para elaboração do material. Deste modo, alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de Presidente Prudente, região, e demais visitantes do AECIN, onde os painéis serão expostos permanentemente, se beneficiarão da informação direcionada em meio de informação quanto às plantas que estão presentes nos Campi I e II, demonstrando a importância desta flora para composição paisagística e para a fauna local, além de propiciar o aumento de conhecimento quanto aos possíveis benefícios medicinais.

“Fauna Regional”. Exposição itinerante do Acervo Educacional de Ciências Naturais – AECIN

A exposição itinerante intitulada “Fauna Regional” tem por objetivo apresentar espécimes da fauna silvestre encontrada na região do Pontal do Paranapanema, de modo a promover aproximação do público observador a um contexto de natureza e biodiversidade local. Para tanto, foram selecionadas algumas peças que compõem a coleção permanente do Acervo Educacional de Ciências Naturais – AECIN, que expostas, reproduzem o ambiente natural dos animais. Os exemplares foram objeto de doação espontânea e passaram por processo de taxidermia artística (empalhamento) em laboratório da Unoeste, recebendo cadastro e tombamento em coleção museológica. A exposição itinerante pode visitar escolas de Ensino Fundamental e Médio de Presidente Prudente e região, bem como entidades e instituições parceiras.

Exposição fotográfica: “Aves do Campus II da Unoeste”

A exposição objetiva divulgar as espécies de aves presentes no campus II da Unoeste, com a finalidade de promover ações para preservação, manutenção e aumento da quantidade de espécies residentes e migratórias. Para tanto, foi realizada a foto-documentação, identificação e catalogação destas aves em projeto de pesquisa do Curso de Ciências Biológicas, sendo as fotografias que compõem esta exposição, parte do material produzido durante a investigação. A exposição pode visitar escolas de Ensino Fundamental e Médio de Presidente Prudente e região, bem como entidades e instituições parceiras.

Minicurso sobre taxidermia e maceração de tecidos animais

O curso de extensão universitária ocorreu de 29/06 a 03/07 de 2009, atendeu a 25 acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas e objetivou promover o aprofundamento dos conhecimentos nas áreas de taxidermia e maceração de tecidos animais, através da prática laboratorial, visando a produção de espécimes para exposição no Acervo Educacional de Ciências Naturais.

Participação do AECIN em feiras de ciências e eventos escolares

O AECIN participou da Feira de Ciências no Colégio Adventista, no dia 11/11/2010, com o projeto “Desenvolvimento de hortas suspensas”. Aproximadamente 1.500 pessoas, entre alunos, professores e familiares visitaram a horta e receberam explicações sobre consumo sustentável. Também esteve presente na Mostra Científica da Escola Estadual Prof. Placídio Braga Nogueira, com as exposições itinerantes: “Fauna Regional” (animais empalhados) e “Aves do Campus II da Unoeste” (fotografias). O evento ocorreu nos dias 31/10 e 01/11/2012, e registrou a presença de 1.000 visitantes da comunidade escolar e sociedade civil do entorno.

Atendimento à comunidade

Desde sua criação, em 2008, o AECIN atende a comunidade estudantil de Presidente Prudente e região, recebendo escolas em visitas monitoradas agendadas previamente e destinadas à conscientização da preservação dos recursos naturais, fauna e flora.

As visitas têm duração média de 2 horas e seguem um roteiro pré-estabelecido: é ministrada palestra voltada à educação ambiental (ou específica de uma das áreas do conhecimento propostas pelo AECIN), seguida de visita à coleção permanente. As palestras podem ser ministradas por professores convidados ou pelos próprios acadêmicos formandos, que se propuserem a prepará-las.

Os acadêmicos são treinados para receberem as escolas (o treinamento se diferencia de acordo com a faixa etária do público visitante) e são distribuídos em seções, de acordo com a área que mais tem afinidade. Eles se preparam, individualmente, para as possíveis perguntas e, durante a visita, ficam à disposição dos alunos visitantes para sanar as dúvidas e curiosidades. No caso de proferirem palestras, os acadêmicos são capacitados através de oficinas de preparação de slides e noções de oratória.

PROJETOS DE PESQUISA EM ELABORAÇÃO

Algumas pesquisas vêm sendo elaboradas no AECIN. Abaixo, os objetivos dos projetos:

  • Descrição da flora nativa e exótica arbórea do Campus II da Unoeste
    Resumo:O projeto objetiva divulgar os dados coletados no projeto de extensão intitulado “Inventário da flora nativa e exótica arbórea do Campus II da Unoeste” que consistirá em meio de informação quanto à flora local, uma vez que todos os materiais coletados (excicatas, sementes e herbários) passarão a compor a coleção permanente do AECIN. Consistirá na catalogação e análise dos dados coletados, que deverão ser realizados no AECIN. Posteriormente, as equipes retornarão ao Campus II para substituição das etiquetas de identificação por registros definitivos e os dados do levantamento serão utilizados para publicações científicas. Pretende-se, também, elaborar um banco de dados digital que promoverá a pesquisa aos níveis de graduação e pós-graduação. Os materiais biológicos coletados serão utilizados para composição da Seção de Botânica no AECIN.
  • Memórias da extensão: avaliação da aprendizagem do acadêmico participante de atividades de extensão e pesquisa no Acervo Educacional de Ciências Naturais (AECIN).
    Resumo: O projeto de extensão universitária figura-se como um dos pilares da instituição, fundamentado como função social da Universidade. Comumente, a extensão é concebida a partir de um projeto de pesquisa, onde se coloca em prática ações anteriormente estudadas. A extensão universitária tem papel importante na formação acadêmica e torna possível o desenvolvimento de uma terceira função na universidade. A participação do acadêmico em projetos de extensão universitária torna-se importante para sua formação por possibilitar vivência durante sua formação e possibilidade de aplicação de pesquisas científicas desenvolvidas no ambiente acadêmico. Assim, o presente trabalho objetiva avaliar a contribuição do Acervo Educacional de Ciências Naturais (AECIN) no aprendizado e formação do acadêmico dos Cursos de Licenciaturas e Bacharelados da UNOESTE, de modo a quantificar e qualificar o trabalho que vem sendo desenvolvido neste espaço acadêmico. Pretende-se, também, promover a discussão sobre melhorias nas ações realizadas por este departamento mediante a análise de relatos de acadêmicos que participam ou participaram do mesmo.