CAMPUS:
Presidente Prudente Jaú
Telefone 0800 771 5533

Você está em: A Unoeste | CPA

Avaliação Institucional / CPA


Um dos componentes básicos do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004), é a Avaliação Institucional, que se desenvolve em dois momentos principais:

- autoavaliação, conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA);
- avaliação externa, realizada por comissões externas designadas pelo INEP, segundo diretrizes da CONAES.

A integração destas avaliações faz parte de um importante processo de discussão e reflexão relativo aos grandes temas de política pedagógica, científica e tecnológica, bem como as decisões buscando o fortalecimento ou redirecionamento de ações e de políticas de cada uma e do conjunto das instituições de educação superior.


Avaliações em Andamento

  • Perfil do egresso: processo contínuo


Como Funciona?

A CPA conta, na sua composição, com a participação de representantes de todos os segmentos da comunidade universitária – corpo docente, corpo discente e corpo técnico- administrativo, e, também, da sociedade civil organizada. A nomeação dos integrantes da CPA é feita pela Reitoria da Unoeste, por indicação dos colegiados superiores da instituição.

A CPA, ordinariamente, reúne-se para desenvolver e acompanhar as atividades de avaliação ou, extraordinariamente, mediante convocação do Coordenador.

O desenvolvimento das atividades de avaliação deve levar em conta as características da instituição, seu porte e a existência ou não de experiências avaliativas anteriores, tais como: autoavaliação institucional, avaliação externa, avaliação dos docentes pelos estudantes, avaliação de desempenho do pessoal técnico-administrativo, avaliação da pós-graduação, entre outros.



OBJETIVOS

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unoeste, constituída inicialmente pela Portaria nº 038/2015, de 28 de agosto de 2015, da Reitoria, tem por objetivo "atender às determinações do art. 11, da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, e do art. 7º da Portaria nº 2.051, de 09 de julho de 2004, que tratam do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).”.

A CPA têm as seguintes atribuições, conforme seu Regimento Interno:

  1. condução dos processos internos de avaliação da Instituição;
  2. sistematização, interpretação e avaliação das informações recolhidas, considerando a missão e as finalidades da Instituição estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);
  3. prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).



METODOLOGIA DA CPA

Conforme o Projeto de Autoavaliação Institucional, construído sob a responsabilidade da CPA, a metodologia para a avaliação interna deve privilegiar a compreensão do significado que os processos - educativo, de interações sócioculturais e de investigação científica – têm para os atores (corpo docente, discente e técnico-administrativo), nos ambientes acadêmicos da Universidade.

A estratégia de operacionalização do Projeto de Autoavaliação Institucional consta de:

  • discussão pela CPA e Reitoria, quanto à viabilização técnica de execução do projeto proposto;
  • seminários para capacitação das equipes de trabalho para condução do processo de coleta de dados;
  • reuniões com gestores para esclarecimentos e sensibilização quanto à necessidade de avaliação;
  • solicitação de assessores ad hoc para auxílio na análise dos dados;
  • reuniões de estudos da CPA e das equipes de trabalho para elaboração das diretrizes de realização de um Fórum Interno de Debates sobre Autoavaliação;
  • delineamento de um plano de mudanças, que será operacionalizado em metas e ações para a UNOESTE;
  • discussão do plano com a Reitoria e representantes de diversos setores;
  • aprovação de mudanças propostas.

COMPOSIÇÃO DA CPA DO CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE

Portaria nº. 02 - Reitoria da UNOESTE

A Reitora da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, de Presidente Prudente – SP, ANA CRISTINA DE OLIVEIRA LIMA, no uso de suas atribuições, EXPEDE a presente Portaria, ALTERANDO a Portaria nº 22, de 24/08/2016, Reitoria da UNOESTE, que designou os integrantes da Comissão Própria de Avaliação - CPA, para EXCLUIR a partir de 02/04/2018 a representante do corpo discente Luciana Manzoli Parangaba, bem como o representante do corpo docente Jerson Joaquim da Silva e INCLUIR, a partir da mesma data, para representar o corpo discente Carolina Nigro Jorge e para representar o corpo docente Olga Maria de Andrade Pereira Boscoli.

A Comissão Própria de Avaliação – CPA, prevista na Lei nº 10.861, Art. 11 de 14 de Abril de 2004, Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da União de 15 de abril de 2004, e no Regulamento da Comissão Própria de Avaliação, fica assim constituída:


Coordenador
Aparecida Darcy Alessi Delfim

Corpo Técnico-Administrativo
Alba Regina Azevedo Arana
Luis do Nascimento Ortega
Moacir Del Trejo
Fátima Cristina Luiz Leonardo

Corpo Docente
Ana Claudia Ambiel Corral Camargo
Maria de Lourdes Zizi Trevizan Perez
Maria Nilda Camargo de Barros Barreto
Olga Maria de Andrade Pereira Boscoli

Corpo Discente
Carlos André Fiorini
Carolina Nigro Jorge

Sociedade Civil Organizada
Roberto Jorge da Silva

Assessoria de Planejamento e Análise de Dados
Cristiane Maciel Rizo
Lucimara Carvalho de Andrade Sanches

Profissional de Estatística
Gabrielle Gomes dos Santos Ribeiro

Analista de Sistemas
Eduardo Henrique Rizo



PUBLIQUE-SE para conhecimento.
Presidente Prudente, 02 de abril de 2018.

ANA CRISTINA DE OLIVEIRA LIMA
Reitora da Unoeste




COMPOSIÇÃO DA SUBCOMISSÃO DA CPA DO CAMPUS DE JAÚ

A Reitora da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, de Presidente Prudente – SP, ANA CRISTINA DE OLIVEIRA LIMA, no uso de suas atribuições, EXPEDE a presente Portaria, alterando a composição da Portaria nº 21/2017, de 11/09/2017, Reitoria da UNOESTE, com a designação dos membros abaixo relacionados para constituírem a Subcomissão Própria de Avaliação do Campus Universitário de Jaú em atendimento ao Art. 11, da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, com a função de coordenar e articular o processo interno de avaliação da IES em acordo com o Projeto de Autoavaliação Institucional proposto pela Comissão Própria de Avaliação da Unoeste, campus de Presidente Prudente.


Corpo Técnico-Administrativo
Joicilene Belsoni

Corpo Docente
Amanda Creste M. da Costa Ribeiro Risso

Corpo Discente
Bruno Dezidério Mendonça

Sociedade Civil Organizada
José Fernando Barbieri



PUBLIQUE-SE para conhecimento.
Presidente Prudente, 24 de setembro de 2018.

ANA CRISTINA DE OLIVEIRA LIMA
Reitora da Unoeste




REGULAMENTO DA CPA

Clique abaixo para visualizar.

REGULAMENTO DA CPA


PROJETO DA CPA

Clique abaixo para visualizar.

PROJETO DA CPA

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO

Os resultados do processo de autoavaliação (avaliação interna) destacam as potencialidades e as fragilidades da universidade, que são utilizados como subsídios para a revisão permanente do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Os membros da comunidade acadêmica, os avaliadores externos e a sociedade recebem o relatório com os resultados, através de reuniões, documentos informativos, seminários e outros. A universidade consequentemente programa ações acadêmico-administrativas baseadas nos resultados das avaliações internas e externas.




Contato

E-mail: cpa@unoeste.br

Coordenação: 3229-1007
Assessoria de Planejamento: 3229-1012 / 3229-1015

Alguma mensagem