CAMPUS:
Presidente Prudente Jaú
Telefone 0800 771 5533

Você está em: Biblioteca | Histórico

Histórico


A Rede de Bibliotecas Unoeste foi fundada em 1972, juntamente com a Associação Prudentina de Educação e Cultura – APEC, com o nome de Biblioteca "Conselheira Nair Fortes Abu-Mehry". Em 2006 a Reitoria denominou-a como Rede de Bibliotecas UNOESTE "Cecília Guarnieri Denari". É composta por três Bibliotecas: Unidades de Informação 1 - Campus I, Unidade de Informação 2 – Hospital Regional, Unidade de Informação 3 – Campus II e pela Divisão Técnica de Tratamento da Informação onde é realizado o trabalho de aquisição e processamento técnico do acervo.

1972
Instalação da Biblioteca Provisória.
1975
Conselheira Nair Fortes Abu-Merhy, que da o nome à Biblioteca, e Cecília Guarnieri Denari, Diretora da Rede de Bibliotecas UNOESTE, no dia da inauguração.
1975
Inauguração da Biblioteca.
1983
Ampliação das instalações da Biblioteca com o aumento do número do acervo da APEC.
1988
Criação da UNOESTE e ampliação de novos cursos e início do funcionamento da Biblioteca Setorial - Campus II.
1994
Mudança da Biblioteca Setorial com amplo espaço físico face ao crescimento do acervo.
1997
Criada a Divisão Técnica de Tratamento da Informação, Campus I.
1998
Em 1998, a estrutura organizacional da Biblioteca foi descentralizada e criou-se a Rede de Bibliotecas UNOESTE. A Biblioteca Central foi denominada Unidade de Informação.
1999
Em 1999, foi instalada a Unidade de Informação 2 no Hospital Universitário.
1999
Unidade de Informação 3, campus II. (Ampliação da antiga Biblioteca Setorial).
1999
II Prêmio de Biblioteconomia Paulista "Laura Russo" à Rede de Bibliotecas UNOESTE, ofertado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia, às dez bibliotecas de destaque no Estado de São Paulo.
2000
Unidade de Infromação 2, no Hospital Universitário, em amplo espaço.
2000
Inaugurada a Unidade de Informação 4, campus II.
2004
Fusão das 2 Unidades do Campus II em Unidade de Informação 3.
2006
Homenagem da Reitora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima à ex-Diretora Cecilia Guarnieri Denari, no momento em que a Rede de Bibliotecas Unoeste recebeu seu nome.
2010
Instalação da Unidade de Informação 2 no Hospital Regional. Com a estadualização do Hospital Universitário em fevereiro de 2009 a Unidade 2, que funcionava nas dependências do HU, passou a atender no Campus I. Em abril de 2010, retomou suas atividades no HR que é administrado pela Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus(OSS), de São José do Rio Preto (SP).
2011
Criação do cargo de “Coordenação da Rede de Bibliotecas Unoeste Cecília Guarnieri Denari”, no dia 01 de março de 2011 pela Reitora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima. Na foto, ao lado de D. Ana, a nomeada para o cargo de Coordenação, a Bibliotecária Chefe da Unidade de Informação 1 - Campus I, Regina Rita Liberati Silingovschi.
Polo Dracena
2013
Criação da Biblioteca no Polo de Apoio Presencial na cidade de Dracena.
Acesso livre - Unidade de Informação 1 - Campus I
2015
Acesso livre - Unidade de Informação 1 - Campus I

Unidade de Informação 1 da Rede de Bibliotecas - Abriu seu acervo à comunidade acadêmica para acesso livre as estantes. Conta com o sistema de segurança da Empresa Bibliotheca. Trata-se de equipamentos inovadores, com design e tecnologia avançada. A UNOESTE adquiriu antenas, estações de trabalho para empréstimos e devoluções e o autoatendimento, todos os equipamentos utilizam a tecnologia de Identificação por Radio Frequência - RFID.
Instalação da Unidade de Informação 5 - Campus Fora de Sede Jáu
2018
Instalação da Unidade de Informação 5 - Campus Fora de Sede Jáu

Unidade de Informação 5 da Rede de Bibliotecas - Faculdade de Medicina - Campus Fora de Sede na cidade de Jaú. Inicialmente, o curso de Medicina funcionará nas dependências do Hospital Thereza Perlatti enquanto o campus próprio é construído. A Unoeste foi selecionada para a implantação da graduação médica nas cidades de Jaú e do Guarujá.
Alguma mensagem