CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste recebe evento do Programa Município que Educa

Encontro regional desenvolvido pela Undime teve parceria do Instituto Paulo Freire, Prefeitura de Presidente Prudente e da Universidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Unoeste recebe evento do Programa Município que Educa
Cerca de 450 pessoas participaram das atividades nesta terça-feira (18), no Salão do Limoeiro, campus II


A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) do Estado de São Paulo, em parceria com o Instituto Paulo Freire, Prefeitura de Presidente Prudente e Unoeste, desenvolveu nesta terça-feira (18), no Salão do Limoeiro, campus II, o encontro regional do Programa Município que Educa: Nova Arquitetura da Gestão Pública.

Após credenciamento, espaço de diálogo, apresentação artística e composição da mesa principal, palestras foram realizadas com os professores doutores Moacir Gadotti e Paulo Roberto Padilha, do Instituto Paulo Freire.

De acordo com a presidente da Undime e secretária de Educação da cidade de Santos (SP), Suely Alves Maia, a associação planejou vários eventos para aproximar os municípios de toda a discussão que envolve a área. “Essa aproximação é fundamental, porque pensamos que o país deve ter uma política de estado da educação, não a política de um país, um governo, que muda de quatro em quatro anos”.

Para ela, neste processo a participação de universidades, como a Unoeste, é fundamental. “A Undime apresentou um projeto em âmbito nacional que se chama ‘Residência Pedagógica’, o objetivo é trabalhar em conjunto com os alunos/estagiários, através do acompanhamento do município e ligado a uma coordenação dentro da faculdade”.

A secretária de Educação de Presidente Prudente, Ondina Gerbasi, ressaltou que este encontro regional é uma iniciativa que objetiva descentralizar as ações, através de reuniões no interior. “O tema principal debatido é Município que Educa e a Undime trouxe dois grandes palestrantes do Instituto Paulo Freire. Foram convidados dirigentes municipais de educação, diretores de departamentos das secretarias de educação de todos os municípios, professores, coordenadores, orientadores e demais envolvidos na área”.

Convidada para compor a mesa principal, a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unoeste, Dra. Zizi Trevizan em um momento lembrou o escritor Augusto Cury: “Nós educadores devemos ter a postura de uma humildade intelectual, porque se formos humildes intelectualmente evitaremos o envelhecimento intelectual”. Na ocasião, também salientou a parceria da Universidade no evento. “Essa é mais uma oportunidade de integrarmos pós-graduação, através do Mestrado em Educação, cursos de graduação da Faclepp [Faculdade de Ciências, Letras e Educação], com as secretarias dos municípios da região”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem