CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste Sustentável comemora sete anos de ótimos resultados

Pesquisadora vinculada à área do meio ambiente afirma ter ocorrido um grande avanço para a instituição


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Unoeste Sustentável comemora sete anos de ótimos resultados
A usina fotovoltaica da Unoeste ocupa um espaço quatro vezes maior que o campo do estádio do Maracanã

Em 27 de janeiro de 2015 nascia o programa Unoeste Sustentável, com a implantação do Plano de Logística Sustentável (PSL) que envolve vários setores da instituição e tem como gestora a pesquisadora Dra. Alba Regina Azevedo Arana, coordenadora do programa de mestrado e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional.

A sua afirmação é de que institucionalmente tem muito o que comemorar pelos sete anos de ótimos resultados. Dentre as ações que marcaram a evolução da gestão ambiental na universidade, cita a instalação da usina fotovoltaica, a implantação da coleta seletiva e as práticas de coletas recicláveis em todos os departamentos. 

O PSL abrange a Unoeste em toda a sua dimensão: campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá. Conforme Alba, o grande objetivo tem sido a manutenção de práticas contínuas de sustentabilidade dentro da universidade; com avanço extremamente importante em todas as esferas da instituição.

A pesquisadora faz referência à gestão, ensino, pesquisa e extensão. Todas as ações do PSL estão documentadas em página da universidade, neste link. Espaço virtual no qual são encontradas as ações já realizadas, as que estão em andamento e as previstas.

Projetos de pesquisa têm buscado ampliar os conhecimentos sobre questões ambientais, de tal forma a mobilizar a comunidade científica da Unoeste e com alcance de educação ambiental para a comunidade acadêmica da graduação e da pós-graduação; contemplando o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unoeste. 

O plano tem trabalhado a cultura da sustentabilidade utilizando os 7 Rs, de repense, reintegre, responsabilize-se, recuse, reduza, reaproveite e recicle. Trabalho aplicado através de eixos, tais como: de material de consumo, coleta seletiva, energia elétrica, água e esgoto, qualidade de vida no ambiente de trabalho e deslocamento de pessoal.

Os demais eixos são os de ações de divulgação, sensibilização e capacitação; compras e contratações sustentáveis; e inovação. Por exemplo, no eixo de material de consumo foi eliminado o copo plástico, com a destinação de canecas para os funcionários; e no eixo coleta seletiva, a implantação do sistema de gerenciamento de resíduos sólidos.

O maior investimento foi em 2019 com a instalação no campus II, em Presidente Prudente, de uma das maiores usinas solares fotovoltaicas do Brasil no modelo de geração distribuída autoconsumo – até 5 MW; o suficiente, por exemplo, para abastecer 2,5 mil residências.

Rádio Unoeste 

Ouça o podcast sobre essa matéria, neste link.

Foto: Arquivo/Marketing Unoeste Dra. Alba Arana afirma que tem muito o que comemorar pelos sete anos do programa Unoeste Sustentável
Dra. Alba Arana afirma que tem muito o que comemorar pelos sete anos do programa Unoeste Sustentável

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem