CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Enapi traz atividades voltadas à área científica no Enepe

Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica está em sua XVI edição este ano


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo/ Unoeste Enapi traz atividades voltadas à área científica no Enepe
Evento na área da pesquisa proporciona momentos diferenciados aos participantes


O Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste (Enepe 2011) terá início no dia 17 de outubro. Dentro da programação, acontecerá no dia 19 do mesmo mês o XVI Enapi – Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica.

Com a palestra “Ciência e construção do conhecimento humano”, o professor da Unesp de Botucatu, Ivan Guerrini fará a abertura do Enapi no Anfiteatro Azaléia, no campus II da Unoeste, às 8h15.

De acordo com um dos organizadores do evento, professor Gustavo Maia Souza, a realização de um evento específico para a pesquisa dentro do Enepe é de fundamental importância para o desenvolvimento da pesquisa institucional, criando espaços para discussão, trocas de experiências e surgimento de novas idéias. “É um momento em que a pesquisa desenvolvida dentro da Unoeste pode ser compartilhada por todos em um único local. Isso é fundamental para despertar o interesse de novos pesquisadores e incentivar os mais experientes a desenvolverem cada vez mais estudos”.

Dentro da programação do Enapi haverá o II Workshop de Metodologia da Pesquisa Científica (Wimpec), organizado pelo Núcleo Institucional de Pesquisas Multidisciplinares (Nipem) com o tema “Agências de fomento e orientação para submissão de projetos”. “A atividade tem o objetivo de auxiliar os pesquisadores da Universidade a buscarem recursos externos para o financiamento de suas próprias pesquisas. Além de modelos gerais de elaboração de projetos, serão discutidas algumas dicas importantes como aumentar as chances de aprovação de projetos nas principais agências de fomento do país (Fapesp e CNPq)”, salienta o professor.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoeste, Zizi Trevizan, conta que o evento teve suas primeiras edições promovidas e organizadas pelo Mestrado em Educação, pela Coordenadoria Central de Pesquisa (CCPq) – Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG). “Com a criação de outros mestrados (Agronomia e Ciência Animal), o Enapi foi se solidificando a cada nova edição. Na seqüência, as Pró-reitorias de Extensão (Proext) e Acadêmica (Proacad) criaram seus próprios encontros anuais de extensão e de ensino (Enaext e Enaens) e nos últimos anos, o Enepe abrangeu os três encontros e foi estabelecendo um diálogo maior entre a pós-graduação e a graduação, estimulando a iniciação científica em toda a Instituição, a interação e a autoavaliação de todas as ações acadêmicas. O Enapi, portanto, foi o principal ponto de partida para a integração acadêmico-científica vivenciada hoje na Unoeste”, revela.

Serviço – Os interessados em participar do Enepe e receber certificado devem preencher o Formulário de Inscrição e efetuar o pagamento do boleto. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas nas seguintes opções: com apresentação de trabalho e sem apresentação de trabalhos, para aqueles que pretendem participar como ouvintes no evento. Mais informações sobre as inscrições e a programação completa, no site do Enepe.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem