CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Enepe tem avaliação externa sobre o antes, durante e depois

Estratégia para distribuir fluxo de participantes é vista como diferencial em relação a eventos tradicionais


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Enepe tem avaliação externa sobre o antes, durante e depois
Dra. Renata: avaliadora externa do Enepe 2013
Foto: João Paulo Barbosa Enepe tem avaliação externa sobre o antes, durante e depois
Doutores Creste, Angelita, Renata e Zizi


Para cada edição do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) da Unoeste é convidado um avaliador externo que cumpre sua tarefa considerando três etapas: antes, durante e depois. Para este ano a convidada foi Renata Portela Rinaldi, pedagoga pela Unesp, mestre e doutora pela Universidade Federal de São Carlos. Atua no Departamento de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp de Presidente Prudente.

Seu entendimento é de que o Enepe 2013 seguiu a tendência mundial de repensar a formação profissional. Isso alimentou os debates, despertou interesse e motivou os participantes. Outro fato marcante foi sobre a distribuição do fluxo de participantes, em espaços, horários e por temas específicos, consistindo num diferencial em relação a eventos tradicionais e âmbito nacional.

Ao pontuar as duas considerações, Renata fala com a experiência de quem tem como um dos seus temas de estudo o desenvolvimento profissional e de quem já participou de organização de eventos reconhecidos pela comunidade acadêmica científica brasileira e até internacional. Conta que recebeu o convite em junho e no começo de outubro saiu a autorização da Unesp, em São Paulo, para que pudesse ser avaliadora.

Todavia, diante da perspectiva de que teria a autorização, iniciou o acompanhamento pelo sistema de informação mantido pela Unoeste, tanto no site específico do evento quanto no portal que abriga as notícias produzidas pela assessoria. Classifica a comunicação da Unoeste como esplêndida e junta organização com divulgação, incluindo a externa que é feita pela mídia convencional, como formas de valorização do evento.

Embora emita algumas opiniões neste momento, esclarece que a avaliação possui toda uma complexidade e responsabilidade, inclusive de apontar possíveis falhas e até sugerir medidas que possam contribuir em melhorias nas edições futuras. “A avaliação é feita a partir de critérios previamente estabelecidos pela organização do evento, a partir de eixos que envolvem o seu andamento, mas também contempla toda a interface anterior e posterior”, explica.

O ponto de partida está na preparação e abertura das inscrições, na logística de organização e realização, no processo de análise dos que participaram com apresentações de trabalhos e no estudo sobre a extensão e o impacto do evento, inclusive envolvendo outras universidades, a participação regional e de estudantes e pesquisadores de outros estados. Durante os quatro dias, Renata esteve presente em todas as atividades.

O Enepe 2013 ocorreu nesta semana, de 21 a 24, e compreendeu o 10º Encontro Anual de Ensino Superior (Enaens), o 18º Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica (Enapi) e o 11º Encontro Anual de Extensão (Enaext). Foram mais de 3 mil inscritos. As apresentações de trabalho passaram de mil. Estiveram envolvidos representantes de 26 instituições de ensino superior, de oito estados brasileiros.

O tema foi “Ciência, Tecnologia e Sociedade: a universidade na construção da identidade profissional”. Tema que, na visão da avaliadora, impactou inclusive os professores em seu exercício de formador, incluindo a formação inicial que deve ser pensada por meio do currículo formal e assim também na sequência dos estudos que posteriormente devem oferecer a prática, inserindo o estudante no mundo do trabalho.

“A integração desses sujeitos gera conhecimento e melhor preparação, para o trabalho e para vida”, disse em relação ao ensino, a pesquisa e a extensão universitária. Renata manifestou-se grata pelo convite da Reitoria da Unoeste, por intermédio dos pró-reitores José Eduardo Creste (Acadêmico), Zizi Trevizan (Pesquisa e Pós-graduação) e Angelita Lima (Extensão e Ação Comunitária). Agora, prepara a avaliação para remeter, por escrito, ao Núcleo Administrativo do Enepe.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem