CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Produções científicas e ações sociais são premiadas no Enepe

Fechamento do megaevento ocorre em tom de comemoração abrilhantada pelo Grupo de Sopros do Projeto Guri


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Produções científicas e ações sociais são premiadas no Enepe
Pró-reitores com os ganhadores dos prêmios
Foto: João Paulo Barbosa Produções científicas e ações sociais são premiadas no Enepe
Dr. Creste ladeado pelas doutoras Angelita e Zizi
Foto: João Paulo Barbosa Produções científicas e ações sociais são premiadas no Enepe
Abertura da premiação com apresentação do Guri


Iniciado na segunda-feira (21), com a conferência do filósofo e teólogo Leonardo Boff, o Enepe 2013 – Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste – terminou na noite de quinta-feira (24) com as entregas do 2º Prêmio Científico Unoeste e 2º Prêmio Unoeste Solidária. A cerimônia ocorreu no salão do Limoeiro com as presenças dos pró-reitores doutores José Eduardo Creste (Acadêmico), que representou a reitora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, Zizi Trevizan (Pesquisa e Pós-graduação) e Angelita Lima (Extensão e Ação Comunitária).

Em tom de comemoração pelos excelentes resultados obtidos no megaevento, a premiação ocorreu em clima de festa aberta com a apresentação do grupo de sopros do projeto Guri, do polo regional de Presidente Prudente. Meninos e meninas ocuparam o palco, conduzidos pelo regente Marlon Kamatari (educador). Também estiveram presentes a coordenadora do polo Fernanda Sanches e a coordenadora regional Fabiane Sanches. A composição da mesa da cerimônia ocorreu com os pró-reitores que, depois de se pronunciarem publicamente, entregaram prêmios aos primeiros colocados e certificados para todos.

Creste disse que o Enepe 2013 foi grandioso em todos os aspectos; quantitativos e qualitativos. Fato verificado nos três segmentos: 10º Encontro Anual de Ensino Superior (Enaens), 18º Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica (Enapi) e o 11º Encontro Anual de Extensão (Enaext). “Um evento grandioso em todos os seus aspectos e com o nosso reconhecimento pelo comprometimento de toda comunidade acadêmica: estudantes, professores, coordenadores e funcionários”, disse o pró-reitor.

Em relação ao tema do Enepe – “Ciência, tecnologia e sociedade: a universidade na construção da identidade profissional”, Zizi comentou que identidade foi a palavra-chave das conferências, palestras e debates; como algo muito forte no contexto da formação profissional. Citou Drummond de Andrade “sempre resta um pouco do nosso rosto no queixo dos nossos filhos”, para dizer que nos traços culturais dos filhos da Unoeste fica o Enepe 2013 com as marcas da transformação em relação ao envolvimento da vida nas relações humanas.

Para Angelita, a sensação do dever cumprido deve ser compartilhada com todos que se envolveram no Enepe 2013, de uma forma ou de outra. Foram mais de 3 mil inscritos, mais de mil trabalhados apresentados e 26 instituições envolvidas de oito estados brasileiros. Disse que o tema proporcionou um grande debate, muito interessante para a comunidade acadêmica. Referiu-se aos conferencistas e palestrantes como pessoas que preencheram as expectativas, provocando nos participantes novas atitudes e novos valores. Em seguida ocorreu a premiação, com a assessoria de Juliane Orosco e a organização do Dr. Jair Rodrigues Garcia Júnior, do Núcleo Administrativo do Enepe.



2º Prêmio Científico Unoeste

Ciências biológicas e da saúde

Categoria graduandos/graduados

1º lugar – Hospitalizações por doenças respiratórias associadas à exposição de metais tóxicos no material particulado e nível de temperatura em Presidente Prudente SP/Brasil. Trabalho produzido junto ao Departamento de Fisioterapia da Unesp em Presidente Prudente, por Murilo Sannomia Ito, Ercy Mara Cipulo Ramos, Paula Roberta Silva Pestana, Aline Duarte Ferreira Ceccato, Luiz Carlos Soares de Carvalho Júnior, José Tadeu Garcia Tommaselli, Camila dos Anjos Proença, Marcos Fernando de Souza Teixeira, Iara Buriola Trevisan, Renata Marques David, Gabriel Faustisno e Donei Ramos.

2º lugar – Perfil de risco cardiovascular e correlação entre os dados antropométricos e sanguíneos de hipertensos de um projeto de extensão universitária. Trabalho feito junto ao Departamento de Fisioterapia da Unesp, por Bruno Massayuki Makimoto Monteiro, Mariana Scarelli, Daniela Chedid, Amanda Sírio Cabrera, Natália Turri da Silva, Camila Balsamo Gardim, Thais Roque Giacon, Rayana Loch Gomes, Ana Laura Ricci Vitor e Luiz Carlos Marques Vanderlei.

3º lugar – Nível de atividade física e prevalência de fatores de risco cardiovasculares de participantes de projeto de extensão interdisciplinar. Uma produção envolvendo os cursos de Fisioterapia, Farmácia, Nutrição e Enfermagem da Unoeste; por Aline Ferreira Lima Gonçalves, Giélitta Muraro de Souza, Naiane Aparecida de Brito, Stefany Souza de Moraes, Renata Augusto Beloni Digiovani, Rosângela Cristóvão Ferreira, Luciane de Souza Romero Nogueira, André Luís Silvestre e Francis Lopes Pacagnelli.



2º Prêmio Científico Unoeste

Ciências humanas e sociais aplicadas

Categoria graduandos/graduados

1º lugar – A fantasia do real contexto da educação infantil: entre sonhos e possibilidades de transformação. Departamento de Educação da Unesp Prudente, por Tony Aparecido Moreira, Denise Watanabe, José Hamilton de Lima e Márcia Regina Canhoto de Lima.

2º lugar – O bullying escolar na perspectiva do gênero masculino e feminino. Uma produção da aluna do curso de Pedagogia na Faculdade de Ciências Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp), Valéria Rodrigues Gimenes Jabes, e da professora doutora Jaqueline Batista de Oliveira Costa, do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Federal da Grande Dourados/MS.

3º lugar – A atuação da Companhia Regional de Habitação de Interesse Social Cohab-Cris em Araçatuba/SP. Produzido pela Arquitetura e Urbanismo da Unesp em Prudente, por Letícia Grego Catelan, Natália Gironde Ataíde e Cristina Maria Pesissinoto Baron.

2º Prêmio Científico Unoeste

Ciências biológicas e da saúde

Categoria pós-graduandos/pós-graduados

1º lugar – Reciclagem agrícola de biossólidos: aspectos ambientais e aceitação pública. Produção junto ao mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Unoeste, por Renata Delfino Moreira, Edilene Mayumi Murashita Takenaka e Antonio Fluminhan Júnior



2º Prêmio Científico Unoeste

Ciências exatas e engenharia

Categoria graduandos/graduados

1º lugar – Aplicação de técnicas estatísticas multivariadas para estudos da atividade pecuária na região administrativa de Presidente Prudente. Departamento de Estatística e Programa de Matemática Aplicada e Computacional da Unesp em Prudente; e Curso de Zootecnia da Unesp em Dracena, por Juliana Andréa Osório Balan, Antônio Assiz de Carvalho Filho, Ricardo da Fonseca e Eduardo Cardozo de Oliveira.



2º Prêmio Unoeste Solidária

1º lugar – Projeto Doador do Futuro, de Eliane Cristina Negri Santos, do curso de Enfermagem da Unoeste.

2º lugar – Projeto Leitura Campeã, de Itamar Xavier de Camargo e da professora Augusta Boa Sorte Oliveira Klebis, da Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem