CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Big Day Brasil leva estudantes a registrar aves do campus II

Espécies encontradas no local no último sábado foram listadas na plataforma eBird


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Big Day Brasil leva estudantes a registrar aves do campus II
Professores e alunos observam e registram os pássaros encontrados

O campus II, além de sua ampla estrutura acadêmica, é também conhecido por sua extensa área verde, que reúne inúmeras árvores nativas e mais de 180 espécies de aves. Cenário ideal para integrar o movimento Big Day Brasil, evento que ocorreu no último sábado (22) e teve a participação de vários Estados brasileiros, quando as pessoas saíram à busca de diferentes aves para postar suas listas na plataforma eBird, e a Unoeste não ficou de fora dessa!

A ideia era observar o maior número de espécies em 24 horas. Na maior universidade do oeste paulista, logo nas primeiras horas da manhã de sábado, cerca de 150 universitários, dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária, iniciaram a busca pelos pássaros do campus verde. Eles observaram, registraram, identificaram e listaram os pássaros encontrados.

Supervisionados por docentes, os estudantes viram desde as espécies mais raras quanto as mais comuns. Segundo o professor Paulo Antônio da Silva, especialista na área de ecologia e avifauna, a atividade também teve como proposta fomentar o contato com a natureza e desenvolver o caráter científico entre os alunos. “A maioria dos alunos não sabia da diversidade de espécies que o campus II abriga. Ficaram impressionados com a variedade de formas e cores de aves visualizadas”. Até o momento, de acordo com Silva, foram 89 espécies detectadas no local, “que corresponde cerca de 50% do total de espécies já registradas no campus II”.

O professor afirma que o objetivo é realizar mais ações como essa. “O desafio agora é alcançar a sociedade comum e alunos de outros cursos”. Diego Junior Santos Gonçalves, 22, aluno do bacharelado em Ciências Biológicas, ficou impressionado com a diversidade de pássaros que viu. “Foi uma experiência única, valeu muito a pena participar. Eu listei cerca de 30 espécies diferentes”, comenta.

Também participaram como supervisores os professores Edson Assunção Mareco, Luis Gustavo Iemma, Luiz Waldemar de Oliveira, Nelissa Garcia Balarim, Silvério Takao Hosomi, William Suekane Takata e Willyam de Lima Vieira.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem