CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

‘Papa’ da oftalmologia elogia estudo de docente da Unoeste

Linha de pesquisa exclusiva promove validação de uma nova metodologia de aferição da pressão intraocular


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida ‘Papa’ da oftalmologia elogia estudo de docente da Unoeste
Silvia Andrade no congresso em Monterey

Ao ser apresentado pela primeira vez no exterior, o estudo científico “Ex vivo and in vivo study of Kowa HA-2 applanation tonometer in the measurement of intraocular pressure in dogs”, ou seja, “Estudo ex vivo e in vivo do tonômetro de aplanação Kowa HA-2 na mensuração da pressão intraocular em cães”, recebe elogio do professor emérito da Universidade da Florida, nos Estados Unidos, o PhD Kirk Gelatt, que é considerado o “papa” da oftalmologia.  O trabalho da médica veterinária Dra. Silvia Maria Caldeira Franco Andrade foi enaltecido por promover a validação de uma nova metodologia de aferição de pressão intraocular, inserido na linha de pesquisa de sua atuação no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciência Animal, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Unoeste, com a oferta de mestrado e doutorado.

Silvia também leciona no curso de Medicina Veterinária, de tal forma que suas produções têm envolvido estudantes inseridos em iniciação científica. Ela disse nesta segunda-feira (7), após retornar dos Estados Unidos, que o reconhecimento por Gelatt, inclusive com o incentivo para prosseguir essa linha, tem expressivo valor para o programa e para o curso; por extrapolar a questão pessoal e atingir, plenamente, o patamar institucional; num momento em que a Unoeste vive o processo de internacionalização. Conforme Silvia, Gellat é o autor da maior obra de oftalmologia veterinária do mundo: “Veterinary Ophthalmology Vol 1 e 2”. Em forma de pôster, o estudo foi apresentado no American College Veterinary Ophthalmology, o ACVO 2016, o maior congresso de oftalmologia veterinária do mundo.

O trabalho sobre a mensuração da pressão intraocular em cães foi desenvolvido por Silvia durante especialização em Oftalmologia pela Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-SP), envolvendo a também docente Glaucia Prada Kanashiro (diretora do curso de Medicina Veterinária e quatro alunos em iniciação científica, com a orientação do Dr. Alexandre Lima de Andrade, no campus da Unesp em Araçatuba. Outro pôster apresentado no congresso em Monterey, na Califórnia, foi “Use of 0,03 tacrolimus eye drops in olive oil or linseed oil for the treatment of keratoconjunctivitis sicca in dogs”,  ou “Uso de colírio de tacrolimus 0,03% diluído em óleo de oliva no tratamento da queratoconjuntivite seca em cães”; trabalho do mestrado de Luiz Felipe da Costa Zulim, com a participação de quatro alunos em iniciação científica, orientado por Silvia e coorientado pela Dra. Gisele Alborghetti Nai.

As apresentações nos Estados Unidos ocorreram em outubro e no mês anterior Silvia esteve no 41º World Small Veterinary Association Congress, o WSAVA 2016, que é considerado o maior congresso mundial de clínica médica de pequenos animais e foi realizado em Cartagena. Na Colômbia apresentou os pôsteres “Antimicrobial susceptibility profile of bacteria isolated in the eyes of dogs with keratoconjuctivitis sicca” ou “Perfil da sensibilidade microbiana de bactérias isoladas de cães com ceratoconjuntivite seca”, produzido no mestrado de Carolina Silva Guimarães Pereira, com a participação de cinco alunos de iniciação científica, com orientação de Silvia e coorientação do Dr. Rogério Giuffrida; e “Use of portable applanation Tonometer Kowa HA-2 in the measurement of intraocular pressure in cats”, ou “Uso do Tonômetro portátil de aplanação Kowa HA-2  na mensuração da pressão intraocular  em gatos”, do mestrado de Cláudia Lizandra Ricci, orientado por Silvia e com participação de Glaucia e quatro alunos em iniciação científica.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem