Novas oportunidades e personalidade na Semana de Comunicação
Jornalismo político, ensaios fotográficos e profissional de mídia publicitária foram alguns dos temas abordados



Os três primeiros dias da 21ª Semana da Comunicação da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp) tiveram temáticas de trabalho diferentes, mas houve um consenso entre os palestrantes nas áreas de jornalismo, publicidade e fotografia quanto ao mercado de trabalho. Os profissionais destas três áreas precisam apostar em inovação, zelar pela informação correta, não desperdiçar oportunidades e imprimir o máximo de personalidade nas ações.
Na segunda-feira (9), a repórter Ana Zimmerman, da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), afiliada Rede Globo no Paraná, contou que após sair da faculdade e ir para o estágio, percebeu que gostava de futebol e começou a carreira cobrindo jogos ao vivo em rede nacional pela TV Globo. Na época, era uma das poucas mulheres que trabalhavam no meio. Mais tarde, participou da Copa do Mundo de 1998. “No entanto, as oportunidades aparecem na nossa vida e precisamos saber aproveitá-las. Foi assim que migrei para a política, quando a operação Lava-Jato, uma das maiores de combate à corrupção no país, surgiu”, disse.
Ana falou aos alunos que o processo de apuração da operação Lava-Jato reúne política e polícia e requer muita atenção e persistência dos jornalistas que fazem o trabalho em grupo. “Primeiro você precisa ter a criatividade no que for fazer e depois persistência para conseguir os dados corretos”. Para o aluno do 1º termo de Jornalismo, Claudinei Quirino, a primeira palestra prendeu muito a atenção e atendeu as expectativas. ‘’Achei fantástica a criatividade e o dinamismo dela em trabalhar em várias áreas’’. A aluna do 7º termo de Jornalismo, Milena Mendes, comentou sobre a motivação do momento. “Estou terminando a faculdade esse ano e foi um incentivo para eu não me esquecer de onde eu quero chegar”.
Letícia Padilha – Com muito carisma e espontaneidade a fotógrafa de Londrina (PR), Letícia Padilha, 27, abordou em sua palestra o início da carreira, a importância de ter uma relação intimista com o cliente e de colocar amor e personalidade em tudo que for fazer.
Letícia Padilha já trabalhou com casamentos, mas atualmente se dedica a fotografias infantis e ensaios de família. Sobre a opção pelo segmento, ela diz que é muito importante estar próxima com sua própria realidade. “Cansei de fazer casamentos, porque já não estava com essa conexão tão próxima comigo. E eu sou muito família”, justifica.
A fotógrafa também falou a respeito de como procura estabelecer uma relação mais próxima com seus clientes, deixando-os sempre confortáveis, e a importância da produção, locação e referências que utiliza em cada trabalho. “Meu cliente tem direito a ter uma foto mais exclusiva”, disse. “Eu busco ainda muita referência. Por exemplo, quando eu vou fotografar infantil eu preciso ver catálogo de moda, de ensaios que as pessoas estão fazendo e daí, imprimo minha personalidade”, completou.
Ao fim da palestra instigou o público a nunca duvidar de suas verdades e, apesar das dificuldades, sempre acreditar em nossos sonhos. “Nós somos movidos por nossos sonhos, e errar faz parte da conquista”, completa. Terceira de quatro filhos, de quase fisioterapeuta à fotógrafa, Letícia ainda dá mais uma dica para o sucesso dentro da profissão. “Ter muito amor nos olhos, e no coração”.
Iandra Siqueira – Na terceira noite (10) da 21ª Semana de Comunicação Social, a publicitária Iandra Siqueira contou como o mercado de trabalho está atualmente e mostrou várias vertentes que um profissional, principalmente de mídia, precisa estar atento.
Atuante no mercado há mais de 11 anos, Iandra deu várias dicas para os alunos de Publicidade e Propaganda. “Aproveite o tempo de faculdade para buscar ideias e soluções que o mercado não tem”. Reforçou ainda que o mercado de trabalho está carente de profissionais da nova mídia e pesquisa de mercado e sobre fugir das respostas óbvias. “Quando a gente foge do óbvio obtemos melhores resultados. Dói, mas a gente consegue lugares melhores’’, enfatiza.
Para a aluna do 1º termo de Publicidade e Propaganda, Fernanda Freitas, a palestra foi dinâmica e abordou exemplos da realidade. ‘’Eu gostei da parte que ela nos aconselhou a arriscar’’, contou a aluna que participa de sua primeira Semana da Comunicação na Facopp. O aluno do 7º termo, Júlio Cesar Dourado, comentou sobre a importância de visualizar alguns exemplos do mercado. “É bom ver alguém que já trabalhou com isso em vários lugares, porque a gente começa a conhecer bem mais a área”.
Serviço – A 21ª Semana de Comunicação termina nesta sexta-feira (13) com a palestra da jornalista Tainá Goulart, da revista Contigo! A partir das 19h30. Na quinta-feira (12) foi a vez de o renomado fotojornalista Evandro Teixeira falar com os futuros profissionais.
Por Thais Vizari, Mariane Pracânica, Clara Dias e Marcelo Abujamra, da Assessoria de Imprensa Facopp
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste