CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Prebiótico favorece absorção dos minerais cálcio e fósforo

Estudo buscou determinar o efeito na suplementação de ração de ratos em relação aos tecidos renais e hepáticos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Prebiótico favorece absorção dos minerais cálcio e fósforo
Fábio Costa está aprovado mestre em Ciência Animal
Foto: João Paulo Barbosa Prebiótico favorece absorção dos minerais cálcio e fósforo
Banca de avaliação: Sanches, Bremer Neto e Souza Reis
Foto: João Paulo Barbosa Prebiótico favorece absorção dos minerais cálcio e fósforo
Costa com os doutores Bremer Neto, Sanches e Souza Reis

Suplementos alimentares prebióticos são capazes de promover maior absorção de cálcio e fósforo nos tecidos renais e hepáticos, conforme resultados encontrados em pesquisa realizada pelo fisioterapeuta Fábio José da Costa. Sua produção científica ocorreu durante o mestrado em Ciência Animal, ofertado junto a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Unoeste. A defesa pública ocorreu na tarde desta segunda-feira (20), com aprovação para que o autor do estudo receba a titulação correspondente ao curso que fez.

Coordenador da equipe de fisioterapia do Hospital Regional (HR) e com atuação em especialização de fisioterapia hospitalar, Costa procurou determinar o efeito da suplementação de ração em ratos, com três diferentes prebióticos, sobre a absorção de cálcio e fósforo. Os animais foram obtidos no Biotério Central da Unoeste, sendo 160 distribuídos aleatoriamente em quatro grupos: um para controle; portanto, sem suplementação; e os outros três com concentrações diferentes de prebióticos.

“O objetivo era saber se havia diferenças e se repercutia na maior absorção de cálcio e fósforo nos tecidos”, comenta o fisioterapeuta para dizer que o resultado mostrou que sim, em relação ao grupo com a ração sem suplemento. “A maior absorção resulta em benefícios gastrointestinais”, afirma Costa que promoveu as análises de sangue, rins e fígado de 10 em 10 animais, a partir do 14º dia da suplementação, seguindo-se os prazos de 28, 42 e 56 dias. As amostras séricas e dos tecidos renais e hepáticos apresentaram aumento significativo nos níveis de cálcio e fósforo, comparados ao grupo controle.

Porém, conforme Costa, as concentrações mantiveram dentro dos valores de referências estabelecidos na literatura, sendo que de um grupo para outro houve respostas não homogêneas. São resultados indicadores de que a inclusão de prebióticos na dieta alimentar pode ser benéfica para a absorção dos dois minerais estudados, com a orientação do Dr. Hermann Bremer Neto e avaliação pelos doutores Luís Souza Lima Reis e Osimar de Carvalho Sanches, do Centro de Diagnóstico Veterinário (CDAPVET), em Presidente Prudente.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem