CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Jornada de Design traz tendências e novas técnicas da área

Evento oferece programação ampla, com palestras, workshops e oficinas em três dias de atividades


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Jornada de Design traz tendências e novas técnicas da área
Josivan Pereira da Silva falou sobre novas metodologias para utilização das cores

As cores têm papel fundamental na comunicação visual de uma marca, de um produto e de um ambiente. Sua escolha depende de diversos fatores que precisam ser analisados de forma técnica pelo profissional responsável em harmonizá-la. E esse foi o tema da palestra de abertura da 5ª Jornada de Design da Unoeste, na noite dessa segunda-feira (9), no Auditório Azaleia, campus II da universidade.
 
Mestre em cores pela Escola de Artes, Ciências e Humanidade da USP, Josivan Pereira da Silva apresentou as novas metodologias para utilização das cores, sendo uma de suas linhas de pesquisa. “Faço uma abordagem diferenciada do que são as cores e de como a utilizamos. As pessoas veem muito sobre o ponto de vista da psicologia e essas metodologias mostram que existem outras áreas a serem observadas, como a questão simbólica, técnica, estéticas, entre outras”, destaca.
 
Com formações acadêmicas em design de interiores e arquitetura, Silva reforça que a compreensão das cores exige multidisciplinaridade. “A gente tem uma carência de entendimento. Quando desmistificamos o que é a cor, o aluno percebe que ele pode usá-la de outras formas, como, por exemplo, ao se inspirar na natureza ou no trabalho de outros profissionais... Então, para mim, a principal metodologia é aprender a olhar outras formas de trabalhar com a cor. A gente precisa usá-la de forma sistemática, mas na maioria das vezes utilizamos porque alguém disse que está na moda. Mas quem disse isso? Então, o meu trabalho é mostrar que podemos usar as cores de forma mais livre”.
 
O palestrante salienta que tudo combina com tudo, mas quando se entende as questões técnicas, é mais fácil fazer as harmonias e as composições. “Uma cor precisa entender a outra, porque uma modifica a outra, e isso deve ser cuidadosamente observado em nossa área para ter o resultado almejado”. Sobre a relação de cores a alguns segmentos, como, por exemplo, ao ramo alimentício, Silva frisa que para ele é mito, pois é fundamental olhar outros aspectos. “Não basta pintar o restaurante de laranja, é preciso harmonizar o ambiente com mobiliários, quadros, teto e piso adequados ao espaço. A cor é importante, inclusive temos que trazer sua fidelidade em razão de ela mudar muito, ser mágica... Então é esse o nosso trabalho, buscar a harmonização”.

Foto: Mariana Tavares Banda Média 7 animou a abertura da 5ª Jornada de Design da Unoeste
Banda Média 7 animou a abertura da 5ª Jornada de Design da Unoeste
 Jornada – O evento prossegue até esta quarta-feira (11). Além de palestras, também são realizados workshops e oficinas. Participam alunos dos cursos de Design de Interiores, Design Gráfico, Arquitetura e Urbanismo e nessa segunda-feira estudantes de Publicidade e Propaganda também assistiram à palestra. “Montamos a programação pensando em temas atuais e de interesse dos futuros profissionais. Trouxemos pessoas bem conceituadas e de grandes centros, como o Josivan e a Mirian Gurgel, da Austrália”, relata o coordenador dos cursos de Design, Marcelo José da Mota.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem