CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Hospital Regional celebra 20º aniversário com homenagens

Unoeste é parceira do hospital na formação de futuros profissionais; chanceler Agripino Lima fundou as duas instituições


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gustavo Justino Hospital Regional celebra 20º aniversário com homenagens
Frei Jacó e Frei Francisco Beloti agradecem Gabriel Carapeba

Um tijolo representa muito mais do que apenas um bloco de argila, significa construção, crescimento. Símbolo que representa o progresso que atingiu o Hospital Regional (HR) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente, que celebrou seu 20º aniversário na noite desta quarta-feira (22). E essa grande obra só começou a ser erguida pela iniciativa do fundador da instituição, Agripino de Oliveira Lima Filho, por isso, a homenagem entregue a seu neto, diretor Administrativo da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste, Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, que o representou no evento, não podia ser outra.

Agripino Lima, 85, inaugurou o então Hospital Universitário de Presidente Prudente (HU) em 1997, sendo que o mesmo foi estadualizado em 2009, a partir daí com o nome de Hospital Regional. O frei Francisco Beloti, superintendente do HR, foi o incumbido de vir até Presidente Prudente em 2009 para essa transição de universitário para regional. “O secretário de Estado na época me ligou de última hora e mandou vir conhecer o hospital. Aquilo me marcou muito”, afirma.

“Quando o Agripino queria fazer isso há 20 anos ele era considerado maluco. Quem dera se tivéssemos outros malucos assim”, disse o bispo Dom Benedito Gonçalves, da diocese prudentina, responsável pela Santa Missa, que deu início ao evento. A gestão do HR é responsabilidade da Organização Social de Saúde (OSS), Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, tendo Luciano Luiz Leite da Silva, o frei Jacó, como diretor Administrativo e o frei Francisco Beloti como presidente-nato da associação e superintendente do HR.

“É difícil saber o que seria de Prudente sem este hospital. O que temos aqui é uma estrutura com capacidade para evoluir muito. No Estado de São Paulo, somos o hospital que mais capta órgãos, só que ainda não realizamos transplantes. Aqui são gerados muitos empregos, muita gente é atendida, além de formamos muitos profissionais. É um expoente para o município”, explica Beloti. Muitas autoridades estiveram presentes na noite festiva, homenagens foram prestadas e a história da entidade foi destaque durante a comemoração. “É maravilhoso ter a chance de dar continuidade ao sonho dos meus avós. No início, meu avô queria fazer um hospital que atendesse pessoas carentes, de graça. Sinto-me responsável por fazer este sonho aumentar e a sensação é gratificante”, conta Carapeba.

E por falar em responsabilidade, o Hospital Regional tem com a Unoeste uma parceria comprometida com a formação de futuros profissionais na área da saúde. “Buscamos mais melhorias na qualidade do serviço de saúde, por isso, universidade e hospital têm papel importantíssimo nas pesquisas, resultados e estágios oferecidos aos alunos”, detalha o pró-reitor de Pesquisa e Pós, Extensão e Ação Comunitária da Unoeste, Adilson Eduardo Guelfi. Pensamento sincronizado com o do prefeito de Prudente, Nelson Bugalho, que diz que “essa convergência entre as duas instituições é de fundamental importância na formação de novos médicos, novos profissionais de saúde. Espero que essa parceria se perpetue”.

Durante a cerimônia, os vereadores municipais e a Unoeste entregaram uma placa parabenizando o Hospital Regional pelos grandes serviços realizados ao longo destes 20 anos. E não foi só isso, teve bolo com a vela do vigésimo aniversário, coquetel oferecido a todos os presentes, e vídeos contando a história e com depoimentos que incluíam o fundador Agripino e até o presidente da República Michel Temer. “Parabenizamos o hospital e vamos continuar fazendo este trabalho em conjunto”, conclui Gabriel Carapeba.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem