CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Centenário de Prudente é tema da 2ª Semana da História

Com palestra, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e até o lançamento de um livro elaborado por egresso; evento segue até a próxima sexta-feira (1º)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gustavo Justino Centenário de Prudente é tema da 2ª Semana da História
Docente da UEL, Dr. Wander de Lara Proença, ministrou a palestra de abertura

Uma estação em construção seguida do surgimento de uma vila, esta servia como centro de abastecimento para os colonos que se fixavam nos terrenos vendidos pelo Coronel Francisco de Paula Goulart, fundador do que seria o município de Presidente Prudente. Cem anos depois, agora com 223 mil habitantes, a história da maior cidade do oeste paulista é tema central da 2ª Semana da História da Unoeste, que teve início na noite desta quarta-feira (30), com a abertura realizada no Auditório Azaléia, campus 2. A programação do evento segue até sexta-feira (1º) e pode ser conferida no site da universidade.
 
E o relato dessa jornada de aprendizado começou a ser escrito com a palestra do docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Dr. Wander de Lara Proença, que falou sobre história local. “Existem muitas particularidades. Nas cidades consideradas novas, por exemplo, essas que tem até 100 anos de idade; é comum que as autoridades não se interessem na manutenção de imóveis antigos. Mas é possível manter algo novo sem perder o vínculo com o passado, é fundamental para o historiador e ele precisa defender isso”, conta.
 
Foto: Gustavo Justino Docente da UEL, Dr. Wander de Lara Proença, ministrou a palestra de abertura
Docente da UEL, Dr. Wander de Lara Proença, ministrou a palestra de abertura

O palestrante fez observações relacionadas à área e aos acadêmicos de hoje em dia, “os métodos de ensino foram renovados e isso atrai mais interesse. Só que é um desafio diário estimular as pesquisas na área, é preciso dedicação integral para levar a história para mais pessoas, isso tem um grande valor”, destaca. No mesmo evento, um egresso do curso da Unoeste veio divulgar o seu livro, e a temática tem tudo a ver com o evento. O livro “Segurança Pública em Presidente Prudente: criação, instalação e trajetória – Polícia Militar do Estado de São Paulo / Brasil” é fruto da monografia de José Libório Vilione sob a orientação da docente Lorayne Garcia Uecka, também da Unoeste.
 
Por todo o contexto da sua realização, a 2ª Semana de História faz parte da agenda programada para os 100 anos de Prudente, como explicou o vice-presidente da comissão do centenário, o coronel Carlos Amaral da Silva. “Este evento aconteceria independente do aniversário da cidade, mas nada mais justo pela temática, do que agregar o evento”. Fato ressaltado pela coordenadora do curso, Alba Lucena Fernandes Gandia. “Não tem como ignorar uma data como esta, até porque a Unoeste é a grande responsável pelo progresso intelectual da cidade. A história é a rainha das ciências”, pontua.
 
Tem mais – As atividades continuam nesta quinta-feira (31), com as mesas- redondas. Serão quatro salas com apresentações e debates de assuntos relacionados à política, instituições, vivências escolares e cultura. “Em 2012, alguns professores do curso se reuniram para a produção do livro ‘Presidente Prudente: uma cidade, muitas histórias’. Os autores vão falar dos seus artigos, explicar como foram realizadas as pesquisas para abrir discussão. Assim surgem novas possibilidades de pesquisa, desperta o interesse e a curiosidade dos presentes”, segundo a professora Érica de Campos Visentini Luz, uma das organizadoras do evento.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem