Prudente e Machado recebem serviços de educação em saúde
Ações desenvolvidas pelo curso de Enfermagem têm o envolvimento das graduações em Medicina, Odontologia, Veterinária e Engenharia Ambiental

Na última semana, os acadêmicos do curso de Enfermagem da Unoeste estiveram mobilizados no desenvolvimento de ações de educação em saúde nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado (SP). As atividades que se encerraram no sábado (26), fazem parte dos projetos integradores dos 4º e 7º termos do curso e marcam a finalização das disciplinas curriculares e do estágio supervisionado da atenção básica do 1º semestre de 2018.
A coordenadora da graduação, Maria Nilda Camargo de Barros Barreto, explica que os projetos integradores desenvolvem ações de educação em saúde. “As temáticas escolhidas foram identificadas por meio de uma articulação entre a universidade, serviços e comunidade. Essa postura reafirma a missão da Unoeste em transformar a realidade das pessoas e das cidades. Para os acadêmicos, esse tipo de iniciativa resulta no fortalecimento da cidadania com o compromisso profissional do enfermeiro”.
Ela comenta que as ações educativas ocorreram em Álvares Machado, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Nossa Senhora da Paz e, em Presidente Prudente, no Sesc Thermas e nos bairros prudentinos: Vila Flores, Jardim Regina, Vila Marcondes, Parque Alvorada, Jardim Belo Horizonte, Jardim Morada do Sol, Humberto Salvador, Jardim Bela Vista e Cambuci. “Dentre as dezenas de atividades cita-se as práticas de motivação à atividade física; orientação ao combate a dengue e escorpião; alimentação saudável para pessoas com doenças crônicas; responsabilidade ambiental; prevenção ao uso de drogas e doenças sexualmente transmissíveis (DST) e automedicação”.
A paranaense Luana Maria Vicente está no 4º termo de Enfermagem e integrou uma ação no Jardim Morada do Sol. “Fizemos uma reunião com os líderes do bairro para a detecção de algumas lacunas desse local e, chegamos ao consenso de falar sobre o lixo”. Ela comenta que a ação do seu grupo foi realizada em uma escola de ensino fundamental que envolveu crianças na faixa etária de 10 anos. “Começamos com um teatro para saber um pouco sobre o que eles pensavam e depois fizemos várias gincanas sobre esse assunto. Antes da ação, já percebemos que os estudantes sabiam de alguma coisa sobre esse assunto, sendo que as principais dúvidas eram ligadas ao lixo orgânico”.
Ao final da atividade, a acadêmica avalia que o objetivo do trabalho foi alcançado, já que sensibilizou o público-alvo. “Eles adquiriram importantes informações sobre o lixo e esperamos que esse conhecimento possa fazer a diferença e contribuir com a realidade deles”. A futura enfermeira comenta que essa foi a primeira ação em educação em saúde que promoveu. “Essa experiência vai agregar à minha profissão, pois aprendi que esse tipo de trabalho vai além de uma palestra, onde é preciso ouvir as necessidades da população, para que assim, sejam traçadas atividades pontuais para ela”, diz.

Parcerias – O trabalho desenvolvido pelo curso de Enfermagem contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e de outras graduações da universidade como a Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Engenharia Ambiental e Sanitária.
A professora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da instituição, Leila Maria Couto Esturaro, revela que no sábado (26), os futuros enfermeiros e engenheiros ambientais do 4º termo se reuniram no Jardim Bela Vista, para a realização de um mutirão de limpeza na praça pública do bairro. “Plantamos 15 árvores nativas na praça pública e identificamos o espaço para a introdução de mobiliários feitos de pneus inservíveis. Reaproveitamos também, os tocos de árvores do local para a confecção de bancos e implantamos cinco lixeiras no espaço”, diz.
Sobre a ação do Jardim Cambuci, Leila comenta que faz parte do Projeto Curupira que proporciona a formação de crianças e adolescentes sobre o valor do meio ambiente e a importância da preservação dos recursos naturais por meio de uma figura folclórica que é o curupira. “Por meio de dinâmicas interativas e educativas, os acadêmicos levaram aos estudantes da Escola Municipal Professora Vilma Alvarez Gonçalves, informações sobre a coleta seletiva, economia de água e também, confeccionaram brinquedos com materiais recicláveis. É válido dizer que, essas atividades foram desenvolvidas em alusão à Semana Nacional do Meio Ambiente promovida na primeira semana de junho”, encerra.
Aliadle Pillar Rodrigues está no 4º termo da graduação e participou das ações do Jardim Bela Vista. “A nossa intenção foi revitalizar uma praça do Jardim Bela Vista que, inclusive, foi uma solicitação da própria comunidade local. Participar desse projeto foi muito gratificante, pois trabalhar em equipe e com as crianças da comunidade é uma forma de valorizar o nosso trabalho, que com pequenas ações, pode fazer grandes transformações”, pontua. A jovem acrescenta que, projetos como esse agregam à sua futura atuação. “O conhecimento na parte ambiental e social, me torna uma profissional com mais empatia no meio em que vivo”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste