CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Jornada Farmacêutica traz temas atuais para discussão

Evento, que teve a abertura oficial na noite dessa segunda (28), contou com a presença da Dra. Amouni Mourad para falar sobre liberação do cultivo da Cannabis


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Erika Foglia Jornada Farmacêutica traz temas atuais para discussão
Dra. Amouni Mohmoud Mourad em palestra de abertura da 25ª Jornada Farmacêutica da Unoeste

Com tema polêmico, porém bastante esclarecedor para estudantes da área da saúde, teve início na noite dessa segunda-feira (28) a 25ª edição da Jornada Farmacêutica da Unoeste. Dra. Amouni Mohmoud Mourad, membro da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP) e conselheira suplente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned), ministrou a palestra “Liberação do cultivo da Cannabis para tratamento medicamentoso e possível abuso” para estudantes, professores e profissionais da área, no Teatro César Cava, no campus I.
 
De acordo com a palestrante, que também é doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, falar deste tema para um público majoritariamente de acadêmicos é um grande desafio, já que as pessoas têm confundido a liberação do plantio da Cannabis, que será de grande utilidade para ser utilizado com finalidade inteiramente terapêutica.
 
“Muitos estão confundindo a liberação do plantio com uma liberação para o consumo para qualquer pessoa do jeito que quiser. Precisamos diferenciar toda essa etapa do plantio, quais as regras estipuladas a partir da consulta pública da Anvisa e qual a finalidade de tudo isso. Por isso a importância dessa palestra, quero que os alunos entendam que não existe essa falsa imagem de que agora liberou tudo. Muito pelo contrário,  espera-se que com essa liberação as regras sejam organizadas de maneira que haja um controle rígido de plantações. Nossa esperança é que tenhamos disponível uma matéria prima, um insumo muito importante para doenças que as pessoas já não respondem a medicamentos convencionais, doenças como epilepsia, convulsão e até mesmo o Alzheimer, por exemplo”, explica.   
 
A doutora salienta também que a polêmica toda envolvendo o assunto é decorrente somente da falta de conhecimento da população. “As pessoas estão fazendo um telefone sem fio no qual o resultado da informação sai destorcido. A população ainda não tem conhecimento que este não é um privilégio para beneficiar empresas e sim para o bem da pesquisa e da produção de medicamentos. É uma questão de trabalho de formiguinha, porque se o telefone sem fio funciona para uma propaganda negativa, podemos tentar fazer o inverso e mostrar que este é um passo à frente na ciência”, fala.
Foto: Erika Foglia Mesa principal de abertura com a presidente do DA, Juliana Bortolan, professora Rosângela Ferreira, Dr. Luis Ortega e Dra. Amouni
Mesa principal de abertura com a presidente do DA, Juliana Bortolan, professora Rosângela Ferreira, Dr. Luis Ortega e Dra. Amouni


Para o coordenador do curso de Farmácia, Dr. Luis do Nascimento Ortega, o tema escolhido para a 25ª Jornada “Cuidado farmacêutico, responsabilidade e atitude a serviço da saúde”, vai muito ao encontro do assunto abordado pela Dra. Amouni na palestra de abertura de evento. “O farmacêutico tem um papel importante na sociedade e o cuidado farmacêutico, aliado às inovações tecnológicas, promovem uma melhor qualidade de vida à população. Eu acredito que este profissional deva estar em constante busca de atualização para que o seu maior objetivo seja alcançado. Fico muito feliz em perceber que os estudantes desta universidade estão no caminho certo. A qualidade dos palestrantes que virão, a começar pela Dra. Amouni, trará um grande enriquecimento a todos os participantes. Parabéns ao Diretório Acadêmico [DA] do curso de Farmácia e a todos os envolvidos na organização pelas ótimas escolhas”, diz.
 
Mesas redondas

Além da palestra de abertura ministrada pela Dra. Amouni, diversas mesas redondas estão sendo realizadas durante os dois dias da jornada. Ainda na tarde da segunda-feira, os temas “Residentes multiprofissionais” e “A realidade farmacêutica na prática” foram debatidos por diversos profissionais da área. Nesta terça (29), mais quatro atividades estão programadas para os períodos da tarde e noite, também no Teatro César Cava. Mais informações sobre a programação completa, na página do evento, no site da Unoeste.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem