CAMPUS:
Telefone 0800 771 5533
Você está em: Notícias

Medicina leva atendimentos e diversão às crianças de Usafa

Atividade, que aconteceu na manhã dessa quinta-feira (10) na unidade Las Palmas, em Guarujá, foi realizada em comemoração ao Dia das Crianças


email facebook twitter whatsapp

Foto: Cedida Medicina leva atendimentos e diversão às crianças de Usafa
Acadêmicos ofereceram várias atividades de entretenimento para as crianças

A Unidade de Saúde da Família (Usafa) Las Palmas, em Guarujá (SP), teve uma manhã diferente nessa quinta-feira (10). Alunos do 1º termo do curso de Medicina da Unoeste, através do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp), realizaram um evento em alusão ao Dia das Crianças para a comunidade do local. Atendimentos de saúde e muita brincadeira marcaram a atividade, coordenada pelos professores Everton Lopes Rodrigues, Priscila de Alvarenga e Valter Antônio Daniel Filho.
 
De acordo com o professor Everton, serviços como avaliação antropométrica, vacinação contra o sarampo e orientação sobre lavagem das mãos foram oferecidos para as crianças de até 12 anos, acompanhadas pelo responsável. Além disso, os futuros médicos se fantasiaram de diversos personagens e se divertiram durante toda a manhã com diversas brincadeiras.
 
“A medicina é uma profissão que se mistura com a missão, e cada dia, ao me levantar, proponho a mim mesmo fazer o meu melhor para formar médicos com grande relacionamento afetivo e de cumplicidade com seus pacientes e com a equipe de saúde. Essa atividade propõe exatamente isso, a união das ações técnicas e a humanização no atendimento”, revela o docente.
 
Foto: Cedida Todos os envolvidos na ação para as crianças da Usafa Las Palmas, em Guarujá
Todos os envolvidos na ação para as crianças da Usafa Las Palmas, em Guarujá

Para o estudante Onei José dos Santos, o cunho educacional na promoção da saúde através de atividades divertidas foi o grande diferencial. “É de grande importância para a formação médica, pois visa o conhecimento e um olhar humanizado na interação com a comunidade. Este tipo de ação aguça nossa sensibilidade para enxergar, escutar e sentir o mundo ao nosso redor. Acredito que é assim que se constrói uma relação de confiança, colocando os futuros profissionais de medicina próximos a quem mais precisa”, salienta.
 
Francisco Lynneck Torres Gomes também é acadêmico e participou da atividade. De acordo com ele, a atividade do Dia das Crianças foi especial e enriquecedora para sua formação. “O acolhimento recebido pela comunidade e pela equipe da Usafa Las Palmas foi marcante. Me senti fazendo parte daquela população. Levarei comigo os olhares de felicidade e os sorrisos nos rostos das crianças”, fala.
 
Jemerson Costa da Silva, outro estudante de Medicina da Unoeste, também se diz satisfeito com o trabalho desenvolvido e revela que o evento superou suas próprias expectativas. “Apareceram muitas crianças e os entretenimentos oferecidos foram integralmente usufruídos por elas. A alegria em seus rostos era evidente e percebemos o quão simples é fazer uma criança feliz. Acho essencial participar deste tipo de ação, pois na formação médica é importante despertar a humanização no acadêmico”.
 
Já Yasmin Mariah Dottori Vargas, também do 1º termo, conta que o Dia das Crianças na manhã dessa quinta significou muito para ela, pois através de atos simples, ela participou da alegria de muitas crianças. “Não tem recompensa melhor para mim do que fazer o bem, ver que fiz a diferença no dia de alguém, por mais simples que seja. E o profissional médico precisa desse contato com a comunidade, pois é assim que começa o acolhimento, receber bem as pessoas, ser simpático, ouvir, conversar, tudo isso faz muito bem para o futuro médico. Acredito muito que atos humanizados fazem deste profissional um médico muito melhor tanto na atuação, quanto na vida!”, finaliza.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem