CAMPUS:
Telefone 0800 771 5533
Você está em: Notícias

Prática profissional é foco do curso de Nutrição da Unoeste

Graduação conta com laboratórios, clínica e equipamentos de ponta, estrutura que se mostra como grande diferencial da universidade


email facebook twitter whatsapp

Foto: Marcelo Gomes Prática profissional é foco do curso de Nutrição da Unoeste
Clínica de atendimento nutricional para avaliações como bioimpedância e ultrassom faz parte da estrutura do curso

Promover a aproximação do aluno à prática profissional desde os primeiros termos, este é um dos principais objetivos do curso de Nutrição da Unoeste. Contando com uma estrutura física com laboratórios, clínicas e equipamentos de ponta, a matriz curricular da graduação em conjunto com as atividades de extensão e estágios supervisionados, possibilita ao estudante sair da universidade totalmente preparado para o mercado de trabalho.
 
De acordo com a coordenadora do curso, professora Marilda Moreira da Silva, a Nutrição Unoeste tem dado maior atenção ao estudo e prática em nutrição esportiva, área que atualmente abrange grande parte da atuação deste profissional. “Muitos cursos ainda não oferecem este estudo e além deste, outro diferencial é nosso foco no empreendedorismo, com o desenvolvimento de projetos integradores voltados para a elaboração de serviços e produtos inovadores à comunidade”, fala.
 
A professora lembra que a Unoeste propicia aos alunos excelente estrutura física com laboratórios equipados com materiais de última geração, clínica de atendimento nutricional com equipamentos de ponta para avaliação nutricional como bioimpedância e ultrassom, laboratório de simulação, que permite a vivência da prática profissional, além de bibliotecas constantemente atualizadas em todos os campi e espaço físico e suporte prático para o desenvolvimento de metodologias ativas e tecnológicas.
 
“Nossos alunos atuam em projetos de extensão junto à população voltados à avaliação e educação nutricional da comunidade. Há grande estímulo também à iniciação científica com desenvolvimento de projetos de relevância com apoio institucional. Destaca-se ainda a qualidade dos estágios realizados nos maiores hospitais e empresas de Presidente Prudente, Escola Saúde da Família (ESF), Clínica de Nutrição, todos eles oferecidos pela universidade e supervisionados diretamente por docentes com grande experiência na área”, salienta.
 
Foto: Marcelo Gomes Laboratório de Nutrição permite ao estudante vivenciar a prática da profissão
Laboratório de Nutrição permite ao estudante vivenciar a prática da profissão

Letícia Salmazzo Alves, nutricionista formada no fim de 2018, atualmente trabalha concursada no setor da educação. Ela conta que a estrutura que a Unoeste oferece para os alunos faz total diferença, tanto para a aprendizagem teórica, quanto para a prática, fornecendo um ambiente agradável e disponibilizando todos os recursos que o acadêmico necessita para aprimorar o conhecimento e praticar sua futura profissão. 

“Escolhi a Unoeste por diversos motivos, primeiro pelo renome da universidade, segundo pela infraestrutura dela, principalmente na área da saúde, e por ser localizada na cidade em que eu moro, facilitando muito a rotina de universitária. Sempre participei, desde o começo do curso, de diversos projetos de extensão e atividades extracurriculares, o que no meu ponto de vista é um diferencial imenso porque o aluno consegue sentir na prática do que se trata sua profissão e não apenas escutar a teoria desta, além de possibilitar que ele tenha experiência no contato com os pacientes desde o início, dando mais segurança para ele com o passar do tempo e o avançar do curso”, diz.

E a ex-aluna, que começou sua trajetória profissional antes mesmo da festa de formatura, revela que em janeiro deste ano prestou um processo seletivo no município de Taciba e por ter sido a primeira colocada, a convocação foi instantânea. “No início de fevereiro eu já estava começando a trabalhar lá, como parte do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) juntamente com uma equipe multiprofissional, na área de saúde pública. Este processo seletivo tem duração de um ano, podendo prorrogar para dois, porém, como havia prestado o concurso público de Presidente Venceslau e havia sido convocada a tomar posse do cargo, tive que pedir exoneração do município de Taciba”.

Tendo ocorrido mais aprovações em outros processos seletivos e concursos públicos ao longo deste período até os dias de hoje, Letícia acredita que a Unoeste tem grande parcela de participação em seu sucesso profissional. “Sem a Unoeste e seu quadro de professores e funcionários do curso de Nutrição isso não seria possível, afinal, foram eles quem me prepararam para este futuro que hoje estou colhendo os frutos e tenho certeza que continuo podendo contar com cada um deles e com a universidade, que me permitiu me graduar em uma profissão que me sinto realizada. Ter a certeza que me capacitei para fazer a diferença na vida das pessoas que eu encontrar durante minha trajetória profissional é gratificante. À Unoeste, meu muito obrigada”, fala.  

Poliana Delicoli Portes, nutricionista da empresa Sapore, se graduou em Nutrição um pouco antes, em dezembro de 2017. De acordo com ela, que pesquisou bastante as instituições antes de se matricular na Unoeste, sua escolha aconteceu porque a universidade oferece uma grade curricular diferenciada, professores titulados e uma estrutura excelente. “Essa estrutura me proporcionou ganhar uma grande experiência e me desenvolver, colocando as aulas teóricas em prática, aprendendo de verdade. Também participei de vários projetos de extensão e pesquisa durante o curso, foi enriquecedor e gratificante me aproximar da comunidade e poder atuar ajudando inúmeras pessoas ainda enquanto estudante”, salienta.

Após a formatura, a egressa conta que logo conseguiu uma entrevista de emprego. A empresa conhecia e reconhecia a Unoeste e isso a ajudou a conseguir a vaga para atuar como nutricionista em um restaurante corporativo como cobertura de licença maternidade. “Após esse contrato fui transferida para outra unidade, em uma usina que serve em média 600 refeições, onde estou até hoje”, diz.

Se sentindo confiante com seu trabalho, Poliana acredita que saiu pronta e capacitada da universidade, fato que a fez conquistar uma vaga tão cedo. “Sou grata por ter tido a oportunidade de estudar na Unoeste. Ouvimos muito que um bom estudante que faz a universidade, mas uma boa universidade também faz um ótimo estudante. Se tive esse sucesso profissional foi por toda estrutura e incentivo, desde as aulas, estágios, professores capacitados e o benefício de ter experiência ao passar por vários projetos que o curso me proporcionou. Todo este conjunto me deu a confiança de estar pronta e capacitada para o mercado de trabalho”, finaliza.

VestVerão
O curso de Nutrição é um dos oferecidos no processo seletivo da Unoeste, que acontecerá no dia 25 de janeiro de 2020. As inscrições ainda podem ser feitas exclusivamente pelo site. São mais de 60 cursos presenciais em todas as áreas do conhecimento.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem