CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste tem 28 cursos estrelados em avaliação do Estadão

Zootecnia se destaca sendo considerada a melhor graduação particular do Estado de São Paulo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Unoeste tem 28 cursos estrelados em avaliação do Estadão
Fazenda Experimental é um dos pontos fortes do curso de Zootecnia em relação à estrutura física

Projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. Estes foram os três aspectos avaliados pelo Estadão, que em parceria com a Quero Educação, lançou na última semana o Guia da Faculdade. A Unoeste teve 28 cursos estrelados, sendo 14 deles considerados “muito bons”, com 4 estrelas. O curso de Zootecnia, além de estar entre esses destaques, surpreendeu por ser considerada a melhor graduação particular do Estado de São Paulo.
 
De acordo com a coordenadora da graduação, Ana Cláudia Ambiel, a notícia deste conceito já era esperada, pois em outros processos avaliativos como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), por exemplo, por dois ciclos obteve nota máxima no Conceito Preliminar do Curso (CPC).
 
Para ela, esse sucesso se deve a toda família Unoeste e principalmente a todos os colaboradores do curso de Zootecnia. “Todos têm parte nesse resultado, sejam os funcionários de campo, professores, residentes e principalmente os alunos, que nos instigam cada vez mais a executar uma gestão de qualidade, não deixando a desejar em nenhum dos pilares da graduação”, ressalta.
 
Ana salienta ainda que o curso sempre teve como objetivo formar um corpo docente extremamente qualificado, titulado e experiente para atender as exigências na formação de um profissional preparado para o mercado de trabalho. “O projeto pedagógico do curso é dinâmico e segue as diretrizes curriculares nacionais, além de ser periodicamente atualizado como, por exemplo, a inclusão de disciplinas como Zootecnia de Precisão, Formulação de Dietas, Liderança, Empreendedorismo e Inovação, Alimentação de Animais de Companhia e Etologia e Bem-Estar Animal, atendendo às novas demandas e tendências do mercado de trabalho”, diz.
 
Em relação à infraestrutura, Ambiel revela que a Zootecnia Unoeste é sem dúvidas uma das melhores do Brasil, contendo salas de aula climatizadas, mais de 50 laboratórios, Centro Zootécnico e Fazenda Experimental. “Somente no Centro Zootécnico contamos com diversos setores produtivos como apicultura, estrutiocultura, ranicultura, piscicultura, fábrica de ração, bovinocultura de leite, ovinocultura, avicultura e incubatório para ovos. Já na Fazenda Experimental contamos com bovinocultura de corte, integração agricultura-pecuária e bubalinocultura”, finaliza.

Foto: Eduardo Souza
 
Como funciona
A avaliação é feita por coordenadores e professores do ensino superior que se cadastraram voluntariamente para participar. Foram focados três aspectos específicos: projeto pedagógico – características da proposta de ensino do curso, corpo docente – perfil dos professores vinculados ao curso, e infraestrutura – condições de materiais e equipamentos oferecidos.
 
Primeiro o coordenador de cada curso avaliado recebe um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação. Ao iniciar a avaliação, os avaliadores têm de acessar este questionário para depois começarem a dar as notas. As notas variam de 1 a 5, sendo 1 – ruim, 2 – regular, 3 – bom , 4 - muito bom e 5 – excelente. A nota final de cada avaliador é definida pela média simples dos três aspectos analisados. Cada curso é distribuído para pelo menos seis avaliadores. Das notas que cada curso recebe, a maior e a menor são descartadas. Das restantes, extrai-se a média numérica de cada curso e eles são apresentados de acordo com os seguintes conceitos: 5 estrelas (excelente), 4 estrelas (muito bom) e 3 estrelas (bom).
 
De acordo com o presidente do Observatório de Rankings Acadêmicos e de excelência (Ireg, na sigla em inglês), ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Luiz Cláudio Costa, em entrevista concedida ao próprio Estadão, essa comparação entre cursos e instituições é importante não somente para os estudantes que vão escolher uma faculdade ou universidade, mas também para os gestores das próprias instituições, “que podem observar seu desempenho e o das outras escolas e ver o que precisam fazer para melhorar”, diz.
 

O Guia da Faculdade pode ser conferido no site da publicação.

Demais cursos estrelados
Engenharia Civil, Fisioterapia, Ciências Contábeis, Matemática, Publicidade e Propaganda, Medicina Veterinária, Administração, História e Psicologia também conquistaram três estrelas.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem