CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Cursos têm destaque nacional no RUF 2019

Na publicação atualizada do Ranking Universitário Folha, graduações da universidade também estão entre os melhores do estado e região


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Cursos têm destaque nacional no RUF 2019
RUF 2019 coloca os cursos da Unoeste entre os melhores do oeste paulista

O jornal Folha de S. Paulo divulgou, nesta semana, o Ranking Universitário Folha 2019 (RUF). Nesta edição, foram avaliadas 197 instituições de ensino superior brasileiras. No RUF, as graduações são analisadas a partir de critérios de mercado e de ensino – como qualificação do corpo docente e nota no Exame Nacional do Desempenho de Estudantes (Enade).  Mais uma vez, os cursos da Unoeste se destacam, sendo que quase 100% das graduações estão entre as melhores particulares do oeste paulista. Existem, ainda, aquelas com posição de prestígio no país e no estado de São Paulo.
 
Estão entre os 10 melhores cursos particulares do país: Zootecnia (2º), Biomedicina (3º), Farmácia (5º), Nutrição (6º) e Enfermagem (8º). No estado de São Paulo, dentre as graduações particulares, também estão bem posicionadas Engenharia Ambiental (2°), Física (3º), Fisioterapia (4º), Geografia (4º), Agronomia (5º), Computação – Ciência da Computação e Sistemas de Informação (5º), Medicina (5º), Biologia – Ciências Biológicas (6º), Engenharia de Produção (7º), Matemática (7º), Letras (11º), Química (11º), Psicologia (13º), Arquitetura e Urbanismo (14ª), Propaganda e Marketing – Publicidade e Propaganda (14ª), Design e Artes Visuais (14º), História (14º), Medicina Veterinária (14º), Odontologia (14º), Educação Física (17º) e Comunicação – Jornalismo e Fotografia (17º).
 
Para Marilda Moreira da Silva, coordenadora do curso de Nutrição, ser ranqueada como a 6ª melhor particular do Brasil é uma grande conquista. “Esse resultado positivo se deve a vários diferenciais que possuímos, como a aproximação do aluno à prática profissional desde os primeiros termos, o desenvolvimento de projetos integradores voltados para a comunidade, além da disponibilização de uma estrutura diferenciada com clínica, laboratórios e equipamentos de última geração”, pontua.
 
Quem também revelou empenho positivo no RUF 2019 foi o curso de Engenharia de Produção da Unoeste, que se consolidou como o 7º melhor particular do estado de São Paulo. A coordenadora Clara Yoshiko Hori Takigawa comenta que existem diversos aspectos que contribuem com esse resultado. “O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é muito comprometido com a qualidade do ensino, os professores são qualificados e estão focados em transmitirem os conteúdos necessários para uma boa formação acadêmica, preocupando-se também em transmitir princípios de ética, moral, respeito e responsabilidade. Além disso, a nossa infraestrutura é excelente e oportuniza aos alunos o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e de extensão que são o tripé essencial para que eles brilhem no mercado de trabalho”.
 
Inédito no RUF 2019
Outra novidade deste ano no Ranking Universitário Folha é a avaliação do curso de Zootecnia que aparece pela primeira vez entre as 40 carreiras mais buscadas pelo país. Para a Dra. Ana Claudia Ambiel, presidente da Comissão Nacional de Educação em Zootecnia do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), esse ineditismo é um marco. “Atualmente, no Brasil, existem 119 cursos autorizados pelo MEC e em funcionamento. Desse montante, 73% foram criados no século 21 e esse crescimento coincide com o avanço de produtividade da produção animal no Brasil”.
 
Para ela, essa produção cresce não por aumento de área, mas pela aplicação de tecnologias de produção que demanda a formação de zootecnistas. “A preocupação cada vez maior da sociedade com o bem-estar animal e com a sustentabilidade ambiental exige dos sistemas de produção animal o desenvolvimento e a aplicação de novas técnicas de produção. Convém dizer, também, que o Brasil é o maior exportador mundial de vários produtos de origem animal esse cenário é muito positivo e animador para as próximas décadas”.
 
O curso de Zootecnia da Unoeste também conquistou posição de destaque: 2º melhor particular do Brasil e melhor particular do Estado de São Paulo. Ana, que também é a coordenadora da graduação, considera que esse reconhecimento demonstra a postura da universidade que prima pela qualidade na formação profissional. “É um processo contínuo construído por anos em diferentes frentes, infraestrutura, corpo docente, colaboradores e projeto pedagógico, que se materializa nas salas de aula, nos projetos de extensão e pesquisa, na vivência e na convivência diárias dos alunos com diferentes sistemas de produção animal”.
 
Melhores no oeste paulista
O Ranking Universitário Folha 2019 avaliou 33 cursos da Unoeste. Além dos já mencionados, também compõem a lista regional: Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Pedagogia.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem