CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Segunda turma da Unoeste em Jaú tem 81% de alunos paulistas

Com predomínio de acadêmicos vindos do estado de São Paulo, Jáu e microrregião representa 25%


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gustavo Justino Segunda turma da Unoeste em Jaú tem 81% de alunos paulistas
Além de São Paulo, estados como Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná também têm representantes

A primeira volta às aulas da Faculdade de Medicina da Unoeste, campus de Jaú, caminha alinhada ao Programa Mais Médicos, iniciativa que possibilitou a vinda da universidade à cidade. Fortalecer a educação em saúde na região e no estado correspondente é um dos focos do programa. Durante a recepção dos novos alunos, 81% são do estado de São Paulo. Somando-se os dois termos, são 84% de alunos e cerca de 25% da microrregião de Jaú. Sem contar os bolsistas do semestre, que ainda vão ingressar, atendendo exigência do programa.
 
“A Unoeste está beneficiando, com sua experiência e tradição, todos os cantos do estado. E, não ficamos só em São Paulo, temos alunos do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, do Maranhão, Minas Gerais e Paraná”, explica o coordenador do curso, Renato Felix, que destaca o êxito na formação da nova turma. “Quando ocorre pela segunda vez, já marca a consolidação da presença da universidade no município, na microrregião. Jaú é referência em saúde e essa integração entre Faculdade de Medicina e região é fundamental para o desenvolvimento”.

A família do João Marcelo Massoni, 23, veio de São José dos Campos (SP) acompanhar a realização de um sonho antigo do filho, que fez quatro anos de cursinho pré-vestibular, uma rotina de mais de 10 horas diárias de estudos. “Eu já tinha dito para ele vir para a Unoeste, havia pesquisado e tinha boas referências”, comenta a mãe Fanny Helena Massoni Camargo. O pai Alberto José Camargo explica que “a estrutura hospitalar e tradição da Unoeste é algo que funciona bem”. Com tudo isso, o João só pensa no futuro. “Agora é estudar! Penso em me formar pediatra porque gosto de crianças”, afirma.
 
O carioca Bernardo Thomas de Souza e a paulista Ana Claudia Martini de Moura Carvalho vieram de Itararé (SP) trazer a filha Larissa Carvalho de Souza. Os dois são médicos e conheciam a universidade por meio de colegas de profissão. “Pesquisamos o crescimento da universidade, a questão da qualidade na formação. E conhecemos três médicos que se formaram na Unoeste. Sabemos que ela está numa ótima escola”, relata Souza. O campus de Jaú funciona em área anexa ao Hospital Thereza Perlatti, fator que chamou a atenção da Larissa. “A estrutura é de alto padrão, me surpreendeu muito”, destaca a ingressante, que já planeja atuar com neurociência.

Foto: Gustavo Justino Larissa de Souza veio com o pai carioca e mãe paulista, ambos médicos, de Itararé (SP)
Larissa de Souza veio com o pai carioca e mãe paulista, ambos médicos, de Itararé (SP)
  
Segurança em Jaú
O Tenente Coronel Luís Gustavo Pistori, responsável por 10 municípios na região, esteve na Unoeste e explicou que Jaú é considerada a 6ª cidade mais segura do país entre municípios com mais de 100 mil habitantes. “Só que não podemos descuidar, sabemos que toda essa movimentação chama a atenção”, ressalta. Por isso, afirma que a comunidade acadêmica participa e tem responsabilidades para a segurança pública funcionar. “O aluno fica a maior parte do dia na universidade, por isso, tem que ter a ideia de comportamento seguro, da vizinhança solidária”, pontua Pistori.
 
Paralímpico
Medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos do Rio em 2016, prata no Mundial de Doha e com dois ouros no Parapan de Toronto em 2015, o mineiro que morava em Presidente Prudente (SP), Gustavo Henrique Faria Araújo, 26, iniciou uma nova etapa em sua vida. “Agora que a ficha caiu de verdade. Sei que meu caminho não será fácil, mas já venci tanta coisa na vida. Estou preparado para mais uma etapa”, conta o aluno-atleta que vai treinar pertinho do campus da universidade.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem