CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Em dia histórico, Guarujá inicia turma da Medicina Unoeste

Teatro Municipal Procópio Ferreira foi palco de solenidade, com a presença de autoridades políticas, representantes de entidades públicas e particulares, professores, alunos e familiares


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Em dia histórico, Guarujá inicia turma da Medicina Unoeste
Diretor Administrativo da Apec/Unoeste e da Faculdade de Medicina, Dr. Gabriel Carapeba: “melhor qualidade de vida à população”


O dia 25 de março de 2019 foi um dia histórico para a Unoeste e para a cidade de Guarujá. Oficialmente teve início nesta data o primeiro curso de Medicina da maior universidade do oeste paulista agora também no litoral, já que a instituição possui o curso médico em Presidente Prudente há mais de 30 anos, e em Jaú, outro município paulista, que está com a sua segunda turma.

São mais de 46 anos de história no ensino superior e a Unoeste coleciona grandes conquistas. É a 7ª melhor universidade particular do Brasil e a 2ª do estado de São Paulo, com base em avaliações do Ministério da Educação (MEC). Infraestrutura acadêmica completa e tecnologia de ponta marcam a trajetória desta instituição, que já formou mais de 90 mil profissionais em todas as áreas do conhecimento, os quais estão espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Durante a abertura da graduação médica em Guarujá, diversas autoridades políticas, representantes de entidades públicas e particulares, alunos, familiares, professores e funcionários estiveram no Teatro Municipal Procópio Ferreira. Entre as quais, as deputadas federais Carla Zambelli e Rosana Valle; o prefeito Válter Suman; o presidente da Câmara de Vereadores Edilson Dias de Andrade; a conselheira regional do Cremesp, Dra. Mônica Corrado; o diretor presidente da Associação Santamarense de Beneficência do Guarujá, mantenedora do Hospital Santo Amaro, Urbano Bahamonde Manso; os representantes da Unoeste: Dr. Gabriel Carapeba (diretor Administrativo da Apec/Unoeste e diretor da Faculdade de Medicina), Guilherme Carapeba (pró-reitor Administrativo), Dr. José Eduardo Creste (pró-reitor Acadêmico) e a coordenadora do curso de Medicina Unoeste Guarujá, Dra. Érika Magalhães Suzigan.
 
Foto: Ector Gervasoni Representantes da Unoeste, com Carla Zambelli (deputada federal), Válter Suman (prefeito), Urbano Bahamonde (Santo Amaro) e Mônica Corrado (Cremesp)
Representantes da Unoeste, com Carla Zambelli (deputada federal), Válter Suman (prefeito), Urbano Bahamonde (Santo Amaro) e Mônica Corrado (Cremesp)

Melhor qualidade de vida à população
 
Em sua fala, o Dr. Gabriel Carapeba reforçou o histórico da Unoeste na formação médica e o quanto a universidade tem contribuído para uma melhor qualidade de vida à população dos municípios onde atua. “Além de toda a qualidade no ensino médico, aliado às tecnologias mais avançadas do mercado, temos o compromisso com a humanização dos futuros médicos. Estes alunos fomentam o estudo de todos os outros profissionais de saúde, contribuindo para a evolução dos serviços públicos de saúde”, destacou ele, que também é médico formado pela Unoeste.

O prefeito Válter Suman destacou que Guarujá é uma cidade linda, uma ilha cercada de belezas naturais, com 27 belíssima praias e que tem foco no turismo como grande gerador de emprego e renda. “Mas, também sei que temos um drama social enorme: o universo de quase 250 mil pessoas que dependem do sistema público de saúde, o SUS, e eu, enquanto médico eleito prefeito, é lógico que tenho na saúde uma prioridade. Não vamos desistir em nenhum instante, nosso momento, nossa oportunidade de deixarmos boas marcas, por isso, a Unoeste vem em um grande momento, e eu tenho certeza que todos vocês, corpo docente e discente, estarão conosco nesse maravilhoso e fantástico desafio, que é cuidar de nossa população”, completou.

Como representante do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo na Baixada Santista, a Dra. Mônica Corrado agradeceu o convite para participar deste momento histórico para a cidade de Guarujá. “É fundamental a formação de recursos humanos na área da saúde, principalmente no campo médico, em virtude de vivermos em um país com os mais diferentes problemas, entre os quais estão a falta de saneamento básico e água potável. Esperamos que esse empreendimento da Unoeste possa contribuir para essa formação profissional, para enfrentarmos todas as situações, contribuindo para o bem-estar da população”, finalizou.
 
Inauguração de campus
 
Após a solenidade no teatro municipal, as autoridades e convidados seguiram para o campus da Unoeste em Guarujá, em área anexa ao Hospital Santo Amaro. O local recebeu uma placa que marcou este momento de inauguração. A área recebeu toda a estrutura para as primeiras turmas do curso médico e a universidade já possui um terreno próximo à Praia da Enseada, no condomínio Central Park, na rua M, esquina com a rua Bolívia. São 19,5 mil m² de terreno e que terá 16.778m² de área construída, sendo quatro pavimentos para receber uma estrutura ainda maior, inclusive para a oferta de outros cursos de graduação e pós-graduação, como já existe em Prudente e seguindo os mesmos passos de outra cidade paulista: Jaú. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem