CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Apenas 8% da população economizou dinheiro em 2018

Estatística e dicas para poupar foram apresentadas na palestra de abertura do 6º Simpósio de Ciências Administrativas da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Apenas 8% da população economizou dinheiro em 2018
José Gôngora Dardosse, do Sicredi Rio Paraná, palestrou sobre educação financeira

Já parou para pensar quanto você guarda do seu dinheiro todo mês? Uma pesquisa divulgada recentemente pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Ambima) aponta que, em 2018, apenas 8% das pessoas conseguiram poupar. “É preciso repensar o comportamento de consumo. O que importa não é o quanto eu ganho, mas sim, como eu gasto”. Quem realizou essa afirmação foi José Gôngora Dardosse, gerente regional de desenvolvimento do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) Rio Paraná, durante a abertura oficial do 6º Simpósio de Ciências Administrativas (Simcad) da Unoeste, que também foi transmitida ao vivo para os acadêmicos de graduação a distância (EAD) da universidade.

Na abordagem, realizada no Salão do Limoeiro nesta terça-feira (14), Dardosse pontuou que ao receber o salário mensal, a maioria das pessoas paga as contas e guarda o que sobra. “A dica principal é fazer o inverso: retire 10% para você e os outros 90% destine para as despesas. Para conseguir essa mudança, é preciso reprogramar as finanças e, principalmente, educar o seu cérebro para poupar”.

O gerente regional de desenvolvimento do Sicredi revelou também que é o terceiro ano consecutivo que a organização é parceira do Simcad. Pontua ainda que entre os dias 20 e 26 será promovida a Semana Nacional de Educação Financeira do Banco Central do Brasil. “Essa iniciativa envolve bancos, cooperativas de crédito e instituições que estarão falando sobre o tema em vários ambientes. Nesse sentido, nos adiantamos e aproveitamos esse evento acadêmico para dar orientações sobre como podemos administrar melhor as nossas finanças”.

Pensar nas melhores alternativas para o dinheiro é fundamental tanto para quem trabalha, quanto para aqueles que ainda estudam. Justamente por isso a apresentação de Dardosse veio ao encontro da temática principal da 6ª edição do Simcad “Me formei e, agora?”. O evento é promovido pelos cursos de Administração (presencial e a distância) e pelos superiores de tecnologia em Gestão Comercial e de Recursos Humanos. De acordo com o docente presidente da comissão organizadora, Lechan Colares Santos, a programação traz atividades que fazem com que os acadêmicos pensem na carreira a longo prazo desde a graduação. “Pensamos em trazer atividades que ajudem esses futuros profissionais a se prepararem para o mercado de trabalho”.

Foto: Gabriela Oliveira Salão do Limoeiro sediou a abertura do 6º Simcad da Unoeste
Salão do Limoeiro sediou a abertura do 6º Simcad da Unoeste

Ele revela que a partir desta quarta (16) serão realizadas dez oficinas com gestores de empresas de Presidente Prudente. “Queremos essa aproximação entre o mercado e a universidade. Essas atividades trazem cases reais onde os estudantes precisam desenvolver soluções que serão analisadas pelos convidados externos. Esses profissionais vão opinar se essas estratégicas são viáveis ou não”, explica.

Comentou ainda que para a abertura foi pensada uma dinâmica diferente com o stand-up comedy da Cia de humor “Desculpa Qualquer Coisa”. A apresentação ocorreu após a palestra de educação financeira. “A ideia foi proporcionar um ambiente descontraído aos acadêmicos. Outro ponto forte do evento serão as palestras de encerramento do evento, na sexta-feira (17). A primeira trará os desafios da empregabilidade, com o administrador e supervisor do CIEE, Júlio Cesar da Silva. Já a segunda será ministrada pela diretora de operações da Privalia, Maria Fernanda Carneiro de Siqueira Neves, que abordará as carreiras exponenciais e as habilidades dos profissionais do futuro”.

Olhar acadêmico – Cláudia Aparecida Santana de Biazi cursa o 5º termo de Administração. “O tema dessa edição do Simcad é muito bom, pois pode nos ajudar a esclarecer dúvidas sobre os estágios e áreas de atuação”. Para Matheus Henrique Martins da Silva, do 1º termo de Gestão Comercial, toda atividade que agrega conhecimento vale a pena. “Temos a oportunidade de sair da sala de aula para ampliar o nosso aprendizado e manter um contato ímpar com vários profissionais. Tenho certeza de que o investimento que fiz para participar desse evento valeu a pena”, conclui.

Stand-up comedy – Fundada em 2011, a Cia de Humor “Desculpa Qualquer Coisa” é de Belo Horizonte (MG) e levou o público ao riso na abertura do 6º Simcad. O grupo é formado pelos humoristas Bruno Berg, João Basílio, Bruno Costoli e Thiago Carmona e pela primeira vez em Presidente Prudente, os artistas revezaram-se no palco a cada 15 minutos, trazendo de forma bem humorada e irreverente diversas situações do cotidiano.

Solenidade – Além de Dardosse e Santos, a mesa de abertura do 6º Simcad teve a presença do pró-reitor acadêmico Dr. José Eduardo Creste, Nancy Okada (coordenadora de Administração), Wilson Lussari (coordenador de Gestão Comercial), Valdecir Cahoni (coordenador de Gestão em Recursos Humanos) e da acadêmica Tatiane Baggis (presidente da Facic Júnior).

Atualizada em 16/05/2019

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem