CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto de Taciba conta com apoio da Medicina Veterinária

Crianças e adolescentes do “Cavalo Amigo” recebem orientações e interagem com estudantes universitários


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Projeto de Taciba conta com apoio da Medicina Veterinária
Alunos do projeto durante atividades de desenho e pintura

Mais de 50 alunos do projeto “Cavalo Amigo” participaram de atividades proporcionadas pelo curso de Medicina Veterinária da Unoeste, realizadas na tarde de sábado (18), no tatersal do Recinto de Exposições José Cardoso de Pádua, em Taciba. A ação acadêmica de extensão teve tripla finalidade: a interação das crianças e adolescentes com os universitários, a prática de jogos e brincadeiras fora do mundo digital e orientações de cuidados com os animais.

A professora Dra. Mirian Rodrigues contou que o projeto de extensão Vetsocial-Cavaloterapia surgiu no ano passado e atende nos municípios de Pirapozinho e Taciba, onde a prefeitura oferece amplo e total apoio.  Os universitários promovem assistência veterinária, com o devido acompanhamento profissional. A rotina de atendimento é de pelo menos uma vez por mês, sendo que no começo de cada semestre são coletados sangue e fezes dos animais para fazer exames laboratoriais.

Com os resultados dos exames são feitas as medicações. “A faculdade entra com todo apoio para exames e transporte. Tem algumas empresas que ajudam com as doações de produtos”, contou a professora, que salientou ainda que alguns produtos que não obtidos em doação são comprados pelos estudantes com recursos de ações para arrecadação de fundo, como é o caso da Feira do Doce. O interesse do estudante resulta do estimulo que recebe e da compreensão do diferencial em sua formação.

Ainda de acordo com a professora, todos os alunos envolvidos no projeto atuam diretamente na prática, recebendo os produtos em doação ou fazendo as compras, coletando material para exame laboratorial e aplicando a medicação; se preparando na prática para a vida profissional. A estudante Raísa Clara Sório Pinto é uma das testemunhas da importância das atividades extensivas e manifestou satisfação pelas ações realizadas no final de semana em Taciba.

Na ocasião, o estudante Yuri Vicentini ofereceu orientações sobre alimentação e nutrição animal. Explicou que 80% da alimentação do cavalo são gramínea no pasto ou em forma de feno, associada ao oferecimento de sal. A ração é uma suplementação. Aconselhou que o cuidado deve ser orientado por médico veterinário ou zootecnista. Sobre a oferta de petisco para o cavalo, como agrado ao final de uma prova, aconselhou que seja cenoura, maçã ou beterraba.

O instrutor do projeto “Cavalo Amigo”, Cleber Luciano Evaristo Rocha, disse que tem utilizado 14 animais emprestados por diferentes proprietários e cuidados pela prefeitura com o apoio do curso de Medicina Veterinária. As aulas de montaria e de provas equestres são realizadas em turmas para meninos e meninas, sendo que cada turma tem aulas duas vezes por semana, em horários do contra turno escolar. O projeto é realizado junto ao Fundo Social Municipal de Solidariedade.

A presidente do fundo, a primeira dama Maria Cândida da Silva   Antônio, mais conhecida como Candinha, contou que as crianças e adolescentes são acompanhadas em seus respectivos rendimentos escolares, melhorados por causa do projeto que oferece disciplina. O prefeito Alair Antônio Batista manifestou satisfação com o projeto e com a ajuda da Unoeste neste e em vários outros, através do programa “Essa é a minha cidade”, envolvendo universitários bolsistas pela prefeitura.

“A parceira com a Unoeste é muito boa, muito gratificante. Não só aqui, mas na Casa da Agricultura, na área da saúde. É um desenvolvimento para nossa cidade e nossa região. O ‘Cavalo Amigo’ valoriza a criança e prepara cada uma para o futuro, além de ter relação com a saúde e a educação. Na agricultura, os produtores são visitados por alunos e profissionais. Se todos os prefeitos soubessem o que é a Unoeste, fariam parcerias”, afirmou.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem