CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ação de Cidadania e Saúde envolve Projeto Escola da Família

Iniciativa da Faculdade de Medicina da Unoeste ocorreu no sábado (8), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Ação de Cidadania e Saúde envolve Projeto Escola da Família
Acadêmicos realizaram a aferição da pressão arterial

Mais uma vez, a Faculdade de Medicina de Guarujá da Unoeste demonstra engajamento com a comunidade guarujaense. Dessa vez, os futuros médicos realizaram no sábado (8), a Ação de Cidadania e Saúde na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes. Durante a iniciativa, os acadêmicos promoveram palestras, orientações e a aferição da pressão arterial.
 
Os professores do curso de Medicina, Hugo Krieger von Borowski e Isabela Martins acompanharam os universitários durante a atividade. “Essa unidade de ensino recebe o Programa Escola da Família aos fins de semana e aproveitamos para promover a saúde, destacando a importância da qualidade de vida”, explica Borowski.
 
O docente comenta que essa atividade contemplou estudantes e pessoas de toda a comunidade, principalmente do bairro Nossa Senhora dos Navegantes. “O nosso intuito foi realizar um trabalho de prevenção. Nesse sentido, os futuros médicos foram protagonistas desde a elaboração e o planejamento das atividades, até a captação dos participantes”.
 
Acrescenta que o foco dos assuntos foi ligado à obesidade infantil, hipertensão e diabetes. “Os universitários também realizaram a aferição da pressão arterial de crianças, adultos e de pessoas obesas, além de promoverem roda de conversa com adolescentes”. Descreve que os acadêmicos participantes foram voluntários da ação. “É importante que eles compreendam a importância desse tipo de trabalho desde o início da graduação, pois esse engajamento contribui com a qualidade de vida da população e traz experiências diferenciadas para a futura atuação”, conclui o professor.

Foto: Cedida Palestras sobre obesidade, hipertensão e diabetes foram realizadas com adultos e crianças
Palestras sobre obesidade, hipertensão e diabetes foram realizadas com adultos e crianças

Stephanie Kelly Bernardes Leal Santana, 31, é de Teodoro Sampaio, interior do Estado de São Paulo. Em busca do sonho de se tornar médica e de conquistar um futuro melhor, ela deixou o marido e os dois filhos para estudar em Guarujá. Sobre a atividade deste sábado, conta que foi uma experiência engrandecedora. “Tivemos a oportunidade de interagir com a comunidade carente, prestando serviços e dando orientações. A população foi bem participativa, acredito que atendemos mais de 100 pessoas”.
 
Rangel Genovan Gandra, 35, é enfermeiro e mora em Santos. Ele que já escolheu a área da saúde para atuar, conta que a medicina veio como uma forma diferente de cooperar com o próximo. “A ação de sábado me permitiu compreender o quanto a população é carente, não só de recursos financeiros, mas, de afeto e, sobretudo, de orientações em saúde. Na ocasião, conversei com as crianças sobre a obesidade, pressão alta e diabetes. Para mim, essa atividade veio confirmar a ideia de que precisamos de uma medicina mais humanizada, técnica e eficaz. É levar saúde onde há doença. Estou disposto a ser esse médico, do povo, para o povo”.
 
Cynthia Maria de Carvalho Macedo Costa trabalha na Diretoria de Ensino de Santos (SP), que abrange também as cidades paulistas de Guarujá, Bertioga e Cubatão. Ela é a responsável pelo Programa Escola da Família, que atende 14 escolas, sendo que, dez estão localizadas no Guarujá. “Esse projeto trabalha cinco eixos: aprendizagem, saúde, cultura, esporte e trabalho. A iniciativa da Unoeste contemplou o âmbito da saúde e contribuiu na divulgação de conhecimentos mais técnicos feitos por profissionais e estudantes dessa área”.
 
Ela explica a importância desse tipo de parceria em prol da comunidade. “O Escola da Família é aberto para toda a população. As pessoas gostaram bastante dessa atividade da Unoeste, pois elas se sentiram acolhidas. Espero que haja mais ações como essa que agregam muito ao trabalho que desenvolvemos nas unidades de ensino”, conclui.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem