CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Comitê anuncia indicados das bolsas de iniciação científica

São contemplados pelo Pibic/CNPq/Unoeste alunos da graduação e do ensino médio de Prudente e região


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Comitê anuncia indicados das bolsas de iniciação científica
A maioria dos projetos de pesquisa é das áreas de ciências agrárias, ciências biológicas e saúde

Saem os resultados das seleções de projetos que contemplam 13 estudantes do ensino superior e seis do ensino médio com bolsas 2019/2020 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e que são ofertadas para a Unoeste. Para que sejam homologados pelo Comitê Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) os projetos devem estar aprovados pelo comitê científico da universidade até agosto próximo.

Na área de ciências biológicas e da saúde estão indicados para bolsas Pibic/CNPq/Unoeste Camila Miranda Tomasella e Nelly Sanders Santos Candido (Odontologia), Debora Cavalheiro dos Santos e Rebeca Andrade Porto (Medicina), e Henrique Izaias Marcelo (Educação Física), respectivamente orientados por Douglas Roberto Monteiro, Anderson Castelan, Renata Calciolari Rossi, Gisele Alborghetti Nai e Anderson Castelan.  

Em ciências agrárias os contemplados são Jemile Yamamoto Nassr e Thainá Sallum Bacco Mansur (Medicina Veterinária), Paula Beatriz Ramos Guimarães e Nayara Viezel (Agronomia), com orientações de Cecilia Laposy Santarém, Anthony Cesar de Souza Castilho, Alessandra Ferreira Ribas e Fábio Fernando de Araújo. Pelas exatas e engenharias, Milton Mendes Cattini (Medicina), orientado pela professora Ana Paula Marques Ramos.

No segmento das ciências humanas e aplicadas estão: Rosileide Costa Ramos (Educação Física) e Thiago Iamada Porto (Medicina), com orientações de Marcus Vinicius Francisco e Camélia Santina Murgo. Pelo Pibit/CNPQ/Unoeste, que é iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação, a contemplada é Patrícia Borges Macedo (Pedagogia-EAD), com orientação de Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos.

Pelo Pibic-EM/CNPq/Unoeste, para alunos do em ensino médio, estão alunos de escolas de Presidente Prudente, Indiana, Narandiba e Iepê. Adriele Soares Breda, da Escola Maria Ernestina Natividade Antunes, de Indiana, estará envolvida em projeto na área das ciências sociais, pelo curso de Pedagogia.  Eloisa Honorato Rocha, da Escola Antônio Eufrásio de Toledo, o colégio agrícola em Prudente, na área de ciências agrárias, pelo curso de Agronomia.

Flávia Eloise da Silva França, na Escola Professora Takako Suzuki, de Narandiba, na área de ciências agrárias, junto ao curso de Medicina Veterinária. Giovanna Lira Batista, da Escola Antônio de Almeida Prado, em Iepê, na área das ciências biológicas e da saúde, pelo curso de Odontologia. Isabele Nascimento de Oliveira, da Escola Monsenhor Sarrion, em Prudente, igualmente pelas ciências biológicas e da saúde, pelo curso de Biomedicina.

Sérgio Ferreira da Silva, também do colégio agrícola e pela área de ciências agrárias, atuará em projeto junto ao curso de Agronomia. Respectivamente, os professores orientadores dos estudantes do ensino médio são os seguintes: Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, Fábio Rafael Echer, Vamilton Alves Santarém, Eliane Cristina Gava Pizi, Daniela Vanessa Moris Oliveira e André Ricardo Zeist. Todos os professores orientadores são doutores.

Em nome dos integrantes do Comitê, o Dr. Jair Rodrigues Garcia Júnior, disse que pelo Pibic houve a submissão de 53 projetos para a seleção de 12 indicados, sendo que no Pibic-EM foram sete projetos para seis indicados, e no Pibiti, quatro projetos para um indicado. Os órgãos para aprovação até agosto são os seguintes: Comitê Assessor de Pesquisa Institucional (Capi), Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem