CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Faculdade de Agrárias conta com grande complexo educacional

Estrutura diferenciada da Unoeste garante formação de excelência aos futuros agrônomos, veterinários e zootecnistas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Divulgação Faculdade de Agrárias conta com grande complexo educacional
Campus 2 oferece ampla estrutura aos acadêmicos de agrárias da universidade

O campus 2 da Unoeste tem cerca de 80 alqueires e é considerado a maior infraestrutura de todo o complexo educacional da universidade. Projetado com o aproveitamento de grandes áreas verdes, ele disponibiliza dezenas de laboratórios e áreas abertas para a aquisição de conhecimento aos alunos da Faculdade de Ciências Agrárias.

De acordo com o diretor da faculdade, Dr. Carlos Sérgio Tiritan, os acadêmicos podem usufruir de uma estrutura “fantástica e essencial” para as suas respectivas formações de uso comum e específico dos cursos. “São mais de 20 laboratórios muito bem equipados para oferecer qualidade nas aulas práticas. Além disso, a Rede de Bibliotecas dispõe de um acervo físico e digital completo para os estudantes”.

Ele comenta que o Centro Agronômico é composto pela horta, viveiro, estação meteorológica, estufas, casas de vegetação e ampla área para instalação de diversas culturas agrícolas. “Já o Centro Zootécnico é formado pela piscicultura, suinocultura, ovinocultura, avicultura e bovinocultura de leite. Temos ainda o Hospital Veterinário, que conta com equipamentos altamente tecnológicos, sendo uma referência regional”.

Tiritan pontua que a Faculdade de Ciências Agrárias mantém o compromisso da universidade: oferecer uma formação de excelência por meio de uma infraestrutura completa e de qualidade. “É importante lembrar que todos os espaços são conduzidos por funcionários muito bem treinados e sob o comando de professores mestres e doutores qualificados. “A união da estrutura com os profissionais possibilita um embasamento sólido e de alto nível aos futuros agrônomos, veterinários e zootecnistas”.

Laboratórios

Reunir teoria e prática em um só ambiente é o que a Faculdade de Ciências Agrárias da Unoeste mais sabe fazer. Para isso, o campus 2 dispõe de laboratórios gerais e exclusivos para as suas graduações. 

Dentre os espaços estão os laboratórios de Anatomia Animal, Botânica, Técnicas Histopatológicas e Embriológicas, Entomologia, Nutrição Animal, Fitopatologia e Microbiologia, Bioquímica, Solos e de Tecnologia de Alimentos, Produção In Vitro de Embriões (Pive), Tecidos Vegetais, de Fertilizantes e Corretivos e o Centro de Pesquisa em Ecofisiologia do Oeste Paulista (Cevop).

Conheça um pouco mais dos espaços do campus 2

Área Agrícola 

O ambiente está localizado em uma área de 20 hectares. Sabe aquela frase: quem planta, colhe? Pois bem, na Área Agrícola o futuro agrônomo aprende sobre todos os processos de cultivo, desde o preparo do solo, o plantio, o controle de pragas, até a colheita.

Casas de Vegetação

Proporciona ao futuro engenheiro agrônomo um ambiente mais controlado para o desenvolvimento das plantas. Atualmente, são sete casas de vegetação e nelas são realizados projetos de pesquisa voltados à iniciação científica e pós-graduação em Agronomia. Entretanto, esses espaços estão associados ao curso de Agronomia.

Horta Agronômica

Com cerca de 10 mil metros quadrados, a Horta Agronômica cultiva espécies como alface, almeirão, chicória, rúcula, berinjela, pimentão, pepino, brócolis, cebolinha, salsa, coentro, hortelã, couve, cenoura, beterraba e quiabo. Nesse espaço o aluno aprende a cultivar legumes e verduras. A horta também sedia aulas práticas, experimentos e visitas de outras instituições. Além disso, a maior parte da sua produção serve para abastecer o Restaurante Universitário da Unoeste. 

Centro Zootécnico

O ambiente proporciona ao futuro veterinário e zootecnistas o contato com vários sistemas de produção animal, como a suinocultura, ovinocultura e caprinocultura, bovinocultura de leite e corte, estrutiocultura, avicultura, piscicultura com abatedouro, apicultura e ranicultura. Além disso, possui ainda a fábrica de ração e ordenha.

Piscicultura

Os alunos da Faculdade de Agrárias também conhecem os diversos sistemas de produção animal durante a graduação. Para isso, a universidade tem espaços específicos e diferenciados, como o setor de Piscicultura. 

Em uma área de 22 mil metros quadros, o local abriga 22 tanques que produzem cerca de 60 mil alevinos por ano. Dentre as espécies estão o pacu, o piauçu, a curimba, a carpa colorida e a tilápia. Por meio das aulas e estágios, o universitário aprende desde o manejo dos peixes até o abate.

Esse setor também conta com um ranário com mil rãs que são utilizadas para estudos de reprodução e engorda. Além disso, o Laboratório de Abate oferece uma visão única sobre o processamento dos pescados.

Estação Meteorológica

As informações sobre o clima e o tempo são importantes aliadas do homem do campo e, nesse sentido, a Unoeste possui a Estação Meteorológica “Professor Vagner Camarini Alves”.

Atualmente, existem três estações em dois locais diferentes: a estação convencional, com registros de mais de 30 anos, e a estação automática, com registros a partir de 2018, ambas no campus 2; e outra localizada na Fazenda Experimental, também automática. 

É na estação meteorológica que são realizados estudos específicos para a região, bem como a publicação de boletins e comunicados agroclimáticos. Ainda, os dados podem ser acessados de forma gratuita. Por conta disso, fica mais fácil observar os efeitos positivos e negativos do clima sobre a produtividade agrícola em nossa região.

Viveiro de mudas

No Viveiro da Unoeste são produzidas mais de 10 mil mudas por mês entre espécies ornamentais, como moreia, dama-da-noite e a palmeira imperial; nativas como jequitibá-rosa, ipês de diversas cores e aroeira; além das frutíferas como jabuticaba, carambola, pitanga e jaca. Parte da produção desse local é para uso interno, entretanto, também são disponibilizadas mudas para doações à comunidade. Para o futuro agrônomo, o espaço serve para aulas práticas e estágios, e ele tem a chance de aprender os processos como a coleta da semente e germinação, preparo da terra, plantio e até os cuidados com o crescimento.

Hospital Veterinário

No Hospital Veterinário (HV), estão atrelados ensino, pesquisa e extensão. É nesse local que o aluno vivencia a futura profissão e conhece o leque de atuação. São atendidos pequenos e grandes animais, além de animais silvestres. Fundado há 26 anos, o HV atende mais de 3,9 mil animais por ano e já se tornou referência na região do oeste paulista e nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.

Os serviços são de clínica médica, cirurgia e exames laboratoriais, nos setores de patologia clínica, parasitologia, microbiologia, diagnóstico por imagem (Raio-X e ultrassonografia), anatomia patológica, anestesiologia e reprodução animal. O HV também abriga o Laboratório de Simulação e Treinamento de Habilidades de Medicina Veterinária (LHabSim Vet).

Simulação Realística na Veterinária

A Unoeste é uma das poucas instituições que possuem um espaço de simulação exclusivo aos estudantes da área, o Laboratório de Simulação e Treinamento de Habilidades de Medicina Veterinária, também conhecido por LHabSim Vet. Por meio de um simulador canino e de outros simuladores, um de baixa fidelidade para a coleta de sangue feito na impressora 3D da universidade e outros que foram confeccionados pelos próprios alunos, é possível simular ações como o acesso venoso periférico, intubação, ressuscitação cardiopulmonar, lavagem gástrica, ausculta cardíaca, entre outras práticas que podem ser realizadas pelos acadêmicos.

Os horários das aulas práticas no laboratório de simulação ficam disponibilizados no Aprender (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e o aluno visualiza qual é o tema da prática e em qual horário será oferecido. Desta forma, ele pode se inscrever para participar em um de seus horários livres e as horas são utilizadas como atividades complementares.

Bolsas de estudo de até 80%

Os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia integram o vestibular com o maior concurso de bolsas já realizado no oeste paulista: são mais de 5 mil bolsas de até 80%. As inscrições estão abertas no site.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem