CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste colabora em mais uma ação contra influenza

Em Prudente, campanha de vacinação prossegue nos postos de atendimento e nas casas de idosos acamados ou impossibilitados de ir às unidades de saúde


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Unoeste colabora em mais uma ação contra influenza
Idosos usuários do serviço de saúde do município, acamados ou com dificuldade de locomoção, recebem a dose da vacina em casa

A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) prossegue com a 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza e em mais uma ação conta com a parceria do curso de Enfermagem da Unoeste. Nesta semana, docentes da graduação se unem novamente à equipe do órgão público para aplicar a vacina em idosos, usuários do serviço de saúde do município, que são acamados ou que por limitações físicas não podem ir às unidades de saúde. As visitas domiciliares ocorrem no período da manhã e a previsão é atender cerca de 250 pessoas. 
 
A enfermeira da VEM, Marília Wittica Pinheiro Giolo, enaltece o suporte que o órgão está recebendo da universidade neste momento. “Bastante importante para garantir a imunização de todos acamados ou impossibilitados, de forma ágil, já nesse início da campanha, considerando que esses fazem parte do grupo prioritário para a vacinação”.

Na última semana, os docentes da Enfermagem também contribuíram na primeira edição do Drive Thru da campanha, que ocorreu no Prudenshopping. Marília ainda destaca a parceria com a Unoeste, principalmente pelo fato de envolver profissionais de vários segmentos por uma mesma causa. “É muito importante a vacinação do grupo prioritário e a garantia que eles não precisem sair de casa nesse período tão delicado da pandemia”, frisa.

Foto: Cedida Professoras da Enfermagem Pamella Cacciari e Daniela Damaceno com a enfermeira da VEM Marília Wittica (centro)
Professoras da Enfermagem Pamella Cacciari e Daniela Damaceno com a enfermeira da VEM Marília Wittica (centro)
A professora da graduação Pamella Cacciari é uma das envolvidas nas ações junto à Vigilância Epidemiológica. Ela detalha que o intuito com essas iniciativas específicas é evitar aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família.

“É essencial termos essa abertura com a Secretaria Municipal de Saúde, para ajudar nesse momento de pandemia. Durante anos utilizamos vários serviços de saúde do município para campo de estágio dos alunos. Sempre somos muito bem recebidos pelas equipes e proporcionam grande aprendizado para a formação acadêmica. Nesse momento de aumento de procura pelos serviços de saúde, por causa da Covid-19, e o afastamento de alguns profissionais por ser grupo de risco, podemos também contribuir com a nossa qualificação profissional”, pontua a docente.

Imunização
Vale lembrar que a vacina não apresenta eficácia no combate ao coronavírus, mas protege contra os outros tipos de vírus da gripe. Com a imunização, espera-se reduzir a incidência de pessoas gripadas, principalmente no inverno. “Nesse momento, a vacina é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e atendimentos de pessoas com sintomas gripais”, explica o médico do trabalho e professor da Unoeste, Fernando Cezar Cardoso Maia.

Etapas da campanha
Nesta etapa, a vacina está disponível gratuitamente para idosos e trabalhadores da saúde, nas unidades de saúde de Presidente Prudente e região. A partir do dia 16 de abril serão vacinados os doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.
 
Conforme o calendário do Ministério da Saúde, na última etapa, que começa dia 9 de maio, serão priorizadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas de 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. A campanha encerra dia 22 de maio.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem