CAMPUS:
0800 771 5533
Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Planejar o futuro é essencial e reserva de vaga é opção

Unoeste está com inscrições abertas para o vestibular digital com a possibilidade de garantir a vaga para 2021


email facebook twitter whatsapp

Foto: Ector Gervasoni Planejar o futuro é essencial e reserva de vaga é opção
Apoio e planejamento familiar são importantes na realização do sonho de cursar o ensino superior

Quem almeja sucesso no futuro profissional, precisa estudar sempre! Não enxergar a importância do estudo e pensar que ele dura apenas na fase escolar pode ter consequências lá na frente. Manter-se atualizado e pensar em novas perspectivas, ainda mais neste período de crise, é essencial para ter boas oportunidades.

Por isso, o apoio e o planejamento familiar são fundamentais. Para ajudar neste processo de realização do sonho de cursar o ensino superior, a Unoeste traz novidades em seu vestibular digital, entre elas está possibilidade de reservar vaga para 2021, com a opção de parcelamento da matrícula até dezembro deste ano e garantindo descontos nas mensalidades de 20% (bacharelados e superiores de tecnologia) ou 30% (licenciaturas) durante todo o curso, além de 80% de desconto na taxa de inscrição para o vestibular digital para a prova do dia 5 de julho.

Em momentos de crise, de períodos de incertezas, o psicólogo e professor do curso de Psicologia da Unoeste Vinicius dos Santos Oliveira ressalta que não é só o estudar, mas sim todo o contexto escolar e familiar que influencia o desejo de ingressar em um curso superior e, por isso, o apoio dos pais é fundamental para se abrir a essa possibilidade. “Quando os pais entendem que o estudo é muito mais que garantia de emprego, que é garantia de desenvolvimento humano, isso faz com que seus filhos se tornem muito mais do que seriam”, reforça o professor.

Vinícius completa ainda que os pais influenciam os filhos ao mostrar a importância do estudo. “Pais, deem um espaço para o filho ou filha estudar, mostre a eles que você acha importante o estudo propriamente dito e não simplesmente o emprego que virá ao final. Mostre que o processo de estudo é tão ou mais importante que o emprego no fim das contas”, conclui.

O professor destaca ainda que estar atualizado é muito importante não só para as demandas do mercado, mas também para todo um conjunto de vida. “O estudo é fundamental para que possamos avançar em nossa capacidade de pensamento sobre vida, sociedade, saúde, economia, educação e emprego”, salienta.

De acordo com o docente, pensar nesse conjunto é primordial para garantir novas oportunidades. “Quando a economia voltar a aquecer e as vagas de emprego precisarem ser preenchidas novamente, por exemplo, serão as pessoas mais atualizadas que provavelmente terão espaço inicial no mercado de trabalho”, ressalta. Ele afirma ainda que “o conhecimento científico e sistematizado sempre será a fonte mais segura e importante de informações. Por isso, estudar e atualizar-se são de fato o que garantirão as novas oportunidades”.

Papel da universidade

Os desafios para um estudo de qualidade se estendem ao nível acadêmico e a dinâmica do professor é essencial para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. A doutora em psicologia e também professora da Unoeste Camélia Santina Murgo comenta que a atualização constante é essencial. “Temos bons e variados recursos oferecidos pelas tecnologias, estamos nos apropriando e descobrindo benefícios bem interessantes”, fala.

Outro ponto de grande relevância para ela é que todos que buscam conhecimento devem estar atentos à autorregulação. “Tanto autorregulação para os estudos, quanto para o emocional. A primeira exige organização quanto aos horários de dedicação aos estudos, organização dos materiais e regulação do processo atencional para participação nas aulas. Já a autorregulação emocional envolve todo um esforço para controlarmos nossos níveis de ansiedade frente a tantas incertezas e ao nosso estado de humor frente à grande flexibilidade que a situação nos impõe”, explica.

É por isso que neste período de incertezas e dúvidas, a Unoeste, em seu papel de instituição socialmente responsável, apresenta soluções que atendem a essas demandas. “Contamos com um excelente suporte referente às tecnologias, com orientações permanentes de toda equipe gestora para a condução das atividades”, acrescenta a docente.  Além de que, “os professores demostram empenho para preparar o material e acolher os estudantes em suas dúvidas relacionadas à operacionalização deste período e também para acolher as incertezas”, finaliza.

Vestibular digital

A novidade abrange todos os cursos oferecidos na modalidade presencial pela Unoeste nos campi de Prudente e Jaú, com exceção da Medicina. A prova será no dia 5 de julho, num domingo, quando ficará disponível das 9h às 21h, sendo que o candidato terá 3 horas para responder 20 questões objetivas e fazer a redação a partir do momento que confirmar o início. Os aprovados que fizerem a matrícula até o dia 10 de julho terão vantagens nas mensalidades. Quem optar por licenciatura, terá 30% de desconto em toda a graduação; já para os bacharelados e superiores de tecnologia o desconto será de 20% (exceto Medicina). Inscrições já podem ser feitas no site.

Nota do Enem ou portador de diploma

Essas duas formas de ingresso na Unoeste também contemplam os descontos oferecidos nos cursos, porém os prazos são diferentes. Tanto para o candidato que pretende ingressar por meio de nota no Enem quanto para o portador de diploma. Os interessados devem se atentar ao edital porque os descontos dos cursos mudam conforme as datas de inscrição e matrícula.

Reserva de vaga para 2021

O aprovado no vestibular poderá reservar a vaga para o primeiro semestre de 2021, o que inclui também essa oportunidade aos estudantes que concluírem o ensino médio neste ano, garantindo todos os benefícios de descontos da graduação, e ainda parcelar a primeira matrícula até dezembro (exceto Medicina). Assim, no próximo ano pagará a partir de fevereiro. 

Crédito estudantil 

Alunos da Unoeste também têm uma ajuda extra com a Unocred, o programa de inclusão educacional que oferece a possibilidade de financiamento de até 50% de cursos de graduação. Confira os cursos participantes e o regulamento no site.

Conceitos MEC

Além de ser a 3ª melhor universidade particular do Estado de São Paulo, com conceito 4 pelo Ministério da Educação, em escala de 1 a 5, as graduações da Unoeste também possuem ótimas avaliações pelo MEC. Tanto no Conceito Preliminar de Curso (CPC) quanto no Conceito de Curso (CC), a maioria tem nota 4 ou 5. Saiba mais sobre as avaliações do Ministério da Educação no Blog Unoeste e confira o conceito no portal e-MEC.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem