CAMPUS:
0800 771 5533
Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto de extensão da Pedagogia é reestruturado na pandemia

Atividade atende crianças que estão internadas na ala pediátrica do Hospital Regional (HR)


email facebook twitter whatsapp

Foto: Cedida Projeto de extensão da Pedagogia é reestruturado na pandemia
Acolhida, contação de histórias ou músicas e explicação da atividade pedagógica são parte da didática aplicada

Iniciado em fevereiro deste ano, o projeto “No Hospital também se aprende em tempos de pandemia”, desenvolvido pelo curso de Pedagogia da Unoeste, atende crianças que estão internadas na ala pediátrica do Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente. As ações são desenvolvidas por alunos da graduação nas modalidades presencial e EAD. A proposta é voltada a atender crianças que são inseridas em atividades lúdicas para incentivar o cognitivo e auxiliar no quadro emocional e psicológico.

Com o início da pandemia da Covid-19, o projeto precisou ser reestruturado por conta das recomendações de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS). As ações que foram programadas para serem presenciais passaram a ser realizadas de forma remota. A pedagoga e professora Denise Alessi Delfim, que é a responsável pelo projeto e orienta os alunos na construção das atividades, fala sobre essa transição: “As atividades continuaram através de vídeos gravados pelos acadêmicos, sempre seguindo uma sequência didática: acolhida, contação de histórias ou músicas e explicação da atividade pedagógica”, fala.

Tendo como base de que a formação do educador deve ser uma ação contínua, com comprometimento do ensino e no desenvolvimento do trabalho, foram gravados três vídeos a cada semana, sempre abordando um tema e alternando as atividades. Neste semestre foram disponibilizados 10 vídeos. “Optamos por trabalhar com temas voltados a datas comemorativas, para que a aprendizagem se tornasse significativa, contextualizada e mais próxima das crianças internadas”, diz.

Foto: Erika Foglia Denise Delfim: “Projeto busca contribuir com a aprendizagem das crianças visando a formação do aluno”
Denise Delfim: “Projeto busca contribuir com a aprendizagem das crianças visando a formação do aluno”

A docente conta ainda que todos os alunos envolvidos passaram por um curso de capacitação no hospital para que pudessem iniciar o projeto, onde foram divididos em cinco grupos. “Além de beneficiar as crianças internadas, o intuito é proporcionar ao acadêmico de Pedagogia a oportunidade de desenvolver práticas pedagógicas e obter conhecimento sobre a atuação do profissional. A ideia é mostrar o papel dele em instituições não escolares, como no caso de um hospital”, salienta.

Para a aluna do 3º termo de Pedagogia Thais Cunha, o projeto a proporcionou um grande amadurecimento profissional. “Foi de grande importância no meu crescimento, me proporcionou a oportunidade de atuar em ambientes não escolares. Felizmente a pandemia não foi uma barreira para que parasse o projeto, acredito que nos tornamos mais unidos e não iríamos para frente sem essa união. Fomos divididos em grupos, porém, todos se ajudavam”, destaca.

Laís Monteiro Madaleno Moreira, responsável pela Brinquedoteca do HR, revela que com a pandemia tudo teve que se adaptar e como o projeto da Pedagogia não poderia ser presencial, algo diferente foi pensado e assim surgiram os vídeos e atividades. “Nesse espaço de atuação, a Pedagogia da Unoeste contribui na inclusão educativa e social. Essa ação pode propiciar uma janela ao paciente, que se liga ao meio externo, fazendo com que o ambiente hospitalar não passe a ideia de traumático, mas sim de um local de boas lembranças”, comenta.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem