CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste cede protocolos para retomada da área da educação

Instituições de ensino buscaram o campus de Jaú para desenvolvimento de protocolos de saúde para a retomada gradual das aulas presenciais


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Thais Gonçalves Unoeste cede protocolos para retomada da área da educação
Protocolos disponibilizados para as instituições de ensino são os mesmos adotados na universidade

Após o governador de São Paulo, João Dória, anunciar que o retorno das aulas presenciais no estado acontecerá a partir do dia 8 de setembro, instituições de ensino de Jaú procuraram a Faculdade de Medicina da Unoeste para elaboração de protocolos para retomada gradual das atividades.

O Colégio Porto Alvorada foi a primeira instituição do município a solicitar o auxílio da Unoeste. Segundo a diretora e uma das mantenedoras do colégio, Maria Ângela Grizzo, a preocupação em adequar o colégio para o retorno das aulas presenciais de forma segura, fez com que ela e a sócia buscassem orientação. “Nós ficamos sabendo que a Unoeste havia desenvolvido os protocolos para a reabertura do Território do Calçado, e como o resultado foi extremamente positivo, não tivemos dúvidas em buscar ajuda”, fala.

Ainda de acordo com a diretora do colégio, o protocolo desenvolvido pela Unoeste está impecável e muito bem detalhado. “Foi certeiro termos buscado a Unoeste, pois como educadoras nós não poderíamos desenvolver um protocolo de saúde. E a faculdade, com tantos profissionais qualificados da área, nos atendeu prontamente e da melhor maneira possível”, destaca. 

Para a mantenedora a maior preocupação agora é treinar os colaboradores para que todos sigam as orientações e assim estejam preparados para receber os alunos de forma adequada e segura.

“A padronização de cuidados e protocolos para a retomada gradual do colégio será disponibilizada na secretaria do colégio, e também será apresentada aos pais dos alunos. Dessa forma, os pais ficarão mais tranquilos, sabendo que os filhos vão estar num ambiente seguro e devidamente preparado para a volta às aulas”, acrescenta Maria Ângela. 

A Coordenadora Administrativa e do curso de Enfermagem da Unoeste Campus Jaú, Dra. Amanda Creste Martins da Costa Ribeiro Risso foi a responsável pela elaboração da padronização. Segundo ela, trata-se de cuidados e protocolos voltados para saúde e higienização destinados às instituições de ensino frente à possibilidade de flexibilização das medidas de isolamento social, de maneira responsável, permitindo a retomada parcial da educação e, monitorando o impacto no sistema de saúde do município.

“Os cuidados e protocolos abordam uma ótica de retomada gradual e progressiva, embasada em critérios e dados epidemiológicos, a partir de um monitoramento constante da situação pandêmica e da capacidade assistencial. Qualquer medida de flexibilização precisará se submeter ao acompanhamento contínuo, para monitorar seus efeitos sobre a curva de tendência de contaminação, com possibilidade de regressão em caso de cenários adversos”, relata Amanda.

A padronização traz, portanto, os cuidados e protocolos de orientações para saúde e higienização, que deverão ser seguidos por todos os colaboradores, professores, alunos e pais/responsáveis das instituições de ensino. E visa, principalmente, zelar para que as instituições adotem e mantenham todas as medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, estabelecidas pelas autoridades de saúde para o enfrentamento do coronavírus.

A coordenadora conta que além do Colégio Porto Alvorada, outros três colégios da cidade também procuraram a Faculdade de Medicina e aderiram a padronização. São eles, o Colégio Exupéry, o COC Jaú e o Colégio Academia. “Os protocolos foram desenvolvidos com embasamento científico, experiência de anos na área da saúde e é claro com todo cuidado e atenção. O mesmo protocolo que disponibilizamos para as instituições de ensino é o que adotamos aqui na Unoeste”, finaliza Amanda.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem