CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ser professor: Faclepp tem formação diferenciada na educação

Estrutura completa com professores qualificados, laboratórios e amplo acervo bibliográfico estão entre os destaques


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo/Marketing Unoeste Ser professor: Faclepp tem formação diferenciada na educação
Arte de ensinar é lapidada nas dependências da universidade, através de locais como a Brinquedoteca

Os primeiros passos para ser um professor é fazer uma graduação bem sucedida. Aspectos como uma instituição de qualidade, além de um corpo docente e uma estrutura de excelência fazem toda a diferença. Aliás, a Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste tem tudo isso e muito mais! Se você pretende estudar na 2ª melhor universidade do estado de São Paulo, com certeza poderá contar com um ensino transformador.

Para quem deseja estudar na Faclepp, não faltam opções de cursos e jeitos de estudar. Você pode fazer um curso flexível, com 60% de atividades presenciais e 40% on-line, além da Educação a Distância (EAD) com uma rotina feita por você. Quando se fala de estrutura, as licenciaturas em Geografia, História, Letras, Física e Matemática disponibilizam salas de aula, de informática e uma biblioteca espetacular.

Acredite! A Rede de Bibliotecas da Unoeste conta com mais de 255 mil exemplares, além de bibliotecas virtuais com quase 18 mil títulos. Para os pesquisadores, a universidade também oferece o Portal de Periódicos da Capes, que é uma base mundialmente conhecida, com periódicos relevantes em todas as áreas do conhecimento. São 136 bases disponíveis com artigos na íntegra. Sem falar que os alunos têm fácil acesso a unidade de informação do campus 2, o qual possui acervo aberto, ou seja, o próprio acadêmico tem acesso às obras, sala de multimídia e de estudos. 

Existem, ainda, algumas estruturas mais específicas com ambientes modernos e equipados com tudo que o aluno precisa na sua jornada de se tornar um professor! Confira!

Pedagogia

A arte de ensinar é lapidada nas dependências da universidade através de locais como a Brinquedoteca. Nesse espaço multissensorial, os estudantes têm acesso a uma perspectiva Frenetiana. Por isso, ela é configurada em cantinhos como fantasia, leitura, jogos, atividades manuais e outros. A partir dos materiais disponíveis e da orientação docentes, os estudantes aprendem na prática como desenvolver o brincar com as crianças, sendo levados às aulas práticas nesse espaço.

Além disso, na Brinquedoteca é realizado o atendimento para estudantes da educação infantil e do ensino fundamental de escolas de Presidente Prudente e região. Nesse caso, os universitários vivenciam tudo isso bem de perto. Outras ações interessantes sediadas nesse ambiente são as oficinas práticas mensais ministradas por professores que atuam nesses níveis de ensino.

Outra ferramenta de aprendizado da Pedagogia é a Sala de Metodologias Ativas. Nela os acadêmicos realizam atividades nas diferentes disciplinas, de maneira a ficarem dispostos em grupos confortavelmente. Eles projetam imagens e sons em diferentes lugares da sala e recebem o apoio docente em formato de tutoria. É uma sala que permite o desenvolvimento de metodologias como Peer Instruction, Team Based Learning, Problem Based Learning e Pedagogia de Projetos. Além disso, permite a construção de recursos pedagógicos, por ser um espaço amplo e configurado para o trabalho por equipes.

Além de uma estrutura completa, os alunos da Faclepp contam com uma formação baseada na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão que possibilita experiências enriquecedoras. Dentre elas, o contato com a ciência e com a comunidade externa tornam os futuros professores bem preparados para o mercado de trabalho. 

Química

Além dos espaços de uso comum, os cursos de licenciatura e bacharelado possuem os laboratórios de Análises de Alimentos, de Tecnologia de Alimentos e de Física. Esses cursos também compartilham com as Ciências Biológicas os laboratórios de Química, de Bioquímica e de Mecânica do Solo e Geotecnia.

Ciências Biológicas

O grande destaque para os acadêmicos que querem ser professores de biologia ou biólogos é o Acervo Educacional de Ciências Naturais (Aecin). Considerado o maior acervo da região, ele é fundamental para as aulas de zoologia, geologia e paleontologia. Além disso, o local tem informações científicas da história natural com ênfase na fauna, flora, ecologia e arqueologia regional. Nesse sentido, abriga coleções de animais taxidermizados e osteotécnica, de fosseis, rochas e minerais. Toda essa estrutura contribui com o desenvolvimento de atividades científicas, educativas e de extensão, já que ele é aberto para a visitação da comunidade externa.

Existem, ainda, outros laboratórios como os de Biologia Celular e Molecular, de Genética, de Embriologia, de Fisiologia e Biofísica, de Parasitologia e de Técnicas Histopatológicas e Embriológicas. Para compreender o sentido da vida nas suas diferentes formas, os estudantes têm também os laboratórios de Imunologia, Microbiologia, Anatomia Humana, Histologia, Botânica, Entomologia e Fitopatologia e Microbiologia.

Música e Artes Visuais

Para aqueles que sonham com a licenciatura ou bacharelado, a Faclepp/Unoeste tem uma estrutura completa com o laboratório de Música e Tecnologia sem falar dos três ambientes distintos para os Instrumentos Funcionais. O primeiro é possível aprender tudo sobre os teclados eletrônicos como os pianos digitais. Já o segundo é voltado para o sopro, percussão e cordas (friccionadas e dedilhadas). Por fim, o terceiro é para as práticas de conjunto e regência coral e orquestral.

Já os estudantes da licenciatura em Artes Visuais aprendem e expressam a sua arte no Ateliê de Cerâmica onde é ensinado desde a criação da peça até a queima com um forno profissional. Já no Ateliê para Prática, existe um amplo espaço para a criatividade expressada em várias linguagem como a pintura, gravura e desenho. Tem ainda a Sala de Prensa que oferece ferramentas para a produção de gravuras como dois tipos de prensas para peças pequenas e grandes.

Conheça mais sobre os cursos da Faclepp/Unoeste

Se depois de conhecer o que a Unoeste tem a oferecer você ainda estiver em dúvida sobre qual área seguir, é só clicar nos cursos para saber mais sobre eles. Para quem sonha com a sala de aula, a universidade oferece as licenciaturas nas modalidades flexível e EAD em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia e Química. A licenciatura em Física é oferecida no formato EAD e os bacharelados em Ciências Biológicas, Química e Música são na modalidade presencial e EAD.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem