CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Imersão tecnológica expõe obras e vida de Leonardo Da Vinci

Pesquisa realizada na graduação se tornou livro; lançamento ocorre nesta quinta-feira (23) na Sala Betha da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Imersão tecnológica expõe obras e vida de Leonardo Da Vinci
O livro “Leonardo Entre Homens: Da Vinci no Contexto de Polímatas”

É possível que todos já tenham ouvido falar na Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci. Embora a obra de sucesso e seu idealizador serem bem conhecidos, a procura por aprofundar o conhecimento sobre esses personagens se restringe a poucos grupos. O que não foi empecilho para o egresso do curso de História da Unoeste Bruno Victor Lourenti, autor do livro “Leonardo Entre Homens: Da Vinci no Contexto de Polímatas”. O historiador e ex-aluno, em parceria com a universidade, realiza o lançamento do material nesta quinta-feira, na Sala Betha, no campus 1. No ambiente tecnológico, quem passou pelo local pode explorar a realidade aumentada para visualizar obras de Da Vinci em 3D, por exemplo.

Originário de sua pesquisa enquanto aluno da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp), o conteúdo do livro aborda as múltiplas facetas de Leonardo Da Vinci. Mesmo tendo se destacado como pintor de sucesso, o personagem principal da história apresenta genialidade em diversas áreas, como a engenharia, arquitetura e urbanismo, mecânica, cartografia, balística, hidráulica, anatomia e outras, sendo referenciado como polímata – pessoa que domina várias atividades. 

Para o autor, a principal proposta do livro é apresentar os aprendizados que obteve durante a pesquisa de elaboração do material, que teve início na universidade. “O conteúdo do livro é decorrência do estudo científico que produzi durante a faculdade e que após a aprovação da Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) pude direcionar a publicação do livro que investiga a genialidade humana no contexto histórico e cultural de Leonardo Da Vinci”, explica.

Foto: João Paulo Barbosa Autor do livro e egresso da Unoeste, Bruno Victor Lourenti
Autor do livro e egresso da Unoeste, Bruno Victor Lourenti
 

Bruno ressalta que o livro é um aprendizado e que estar inserido em uma instituição de ensino gerou oportunidades. “A evolução só vem se nós permitimos. E estamos em constantes aprendizados. Aqui dentro, a Unoeste possibilitou ampliar meus horizontes através da pesquisa científica e, sem dúvidas, a minha inserção no curso contribuiu para todos os momentos de imersão dentro da universidade”, explica o egresso que agradece a colaboração da instituição em todas as etapas.

A doutora Luli Hata foi orientadora do estudo e afirma que a pesquisa transformada em livro serve de estímulo aos demais estudantes. “O Bruno busca explicar as razões do florescimento de artistas considerados gênios; enfoca Leonardo da Vinci por ele ter se dedicado a áreas que hoje consideramos distintas. A genialidade não pode ser destituída, mas contextualizada em suas razões históricas. E o lançamento do livro constitui um evento de estímulo à participação dos estudantes de graduação na iniciação científica”, concluí.

Lançamento

O lançamento do livro “Leonardo Entre Homens: Da Vinci no Contexto de Polímatas” está previsto para às 19h desta quinta-feira, na Sala Betha que fica no campus 1. Durante a tarde, quem visitou o espaço participou de uma imersão interativa audiovisual e tecnológica. No espaço, os visitantes puderam usar as mesas touch screen e dispositivos móveis para acessar em o conteúdo do livro e os conteúdos de realidade aumenta, respectivamente, além de conversarem com o autor. 

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem